Publicado por: lfsantoro | 17/janeiro/2009

Kaká: São Paulo receberá uma bolada

Muito se tem falado ultimamente acerca da (cada vez mais provável) transferência de Kaká do Milan ao Manchester City, por cifras astronômicas e inimagináveis.

Se a montagem (Globoesporte.com) virar realidade, SPFC deve ficar com 4%

Se a montagem (Globoesporte.com) virar realidade, SPFC deve ficar com 4%

Um percentual deste valor será repassado ao São Paulo, clube formador do atleta, em razão do chamado “mecanismo de solidariedade”, um sistema criado pela FIFA para beneficiar os clubes formadores sempre que ocorre uma transferência internacional, destinando 5% do valor do negócio aos clubes que participaram da formação do atleta dos 12 aos 23 anos de idade.

No entanto, algumas notícias estão saindo desencontradas na imprensa. Alguns veículos de comunicação afirmam categoricamente que o São Paulo terá direito a 5% do valor total da transferência, por ter sido o único clube responsável pela formação de Kaká.

Mas não é bem assim.

Segundo se noticia, desde antes dos 12 anos de idade o jogador já treinava no São Paulo. Com isso, desde o início do período de formação considerado pela FIFA o São Paulo já irá lucrar com a futura transação.

Ocorre que com 21 anos Kaká se transferiu ao Milan. Considerando que o período de formação estabelecido pela FIFA vai dos 12 aos 23 anos de idade, pode-se dizer que o São Paulo terá direito não aos 5% na íntegra, mas sim a 80% dos 5% decorrentes do mecanismo de solidariedade, por ter formado o jogador dos 12 aos 21 anos. Um pequeno ajuste ainda será necessário neste percentual, pois se considera também, pro rata, o período em que Kaká jogou no São Paulo (dias e meses) no próprio ano de sua transferência.

Assim, a grosso modo, na qualidade de clube formador, o São Paulo deverá receber cerca de 4% do valor total da transferência de Kaká ao Manchester City. Sem dúvida nenhuma uma fortuna!

Falando em mecanismo de solidariedade, o Projeto de Lei nº 5.186, que altera a Lei Pelé em alguns aspectos, em vias de apreciação pela Câmara dos Deputados, institui em nosso país o mesmo percentual de 5% a ser pago aos clubes formadores também nas transferências nacionais. Será um avanço e um incentivo à formação de atletas no Brasil.


Responses

  1. Muito oportunas suas informações, Santoro, de fato até agora a mídia não chegou a um consenso, já li muito que o São Paulo receberia 5%, mas pelo que você explicou não é bem assim. Claro, é uma boa quantia, mas não chega aos 5%. Quanto a instituir no nosso país o mesmo percentual de 5% a ser pago aos clubes formadores também nas transferências nacionais é algo fundamental. Como você bem disse, um incentivo à formação de atletas no Brasil. Abração, João Carlos

  2. Quem diria?

    Se o Kia Jorabchian tivesse recebido das autoridades inglesas o mesmo tratamento a ele reservado no Brasil, o São Paulo estaria na certeza de fechar mais um ano no vermelho…

  3. Seja bem-vindo Santoro!

    E parabens pela escolha do tema de estreia no F&N.

    Que bom poder contar com seus conhecimentos.

    Abs,
    Marcos Silveira

  4. Santoro, excelentes informações, obrigado !! Estou feliz por estar junto com você neste blog, será um prazer trabalhar com o amigo.

    Abraços,

    Robert

  5. Obrigado pelas mensagens, pessoal.
    É um prazer dividir esse espaço com vcs.
    Abs a todos, Santoro

  6. Santoro, qual a situação da Timemania no Corinthians, vc sabe de algo?
    Vale a pena fazer campanha para a torcida participar?

    Yule
    http://www.corinthiansgrande.wordpress.com

  7. lifo garetidade de jarestupo

  8. Eu acho que o kaka deveria ir para o sao paulo.Acho q todos as pessoas q torcem para o sao paulo gostariam isso.Mas os outros times nao.Só q um dia q eu ver o kaka vou pedir para ele e vou ver ele qualquer dia
    O e-mail q eu mandei é o meu msn

  9. por favor kaka vai no corinthians tenha piedade dos corithianos vc vai ganhar uma grana boua é só levantar o corinthians q tudo fica bom

  10. edmilson.teamo@hotmail.com

  11. o kaka vai pra o sao paulo ou nao?

  12. kaka vamos vouta para o sao paulo que nesse real madri vc nao ganha nada e no sao paulo vc vaiter bastante dinhero ta si quizer

  13. vamos lar garera vamos torce par o sp e resa par okaka voltar.

  14. o kaka tem que ir para o são paulo pq o hernanes do são paulo saiu e o hochiton


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: