Publicado por: Amir Somoggi | 22/maio/2009

Receitas dos clubes brasileiros em 2008

A Casual Auditores acaba de publicar os dados preliminares de seu estudo anual sobre as finanças dos clubes brasileiros. Essa análise prévia analisa as receitas dos clubes de futebol no Brasil em 2008, exercício em que o mercado de clubes de futebol superou R$ 1,7 bilhão em recursos gerados.

O estudo da Casual Auditores apontou que os 21 maiores clubes em receitas do Brasil geraram R$ 1,4 bilhão, evolução de 6% em relação a 2007. As receitas com atletas sofrerarm redução no período, entretanto todas as outras receitas operacionais cresceram, muitas fontes acima da média anual dos últimos 5 anos.

A conclusão do estudo é que embora as receitas com atletas tenham sofrido retração em comparação com 2007, no ano passado os projetos de marketing dos clubes e a ampliação dos preços dos ingressos contribuiram muito para a evolução do nosso mercado.

Esses são três links de matérias publicadas hoje sobre o estudo

http://veja.abril.com.br/noticia/variedade/pib-elite-futebol-desacelera-atinge-ineditos-r-1-4-bi-471968.shtml

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1164208-9825,00-PELO+TERCEIRO+ANO+SEGUIDO+SAO+PAULO+TEM+A+MAIOR+RECEITA+ENTRE+CLUBES+BRASIL.html

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/conteudo_maiusculo/?Futebol_brasileiro_movimentou_RS_1_7_bilhao_em_2008

Anúncios

Responses

  1. Espero que essa desaceleração nas transferências de jogadores (que pode ter sido causada pela Crise) não seja um “plano B” para esse bom aumento de receitas operacionais. Que continue em ascenção.

    Entretanto, posso adivinhar que as maiores receitas ainda são de cotas de TV e transferências, estou certo?

    Olá Ricardo,

    Realmente os jogadores e a TV permanecem como as principais fontes de receitas.

    Entretanto esse ano outras importantes fontes como bilheteria, patrocínios e sócios apresentaram crescimento.

    Um abraço.

    Amir

  2. Realmente é interessante notar que, tirando alguma grande variação na venda de jogadores, os clubes tem se mantido nas suas posições. Por exemplo o São Paulo está no terceiro ano como o time com maior faturamento.

    Outra coisa interessante é o fato da receita com o quadro de sócios do Inter já ser maior do que a receita com TV. Até por isso, me parece que até o presente dia, os únicos clubes que não adiantaram as cotas de Tv do segundo semestre de 2009 são o SP e o Inter.

    Espero que os clubes continuem buscando receitas diversas para fugir da necessidade da venda de jogadores e também da dependência das quotas de TV.

    uma pergunta: O F&N vai fazer suas análises sobre os balanços dos clubes neste ano. Gostei muito de ler seus comentários o ano passado.

    Olá Luiz,

    Minha avaliação é que as ações de marketing dos clubes estão apresentando resultados mais contundentes e 2008 parece ser um ano da virada nesse aspecto, já que bem citado por você o Inter, bem como o Grêmio criaram esse vínculo comercial/emocional com seus sócios ações de marketing, que ampliaram os ganhos com royalties.

    Estou trabalhando para fazer a divulgação do estudo que inclui outras informações do mercado de clubes de futebol.

    Um abraço

    Amir

  3. Como posso obter esse material ? Estou realizando uma monografia sobre o tema .
    Obg

    Kleiton Santos

    Olá Kleiton,

    Essa é a informação disponível atualmente, os dados das receitas geradas pelos clubes. As matérias retrataram os dados divulgados até o momento.

    Um abraço

    Amir

  4. Grêmio mesmo sem a venda de grandes jogadores conseguiu se manter no topo.

    queria ver um balanço individual, assim como foi feito com os balanços de 2007.

  5. O Internacional vem desenvolvendo diversas atividades em marketing. A última é uma nova grife: Inter Red destinada ao público jovem entre 14 e 25 anos que tem D’Alessandro como garoto propaganda. Será lançada hoje as 19h antes do jogo com o Coritiba pela Copa do Brasil. O Inter espera faturar mais de R$ 500 mil reais em royalities.

  6. É com satisfação que podemos ver que vários clubes estão prestando mais atenção ao desenvolvimento das suas ações de marketing. Isso só pode resultar em uma melhor captação de receitas. Aqueles que não levarem à sério, podem se tornar extintos num futuro não tão distante.

  7. gostaria de saber como um clube de futebol faz para obter sucesso em sua receita de bilheteria?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: