Publicado por: Robert Alvarez Fernández | 15/setembro/2009

Como Acompanharemos a Copa de 2010??

Estamos a menos de um ano da próxima Copa do Mundo, o Brasil já está classificado com sobras, como já era de se esperar apesar de criticarmos o Dunga, o esquema de jogo e assim por diante; é como eu falo para amigos e parentes estrangeiros, que não se conformam quando reclamamos do nosso futebol, somos brasileiros, exigentes, parece que, inconscientemente queremos a seleção de 1970, ou de 1982, em campo.

A Copa de 2006 foi considerada a “copa da Internet” dada uma soma de fatores: o crescimento do número de usuários de internet no Brasil, o fato de sermos o país com maior tempo de navegação “per capita” já naquele ano, a grande oferta de informações, cobertura e serviços relativos à Copa da Alemanha por parte dos grandes provedores de conteúdo, pra finalizar..o fato dos jogos acontecerem em horário comercial.

Podem acreditar, milhões de brasileiros mantiveram páginas WEB minimizadas em suas estações de trabalho para acompanhar os jogos, não só do Brasil mas também dos demais participantes; e de vez em quando, davam uma olhadinha nos resultados. Alguns de nós, certamente, pudemos até acompanhar video streaming dos melhores momentos, gols e assim por diante.

Os grandes provedores de conteúdo como UOL, TERRA Globo.com investiram pesadamente em infra-estrutura (servidores, banda, mecanismos de segurança, equipamentos de rede) para absorver essa massa de usuários gerando tráfego pesado em seus web sites. Fontes destes provedores dizem que essa demanda apenas é encontrada em período de eleições majoritárias; sim, nós brasileiros acompanhamos pela Internet os resultados das eleições gerando muito tráfego pela rede. O bom, para os provedores, é que os investimentos feitos para a Copa sustentam a demanda por informações das eleições que são no mesmo ano.

A próxima Copa, em 2010, havia sido classificada por especialistas como a “Copa do Celular”. Esta previsão se dava pelo, também, crescimento da base de usuários de celular no Brasil, um crescimento só comparado aos dos países emergentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e em um passado pouco mais distante o de países asiáticos como a Indonésia e a Malásia, por exemplo. Ocorre que para isso ser verdade tanto o preço dos Smart Phones, equipamentos mais capacitados de prover tráfego de dados e uma interface menos desconfortável de navegação e visualização, como do próprio tráfego de dados deveriam ter caído bastante mais do que vem caindo. Em resumo, o tráfego de dados pelas redes de celular, mesmo que 3G, ainda é caro para a previsão se materialize.

Minha visão dá conta que teremos uma Copa da Internet II, novamente, agora com algumas possibilidades de video streaming mais confiável e utilizando menos banda, o que permite um uso por mais pessoas sem esquecer que a Banda Larga, poderá, em breve chegar a mais assinantes dada a regulamentação do tráfego de dados pela rede elétrica, que certamente chega a mais lugares que redes de TV a cabo/dados.

Além disso, outro fenômeno tecnológico dará o ar da graça em boa parte do território brasileiro; e como a TV por assinatura também vem crescendo, talvez até nos esqueçamos dele, falo da TV digital.

Já tenho visto muita gente nos escritórios e aeroportos utilizando aqueles pequenos dispositivos receptores de TV, com interface USB, conectados a notebooks e netbooks (uma versão mais portátil e energeticamente mais eficiente dos notebooks) sintonizando a TV aberta por meio digital, funciona e a tendência é funcionar cada vez melhor apesar de algumas lambanças de regulamentação, adoção de padrão e por aí vai.

Acerdito que, no meio do expediente, teremos muita gente conectada em sua rede corporativa nos escritórios, universidades, aeroportos, hotéis e assim por diante por estes pequenos dispositivos assistindo, mesmo que em formato pequeno, aos jogos da Copa 2010 sem gastar absolutamente nada, só investindo no equipamento, menos de duzentos reais.

Mais gente assistindo, de diversas formas, é um potencial gerador de oportunidades, precisamos apenas nos preparar para mensurar isso e tornar isso uma força na hora de vender para patrocinadores em geral.


Responses

  1. Sem mencionar também o papel das redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, acho que serão o palco das rivalidades sadias entre as nações, vão ser como as concentrações de torcedores que não conseguem ingresso para um jogo e assistem nos telões que a Fifa disponibiliza nas cidades dos jogos, mas agora de forma online.

    Silvério, obrigado pelo comentário e participação. Realmente as redes sociais trarão um condimento a mais, vamos esperar pra ver.

    Abraços,

    Robert

  2. Excelente post Robert.

    Concordo com a sua opinião, infelizmente esses gadgets não são tão acessíveis a população, de forma a gerar uma relevante assistência por meio de dispositivos móveis.

    A única chance disso acontecer é se esse natal for o natal dos smartphones. Mas aí já começa a fugir um pouco do assunto.

    E não se sabe se em 2010 se as agencias de marketing usarão todas as ferramentas que a transmissão digital permite. Apesar de ser uma oportunidade singular, em função dos altíssimos níveis de audiência atingidos nessa época.

    Abraços

    Gustavo, obrigado pelo comentário e elogio.

    Ressalto que o problema está além do preço dos equipamentos. Também há o problema do preço do byte trafegado, que é altíssimo, também pelo fato de serviços de telecomunicações serem tarifados em 25% de ICMS, fora os demais tributos.

    Acredito que haverão ações de comunicação na transmissão digital, há oportunidades grandes para isso, mas de certo que os grandes veículos dominarão como sempre.

    Abraços,

    Robert

  3. LAMENTÁVEL é a cidade de São Paulo – maior e mais importante cidade brasileira – ser representada na copa de 2014 pelo anacrônico, defeituoso e insuficiente Morumbi.

    LAMENTÁVEL é a cidade de São Paulo – maior e mais importante cidade brasileira – ser relegada a uma sede sem importância da Copa de 2014, quando, por justiça, deveria ser o palco da grande final; ou, no mínimo, da abertura e de uma das semifinais.

    LAMENTÁVEL é a insistência da prefeitura do São Paulo com o anacrônico, defeituoso e insuficiente Morumbi, a despeito dos reiterados, e cada vez mais incisivos, esculachos que a FIFA vem dando no estádio particular do clube para o qual torce, fervorosamente, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (bem como o coordenador paulista do Mundial e presidente da SPTurismo, Caio Luiz de Carvalho). Insistência passível de ser interpretada como desrespeito ao princípio da impessoalidade da administração pública.

    LAMENTÁVEL é a desfaçatez dos defensores da indefensável candidatura Morumbi, que sustentavam sua obsessiva opção com o argumento de que “não será usado dinheiro público na reforma do Morumbi, ao contrário do que aconteceria com a construção de um novo estádio em São Paulo”. Agora que foi confirmada ( surpresa!) a disponibilização de linha de crédito do BNDES para a reforma do Morumbi – prontamente aceita pelo São Paulo, o que mais “segura” a candidatura Morumbi e impede que se adote a racional decisão de construir o novo estádio que a cidade de São Paulo tanto necessita?

    Fernando, comentário opinativo no post errado, imagino.

    O tema é a Copa de 2010 e sobre como a acompanharemos remotamente com suporte da tecnologia vigente. Obrigado por participar de qquer. forma, mas atenhamo-nos à pauta.

    Obrigado.

    Robert

  4. Não duvido nada de que terá um monte de gente twittando de dentro dos estádios na copa de 2010. Não sei mas acho que está faltando um pouco mais de interatividade, porque seria muito legal acompanhar os melhores momentos e ao mesmo tempo participar de um batepapo com os comentaristas.

  5. Ainda está aceitando parcerias entre blogs (troca de links). Aguardo a sua resposta em: http://lancedecraque.wordpress.com/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: