Publicado por: Marcos Silveira | 18/janeiro/2009

Polêmica no patrocínio do Corinthians

Ontem o Corinthians goleou o Estudiantes-ARG num amistoso que serviu para apresentar o novo elenco à torcida.

Com a transmissão do jogo pela Globo, os jogadores entraram em campo com uma camisa provisória, já que o novo patrocinador do clube para a temporada 2009 ainda não foi definido.

Ford, Vivo e Locaweb aproveitaram a transmissão do amistoso pela TV para expor suas marcas

Ford, Vivo e Locaweb aproveitaram a transmissão do amistoso pela TV para expor suas marcas

Sem dúvida o Corinthians soube aproveitar a oportunidade para faturar um trocado enquanto não fecha um contrato definitivo de patrocínio.

Ainda sem condições de jogo, Ronaldo curtiu uma de comentarista e acompanhou o amistoso na cabine da Globo no Pacaembu. Mas o detalhe surpreendente foi a camisa usada pelo Fenômeno, com a logomarca da Medial (confira aqui), que apareceu várias vezes na telinha. Com contrato encerrado em 20/12/08, a ex-patrocinadora celebra quase um mês de exposição gratuita e alavancada pela presença de um astro mundial.

Por falar nisso, nesta semana em que o F&N comemorou um ano e reativou as atividades, a leitora Yule fez um comentário/pergunta muito pertinente para dois dos nossos integrantes. Vale a pena destacar aqui:

“Sou corinthiana e, de repente, deparei-me com uma dúvida gigantesca. Muitas são as pessoas que passaram a criticar o Corinthians por sustentar o logo da Medial, mesmo após o término do contrato.

Muitos falam em “amadorismo” e não-valorização da marca Corinthians. Eu entendo os argumentos, mas não concordo. Apesar de pouco saber sobre marketing, vou fazer umas considerações.

Muito comentam acerca da atitude do SPFC de tirar o logo do patrocinador no dia posterior ao término do contrato, o que, para muito, passa uma idéia de profissionalismo e boa administração.

Não acho que o Corinthians perca algo com a exposição gratuita da Medial, pelo contrário, é a demonstração de um ótimo relacionamento com o patrocinador, e uma parceria que foi saudável e benéfica para ambos os lados.

Além do mais, tirar o patrocinador às pressas é atitude agressiva, e de quem precisa fazer pressão por valores maiores. Não é o caso do Corinthians.

Por fim, acredito que, pelos altos valores que vêm sendo ventilados, o virtual prejuízo que teríamos nesses 15 dias de “não contrato” serão totalmente cobertos pelo novo patrocinador. Lembro, ainda, que é possível que a Medial continue algum tipo de parceria com o Corinthians.

Gostaria de saber a sua opinião. Você acha que manter o antigo patrocínio é desvalorização da marca Corinthians e sinônimo de amadorismo?”

Quem respondeu primeiro foi o Amir:

“Sua pergunta é excelente e creio que não há uma resposta do que é certo ou errado.

O SPFC acredita que com esse posicionamento valoriza sua cota de patrocínio, mas por outro lado tem uma relação menos harmoniosa com seu parceiro.

Já o Corinthians optou por “bonificar”seu parceiro e permitiu que a marca aproveitasse dos benefício de uma cota que custa R$ 1,3 milhão/mês. Mas com essa atitude apresenta uma relação mais harmoniosa com seu parceiro que pode manter algum investimento no clube.

Eu pessoalmente defendo um híbrido das duas abordagens, já que é possível ter uma relação harmoniosa entre as partes, sem deixar de lado o valor da cota de patrocínio do clube.”

Depois foi a vez do Robert, um dos novos integrantes do F&N:

“…forjado pelo meu dia-a-dia profissional, acredito que contratos devam ser cumpridos à risca pois refletem uma negociação entre partes que chegaram a um acordo de benefício mútuo; desta forma, em primeira análise, não creio que o Corinthians devesse ostentar a marca de seu patrocinador após 31 de Dezembro; não dá tanta noção de “bagunça”, mas se está dando a alguém espaço gratuito, sobretudo com a mídia dada ao clube com a contratação de Ronaldo.

Penso que se o atual patrocinador deseja continuar com a manga, por exemplo, tal contrato já deveria ser estabelecido e lhe ser dado o espaço correspondente ao novo contrato enquanto o clube procura um outro patrocinador majoritário.”

A questão levantada pela Yule é polêmica e por isso achei válido destacar neste post e estender a todos os leitores: o que você acha do “case Corinthians-Medial”?

Como admirador do bom futebol, espero que o “Medial” estampado no peito do Fenômeno não seja um sinal de que ele vai passar mais tempo no departamento médico do que em campo…


Respostas

  1. Bom, eu acho estranho uma equipe estampar uma marca de graça, principalmente tendo o Ronaldão no time.

    Mas já que a equipe é o Corinthians não é tão estranho assim. O pessual aqui do blog está falando que existe ou existiu uma boa relação entre o clube e a empresa, mas acredito que está relação pode não ser entre o clube e a empresa e sim entre o presidente (com seus comparças) do Corinthians, andres sanchez, o presidente que tem medo, e a patrocinadora. O presi deve ter levado um dinheirinho por fora para manter a medial ali mesmo depois do final do contrato.

    O lance no Timão nunca vai ser sério enquanto estiver gente como o atual presi ali dentro.

    Obrigado pelo comentário, Rodrigo!

    A atual diretoria do Corinthians tem erros e acertos como todas as outras diretorias de clubes brasileiros.
    No ano passado soube aproveitar o rebaixamento com várias boas ações de aproximação com o torcedor.
    Neste ano, age errado ao dar tanta visibilidade de graça para um parceiro (ou ex-parceiro). Para quem defende a profissionalização do futebol isso é inaceitável.

    Abs,
    Marcos Silveira

  2. gostaria de fazer umas perguntas: Vocês acham que as torcidas organizadas dificultam o clube na hora de conseguir sócios?

    Separar o futebol do social é uma boa forma de redução de gastos e valorização da marca da equipe no futebol?

    Porque os clubes brasileiros não vendem os ingressos em forma de abono, como acontece aqui na europa? parece ser tão simples.

    Bom, Rodrigo, vou deixar a minha opinião:

    + Acho sim que as torcidas organizadas (da maneira como funcionam) afastam não só possíveis sócios como qualquer torcedor que queira apenas ver um jogo de futebol.
    + Num futebol cada vez mais profissional é imprescindível administrar o futebol à parte do social. Para isso é necessário ter uma equipe especializada (e remunerada) que possa se dedicar integralmente, criar produtos e soluções e obter resultados, de acordo com um planejamento estratégico pré-estabelecido.
    + Realmente parece simples e não entendo porque nunca foi feito, embora alguns movimentos nesse sentido venham acontecendo nos últimos tempos.

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  3. Olá, Marcos, muito obrigada pela citação!

    Eu acredito que já coloquei minha opinião quando elaborei a questão. Gostaria apenas de mais uma colocação.

    Hoje, os jogadores do SPFC já entraram em campo, na Copinha, com o logo da LG estampado. Assustado, um amigo meu ligou correndo nas lojas da Rebook perguntando até quando a tal da camisa sem patrocínio seria vendida.

    A resposta: “Olha, meu senhor, eles anunciaram que venderiam, mas ela nunca foi lançada”. Mais uma atitude que comprova o meu ponto de vista: o São Paulo fez o escarcéu que fez, alfinetou o Corinthians, mas pq ele precisava dessa pressão. Ainda assim, levou um baile da LG e anunciou o mesmo patrocínio, pagando o mesmo valor com o diferencial de qualquer bobagem para não assustar o torcedor.

    O Corinthians não precisou desse artifício. Tenho certeza de que o patrocínio que será divulgado (espero que amanhã) não dependeu desse tipo de ação. E será excelente da mesma forma.

    Além do mais, Palmeiras também renegociava seu patrocínio com a Fiat estampada no peito, para quem quisesse ver. Talvez a discussão não seja se o Corinthians perdeu ou não em deixar a Medial, mas o quanto deixou de ganhar em rentabilidade.

    Bem lembrou um amigo meu (o Andi) que o Corinthians poderia ter aproveitado o momento para divulgar produtos de sua própria marca, como o Fiel Torcedor ou a TV Timão. Mesmo assim, acredito que a idéia de bom relacionamento e não-desespero não chegou a ser tão criticável como muito ouvi por aí.

    Enfim, talvez o Santoro tenha um ponto de vista mais esclarecedor e mais interessante do que o meu.

    De qualquer forma, obrigada novamente.

    Yule
    http://www.corinthiansgrande.wordpress.com

    Olá Yule,

    Não precisa agradecer.
    Seu comentário foi ótimo e mereceu a citação! 😉

    Sobre o SPFC, não há dúvida de que o clube falou demais (ao garantir que assinaria um patrocínio de R$ 30 milhões anuais) e acabou vítima da crise e do mercado ao aceitar a prorrogação do contrato com a LG. De qualquer forma penso que a decisão de jogar a Copa SP sem a logomarca da empresa coreana antes de renovar foi uma decisão acertada. O maior erro da direção do SPFC nesse episódio todo, na minha opinião, foi anunciar que poderia ganhar um bom dinheiro com a venda da camisa “limpa” e voltar atrás depois, por pressão da LG, frustrando milhares de torcedores.

    Sobre o Corinthians, ao reler o meu post percebi que não fui claro o bastante na minha crítica ao amistoso. Como o clube pode vender um patrocínio para 3 empresas novas (mesmo que apenas por um jogo) e permitir que a maior contratação dos últimos tempos apareça com destaque na TV usando a marca do ex-patrocinador?

    Por mais boa relação que haja, não consigo entender…

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  4. Ah, esqueci de parabenizá-lo pelo excelente Blog!
    Leitura obrigatória para qualquer um que goste dos negócios do futebol.

    Esqueci também do meu SAAAAAAAAI ZICAAAA, nada de departamento médico!!!! ahahahahaha

    Ronaldão vai jogar muita bola!

    Beijos

    Yule
    http://www.corinthiansgrande.wordpress.com

    Mais uma vez obrigado, Yule!

    Se o Ronaldo realmente jogar bola, vejo duas opções:
    1) O Corinthians vai faturar muito (dinheiro e títulos)
    2) Ele pode voltar pra Europa no meio do ano! hehe

    Bjos,
    Marcos Silveira

  5. Bom, a Yule foi brilhante e foi no foco principal que é a ciumeira (alfinetadas??) evidente.
    Afinal a camisa “Libertadores eu nunca vou te abandonar” é o que? Além de cópia mal feita?

    Por outro lado, acho que o São Paulo, retirou o patrocinio da camisa, por raiva mesmo.

    Explico, enquanto a Medial, deu ao Timão o maior patrocinio do país, acreditando estar apoiando em seu pior momento (a sérieB), nós vimos a poderosa Samsung (rival da LG) oferecendo a redução pela metade do patrocinio anterior.

    Com muito desconforto, a LG, manteve o mesmo valor, apesar do tal HEXA, TRI, etc.

    Então fica muito fácil diagnosticar o que significa a palavra “PARCEIRO”.

    Acho que se for prá confiar em produto, com base no comportamento de “PARCEIROS”, minha proxima TV, será a PHILIPS, uma vez que ambas mostraram que não são “CONFIÁVEIS”.

    Não serviriam mesmo, para nós Corinthianos.

    Olá Anderson,

    Pessoalmente não sou a favor de usar ações promocionais para provocar um clube rival. Mas entendo que seja algo inevitável num país que respira futebol como o Brasil.

    Mas essa discussão não se refere à qualidade dos produtos das empresas que patrocinam time A ou B e sim à forma de conduzir uma parceria comercial.

    Não é de hoje que a relação SPFC-LG está desgastada, apesar das últimas renovações. E isso talvez explique a falta de ações conjuntas entre as duas partes.

    Agora, se eu fosse diretor da Ford, Vivo ou Locaweb não iria gostar nem um pouco de ver a Medial com tamanho destaque no peito do Ronaldo durante a transmissão de um amistoso em que eu investi.

    Participe mais vezes!

    Abs,
    Marcos Silveira

  6. Ah, quanto ao medial no intervalo eu concordo também!

    Beijos
    Yule

    Que bom! 😉

    O objetivo desse espaço é exatamente refletir sobre essas questões que muitas vezes passam despercebidas…

    Bjos,
    Marcos Silveira

  7. gostaria de saber afinal qual sera o patriocinador do coringão em 2009

  8. ACHO QUE TODOS QUEREMOS SABER!

  9. Olá a todos!

    Marcos primeiro gostaria de tentar interpretar o seu questionamento, “por que o Ronaldo estava com o patrocínio da Medial no intervalo?”
    Bom, eu não li o contrato, mas o que deve ter acontecido é simples, a Ford, Vivo e Locaweb, devem ter feito um contrato para disponibilizar suas marcas na camisa de jogo do amistoso, tanto que o Ronaldo entrou em campo com a camisa de jogo com as referidas marcas. Assim todo e qualquer outra peça do uniforme, com exceção ao de jogo, poderia ter qualquer estampa.
    Portanto, acredito que o pessoal da Ford, Vivi e Locaweb, tinham total noção que isso poderia ocorrer e, com certeza este ponto deve ter sido discutido em relação de valores para o fechamento do contrato, quanto maior a exposição maior o valor do contrato, ainda mais em um contrato curto como foi.

    Agora quanto aos dois comentários do Amir e do Robert, eu fico com os dois, acho que realmente nos dias de hoje ter uma relação harmoniosa é uma boa estratégia, mas entendo que contrato é assinado para ser cumprido entre ambas as partes e sempre tem data para começar e terminar, e isso deve ser respeitado também. Agora entendo que a atitude do Corinthians realmente poderia ter um formato melhor para compor todos estes aspectos, fazendo um contrata temporário com a Medial com um valor reduzido, isso demonstraria profissionalismo do clube e passaria uma imagem harmoniosa na relação do clube com seus parceiros; e principalmente não deixaria margem para a suspeita de propina, como bem colocado pelo nosso amigo acima Rodrigo Emboava e por vários outro torcedores.

    Abraço

    Francisco Ortega C J

    Grande Chico!

    Bom ter você de volta! 😉

    Eu também desconheço o teor do contrato do Corinthians para o patrocínio do amistoso do último sábado, mas volto a dizer que eu não ficaria feliz em pagar para estampar a marca na camisa (casos de Ford, Locaweb e Vivo) e ver uma outra marca em destaque (Medial).
    Inclusive a Ford e a Locaweb fecharam um acordo para os dois primeiros jogos do Corinthians no Paulista. Será que a Medial vai aparecer novamente?

    Abs,
    Marcos

  10. Em primeiro lugar, parabéns a todos que fazem parte desse blog. Ele é magnífico. Sonho em ser dirigente esportivo, curso administração de empresas e já estou juntando dinheiro para pagar uma pós em marketing esportivo, mesmo ainda faltando 2 anos e meio para me formar…

    Parabéns mesmo pessoal. Tenho me inspirado bastante em vocês, tanto que li TODOS os artigos do site.

    Sobre o Corinthians, também entendo que contrato assinado é para ser cumprido de forma literal. Porém, acho que essa atitude pode gerar uma imagem positiva de respeito e carinho do Corinthians pelos seus parceiros e ex-parceiros. Portanto, apesar de ser algo bem conflituoso, acho a atitude do clube totalmente aceitável…

    Mas enfim, gostaria de propor uma análise sobre oooutra polêmica relacionada ao marketing nos clubes.

    Nesse caso, refiro-me a meu querido Vasco da Gama.

    Não sei se vocês estão antenados no assunto (creio que estejam), mas o Vasco assinou recentemente um contrato com a empresa Champs, ‘famosa’ por patrocinar times de segunda e terceira divisão.

    A primeira questão é:

    1) Até que ponto o fator financeiro é mais importante do que o fator ‘força da marca’? Até que ponto o fator financeiro é mais importante do que a certeza de bons serviços (e produtos) de uma marca reconhecida?

