Publicado por: Marcos Silveira | 4/abril/2009

Memória F&N: Centenário Colorado

O Memória F&N deste sábado não poderia deixar de homenagear o Sport Club Internacional, que completa 100 anos de história e de glória neste 04 de abril de 2009.

Inter - Evolução do Escudo

O Colorado de Porto Alegre já foi assunto do F&N em outras oportunidades, com destaque para um post campeão de audiência escrito pelo nosso companheiro Francisco Ortega C J em março do ano passado.

Mas como o  objetivo desta sessão é resgatar a memória dos negócios do futebol, vou reproduzir um pequeno texto e uma foto da revista Placar de Fevereiro de 1982. Ambos extraídos do blog Inter-Coleção História:

NOSSOS COMERCIAIS, POR FAVORRevista Placar nº 614 (26/02/1982)

Reprodução da Placar

Reprodução da revista Placar

O uso de propaganda nas camisas por parte dos clubes brasileiros certamente será gradual. Há um mês atrás o CND (Conselho Nacional de Desportos) passou a permiti-lo mas, por cautela, apenas em jogos no exterior. Na semana passada, o Internacional entrou pioneiramente nesse tipo de negócio mas, por prudência, aplicou o nome de seu patrocinador, no Torneio de Montevidéo, somente acima dos números (foto). O clube gaúcho ganhou Cr$ 2 milhões para aparecer assim no jogo inaugural contra o Peñarol, e receberia mais Cr$ 1 milhão no jogo final, se não tivesse sido eliminado (nos pênaltis, já que o tempo regulamentar e a prorrogação terminaram 1 x 1).

Sempre considerei o Internacional um clube pioneiro em muitas áreas, mas confesso que não lembrava de ter sido o primeiro time do Brasil com patrocinador na camisa. Na minha (falha) memória a primeira marca no manto colorado era a a Aplub e não a Pepsi (como mostra a foto da Placar). De qualquer forma, vale registrar aqui o modelo fabricado pela Olympikus em 1983:

Inter-Aplub-1983 A camisa da foto acima e muitas outras podem ser vistas no blog Camiseta Colorada. Já o Inter-Coleção História, citado no início deste post, traz também a lista de todos os fornecedores de uniforme da história do Internacional, que eu faço questão de reproduzir aqui:

1978 a 1981 – Adidas
1982 a 1983 – Le Coq
1983 a 1985 – Olympikus
1986 a 1987 – Perusso
1988 a 1994 – Umbro
1995 a 1996 – Rhumell
1997 a 1999 – Adidas
2000 a 2005 – Topper
2006 a 2009 – Reebok

E para encerrar a homenagem do F&N ao Colorado, veja (ou reveja) o vídeo recém-lançado pelo clube para celebrar os 100 anos:

Eu achei que acertaram em cheio no tom emocional. Ponto para o marketing colorado e mais uma prova de que os clubes do Sul do país sabem trabalhar a imagem e não se preocupam apenas com o resultado dentro de campo.


Responses

  1. Como Colorado, venho comentar neste post para dizer que este 4 de abril de 2009 é um dia mais do que especial nesta Centenária história de derrotas, de empates, mas principalmente de muitas vitórias e conquistas.

    Parabéns, Centenário Colorado! O Clube do Povo do Rio Grande do Sul, a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande do Sul saúdam teu primeiro século de vida, esperando que os próximos séculos sejam tão ou mais vitoriosos do que o que passou.

  2. gostaria de pedir para o site, para que fizessem dois posts:

    1° – comparar o marketing de Grêmio e inter nesses ultimos 4 anos, principalmente o de 2009.

    2° – e o balanço do grêmio de 2008.

  3. O post é muito bom.

    Gostei e acho que podemos ter mais clubes lembrados nos seus aniversários, pelo menos os mais importantes, como o centenário.

    Fora que é muito bom ver times que estão investindo em campanhas muito bem elaboradas como essa do Inter.

    Parabéns!

    Abraços

  4. Marcos,

    Parabéns pelo post, já que fui eu que solicitei via email a você.

    Abraços.

  5. Parabéns pelo post.

    Como colorado, estou muito feliz com o que o clube está fazendo principalmente na área administrativa. Na área de marketing o Inter está evoluindo. Hoje temos uma variedade de produtos e opções que não existiam a alguns anos, além de peças publicitárias e campanhas. Realmente acho que o Inter está no caminho certo.

    Estou ancioso para ver como estão as finanças do clubes. Que venham os balanços de 2008.

  6. Parabens pelo post. Como colorado me dah um orgulho tremendo verem comentarios legais sobre o Inter.

    Gostaria que fizessem uma materia sobre o marketing que o Inter está fazendo no centenario. Exemplos:

    – 500 relogios especiais a R$ 2900,00 (quase metade jah foi vendida)

    – Super festa do centenario, vendendo 3 mil convites a R$ 200,00 cada, que foram esgotados em 5 horas de venda.

    – Diferença da comemoraçao do centenario do Inter e do gremio (gremio fez um galeto pra 300 pessoas)

    – Novo placar do beira-rio

    – E principalmente, o quanto que o Inter atraiu a atencao da midia para o seu centenario e quanto isso vale em $$$$ referente a tantas aparicoes na TV.

    Um grande abraço e continue com esse maravilhoso blog.

  7. Realmente, dos clubes que já fizeram 100 anos o Inter foi até agora o que mais acertou. Por exemplo, do Flamengo me lembro só do “mehor ataque do mundo (Romário, Savio e Edmundo)” que não deu certo e de uma letra de funk que falava: “vai Flamengo, balança a rede do adversário, vai Flamengo, comemorando seu primeiro centenário”… só. O centenário do Grêmio foi uma escapada da série B, que não deu muito certo pq logo depois caiu. Os 100 do CAM foi parecido, a melhor coisa que aconteceu lá foi a eleição de um querido cartola. São os que eu consegui lembrar agora, taí mais um erro dos outros esquecidos, nem ao menos lembrei.

  8. Estou vendendo uma camisa dessa.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: