Publicado por: Marcos Silveira | 1/março/2009

Frase da semana: Potencial inexplorado

Desde que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito presidente do Palmeiras, no fim de janeiro, uma grande expectativa tem se criado em relação a uma mudança de mentalidade na gestão do clube do Palestra Itália.

O F&N torce para que Belluzzo realmente contribua para um novo modelo de administração dos grandes clubes brasileiros e inclusive deve trazer em breve uma entrevista com o mandatário palmeirense.

Enquanto isso ele aparece como autor da nossa frase da semana. A declaração foi pinçada de uma entrevista que Belluzzo deu ao jornalista Cosme Rímoli e que vale a pena conferir:

“Por mês são 10 milhões de pessoas do mundo inteiro que colocam no Google as palavras Sociedade Esportiva Palmeiras. Nós não exploramos esse potencial.”

Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente do Palmeiras, em resposta à pergunta “O que está mais atrasado no Palmeiras que o incomoda?”.

É inegável que Luiz Gonzaga Belluzzo tem uma cabeça muito mais evoluída do que a média dos cartolas brasileiros.

Uma das principais bandeiras administrativas que ele defende é exatamente a de que “o mundo mudou e o futebol está atrasado”.

Por mais que pareça óbvio, eu não consigo lembrar de nenhum dirigente brasileiro que tenha destacado a força e a importância da Internet num questionamento sobre algo atrasado no futebol.

E a Internet é um canal de comunicação imprescindível para qualquer empresa, organização ou clube de futebol que queira se desenvolver e intensificar um relacionamento com clientes existentes ou potenciais.

A entrevista do Belluzzo ao Cosme Rímoli tem outros pontos interessantes, como a controversa parceria com a Traffic, mas fiz questão de chamar a atenção para esse pequeno trecho por se tratar de uma ferramenta que não depende de grandes investimentos e ainda é pouco explorado pela maioria dos clubes brasileiros, como atesta o próprio presidente palmeirense.

O F&N abre espaço para saber a opinião dos leitores sobre a relevância da Internet no futebol, além de colher exemplos (positivos e negativos) que possam ajudar no debate.

Participe!


Responses

  1. “O mundo tecnológico não para de crescer. Hoje podemos acessar qualquer tipo de notícia em qualquer tipo de aparelho eletrônico, seja por HDTV, PC via Internet ou Celular. A informação chega a todo o tempo. E quem não conseguir conquistar consumidores por estes meios de comunicação ficará para trás e perderá a chance de penetrar neste crescente mercado. É essencial pra qualquer empresa que queira abranger por este mercado, utilizar-se do marketing interativo.
    A base deste Marketing Interativo é a Internet. Onde se localiza os websites. Segundo Morgan e Summers (2008), quanto mais interativo e emocionante um website for, mais chances haverá de ser visitado. Permitindo a comunicação para o consumidor e, a partir dele, uma resposta direta, a venda de produtos e serviços independentemente da presença física, permite às organizações reunir certas informações sobre as preferências de seu publico, bem como necessidades de informações e atitudes.”

    Esse trecho acima pertence ao relatório de uma pesquisa com torcedores palmeirenses que fiz durante os últimos dois meses. Que em breve, o divulgarei.

    E pelo o que comprovei, o torcedor EXIGE um site mais completo. Pra ser mais claro, alguns dados:
    Com qual freqüência você acessa o site oficial do Palmeiras?
    Todos os dias -19,96%
    Algumas vezes por semana – 28,86%
    Algumas vezes por mês – 19,06%
    Raramente – 26,60%
    Não acesso – 5,81%

    Você acha que o site oficial deveria ser mais completo?
    Sim – 90,67%
    Não – 6,70%
    Outro – 2,61%

    Amostra: 3905
    ——————————–
    E nas opiniões descritivas, há muitas reclamações.
    O presidente Belluzzo está certo em querer movimentar este mercado aqui no Brasil. Espero que seja bem sucedido. E cause um benéfico efeito dominó entre os clubes.
    Há muitos mercados além da internet, como o celular e TV interativa, esta ultima que vai demorar um certo tempo.

    Um ótimo exemplo de como utilizar-se de todas essas ferramentas, exceto HDTV e TV interativa, é do Manchester United, citado no ultimo “A Vez do Leitor”.

    Abraços

  2. Excelente comentário, Ricardo!

    Estou curioso para ver o seu relatório.

    Aliás, o F&N está à disposição para divulgá-lo.

    Abs,
    Marcos Silveira

  3. Marcos, excelente chamada à discussão.

    Quanto à pesquisa do Ricardo, também estou interessado em conhecer e divulgar, conforme já comentei antes, é impressionante o tamanho da amostra obtida.

    Abraços a todos,

    Robert

  4. Fala-se tanto em marketing, mas ninguém põe em pratica o marketing de relacionamento. Falta um canal de conversas com o consumidor(torcedor).

  5. Amigos, eu também estou ansioso pra divulgá-lo. Fiquei muito contente com este trabalho.
    É que faltam alguns detalhes. Mas em breve, o divulgarei e agradeço pelo espaço.

    Ah Robert, queria lhe fazer uma pergunta por email. Vc poderia me passar?

    Abs

  6. Ótimo post! Relamente a internet é muito mal explorada pelos clubes brasileiros, basta dar uma passada pelos sites oficiais que se percebe a péssima qualidade dos mesmos, o que não condiz com a grandeza dos clubes. O SPFC deu passo interessante nesse sentido, segundo o Daniel Perrone http://colunas.globoesporte.com/danielperrone/2009/03/03/imagens-do-treino-desta-segunda/ o clube começa a disponibilizar gratuitamente vídeos dos treinamentos e entrevistas com os jogadores, para quem quiser ver ou utilizar em na internet ou mesmo em TV’s locais…
    Abraço


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