    Essa questão foi amplamente debatida nos foruns Vascaínos e houve um entendimento de que ‘ninguem nasce vencedor’ e que nao custava nada dar uma chance para a referida marca e ‘aceita-la’ como parceira…

    Pois bem, a paz durou apenas até o lançamento das camisas. A Champs lançou seus modelos e o indice de rejeição foi enorme…

    Pra piorar, nosso VP de Marketing afirmou que ‘a torcida vai se acostumar, afinal, toda mudanca gera reações’…

    Ai vem a polemica 2:

    2) Como assim se acostumar? O produto se adapta ao mercado, ou o mercado se adapta ao produto? E se levarmos 6 meses, 1 ano para nos acostumar, nao será uma perda em termos de venda de camisas? O fato de existir polemica, por si so, ja nao evidencia que a acao é inadequada? O fato de existir polemica, nao expoe de forma negativa o proprio parceiro comercial? Apos cair pra serie B, esse eh o mmento mais adequado para contrariar a torcida e enfiar decisoes arbitrarias goela abaixo?

    Enfim, desculpe o comentario longo, mas gostaria de uma visao mais profissional das coisas. O blogueiro Julio Cesar, do blog do torcedor do Vasco no Globo.com fez uma bela analise sobre o caso…

    Voces podem analisar tambem?

    Caso necessitem de mais esclarecimentos sobre o assunto, fico a disposicao para passar noticias e declaracoes dos dirigentes, quanto ao tema.

    A camisa rejeitada, por exemplo, esta sendo usada em todas as apresentacoes de atletas e fotos oficiais do site oficial…

    Enfim, mais uma vez, me desculpem rs…

    Abraços.

    Olá Marcos Victor (ou markinhu)!

    Obrigado pelo comentário!

    O Robert já fez um post sobre o assunto. Espero que você leia, participe e goste!

    Aqui vai o post que você comentou do Julio Cesar (Blog do torcedor do Vasco): http://colunas.globoesporte.com/juliocesar/2009/01/16/satisfacao-garantida-ou-o-cargo-de-volta/

    Abs,
    Marcos

  11. Desculpe o uso de ‘nick’.

    É que fica gravado por conta de comentarios em outros blogs do wordpress…

    Meu nome é Marcos Victor.

    Abraços.

  12. Marcos Victor, sou um dos participantes aqui do blog….tenho interesse bastante em conhecer essa questão da camisa do Vasco e até escrever um post a respeito.

    Vamos trocar algumas figurinhas a respeito, mande um e-mail para o endereço do site com que eu respondo com minhas questões.

    Abraços,

    Robert

  13. Alguma novidade sobre o patrocinio do Corinthians??

    Eu acho que não sairá por mais de 15 milhões, acho que a diretoria do Corinthians estava tão certa desse misterioso patrocinador bancar eles que não preparam um plano B.

    Agora vão ter que fechar com o primeiro que se oferecer?? Mesmo barganhando???

    Ainda não, Marcus…

    Nesta quarta saiu uma nota no Painel FC, da Folha, dizendo que uma das empresas que negociam com o Corinthians estaria considerando que a renovação do São Paulo com a LG estabeceu um teto para patrocínios de camisa.

    Vamos aguardar.

    Abs,
    Marcos Silveira

  14. Será que existe mesmo um interessado em patrocinar o Corinthians, tanta história, dívidas, confusões, e não há como negar, o Corinthians tem uma administração conturbada, com suspeita de fraudes entre outras, que empresa gostaria de ter sua imagem ligada a um caldeirão de notícias ruins? Sem falar no fato de constantemente ter um torcedor “despreparado” aprontando por ai, muito bonito ver o nome de uma grande marca nas fotos do jornal Agora, Notícias Populares e outros sensacionalistas. Acho que muita coisa tem que mudar no Corinthians, principalmente a atitude de torcedores e administradores.
    “Vire sócio torcedor!” É a saída pro timão…rs

  15. Não acho que o SPFC tenha errado ao entrar em campo com a camisa em branco, e também não achei errada a atitude do corinthians (apesar de levantar suspeitas de má administração e a incansável corrupção que assombra o clube há algum tempo), tudo foi questão de momento, o corinthians vive um momento de ascensão de marketing e o SPFC um momento de pressão para mostrar que é um clube exemplo, são dois clubes grande que vivem de maneira diferente, e nenhuma das duas estão errada… o corinthians tem uma exposição grande e popular e o SPFC não, um depende de continuar com grande carisma (que sempre só aumenta) e o outro de fórmulas administrativas… O corinthians está de parabéns pelos últimos trabalhos realizados pelo clube.
    E parabéns pelo blog, puxou muito bem o assunto.


Deixe um comentário

Categorias