O Memória F&N deste sábado não poderia deixar de homenagear o Sport Club Internacional, que completa 100 anos de história e de glória neste 04 de abril de 2009.
O Colorado de Porto Alegre já foi assunto do F&N em outras oportunidades, com destaque para um post campeão de audiência escrito pelo nosso companheiro Francisco Ortega C J em março do ano passado.
Mas como o objetivo desta sessão é resgatar a memória dos negócios do futebol, vou reproduzir um pequeno texto e uma foto da revista Placar de Fevereiro de 1982. Ambos extraídos do blog Inter-Coleção História:
NOSSOS COMERCIAIS, POR FAVOR – Revista Placar nº 614 (26/02/1982)
Reprodução da revista Placar
O uso de propaganda nas camisas por parte dos clubes brasileiros certamente será gradual. Há um mês atrás o CND (Conselho Nacional de Desportos) passou a permiti-lo mas, por cautela, apenas em jogos no exterior. Na semana passada, o Internacional entrou pioneiramente nesse tipo de negócio mas, por prudência, aplicou o nome de seu patrocinador, no Torneio de Montevidéo, somente acima dos números (foto). O clube gaúcho ganhou Cr$ 2 milhões para aparecer assim no jogo inaugural contra o Peñarol, e receberia mais Cr$ 1 milhão no jogo final, se não tivesse sido eliminado (nos pênaltis, já que o tempo regulamentar e a prorrogação terminaram 1 x 1).
Sempre considerei o Internacional um clube pioneiro em muitas áreas, mas confesso que não lembrava de ter sido o primeiro time do Brasil com patrocinador na camisa. Na minha (falha) memória a primeira marca no manto colorado era a a Aplub e não a Pepsi (como mostra a foto da Placar). De qualquer forma, vale registrar aqui o modelo fabricado pela Olympikus em 1983:
A camisa da foto acima e muitas outras podem ser vistas no blog Camiseta Colorada. Já o Inter-Coleção História, citado no início deste post, traz também a lista de todos os fornecedores de uniforme da história do Internacional, que eu faço questão de reproduzir aqui:
1978 a 1981 – Adidas
1982 a 1983 – Le Coq
1983 a 1985 – Olympikus
1986 a 1987 – Perusso
1988 a 1994 – Umbro
1995 a 1996 – Rhumell
1997 a 1999 – Adidas
2000 a 2005 – Topper
2006 a 2009 – Reebok
E para encerrar a homenagem do F&N ao Colorado, veja (ou reveja) o vídeo recém-lançado pelo clube para celebrar os 100 anos:
Eu achei que acertaram em cheio no tom emocional. Ponto para o marketing colorado e mais uma prova de que os clubes do Sul do país sabem trabalhar a imagem e não se preocupam apenas com o resultado dentro de campo.
Como Colorado, venho comentar neste post para dizer que este 4 de abril de 2009 é um dia mais do que especial nesta Centenária história de derrotas, de empates, mas principalmente de muitas vitórias e conquistas.
Parabéns, Centenário Colorado! O Clube do Povo do Rio Grande do Sul, a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande do Sul saúdam teu primeiro século de vida, esperando que os próximos séculos sejam tão ou mais vitoriosos do que o que passou.
By: Fábio Rosalvo Urnau on 5/abril/2009
at 2:28 am
gostaria de pedir para o site, para que fizessem dois posts:
1° – comparar o marketing de Grêmio e inter nesses ultimos 4 anos, principalmente o de 2009.
2° – e o balanço do grêmio de 2008.
By: Matheus Gaúcho on 5/abril/2009
at 7:41 pm
O post é muito bom.
Gostei e acho que podemos ter mais clubes lembrados nos seus aniversários, pelo menos os mais importantes, como o centenário.
Fora que é muito bom ver times que estão investindo em campanhas muito bem elaboradas como essa do Inter.
Parabéns!
Abraços
By: Rodrigo Gibin on 5/abril/2009
at 11:41 pm
Marcos,
Parabéns pelo post, já que fui eu que solicitei via email a você.
Abraços.
By: Leandro Boeira on 6/abril/2009
at 6:59 am
Parabéns pelo post.
Como colorado, estou muito feliz com o que o clube está fazendo principalmente na área administrativa. Na área de marketing o Inter está evoluindo. Hoje temos uma variedade de produtos e opções que não existiam a alguns anos, além de peças publicitárias e campanhas. Realmente acho que o Inter está no caminho certo.
Estou ancioso para ver como estão as finanças do clubes. Que venham os balanços de 2008.
By: Luiz Fernando Doyle on 6/abril/2009
at 9:27 pm
Parabens pelo post. Como colorado me dah um orgulho tremendo verem comentarios legais sobre o Inter.
Gostaria que fizessem uma materia sobre o marketing que o Inter está fazendo no centenario. Exemplos:
– 500 relogios especiais a R$ 2900,00 (quase metade jah foi vendida)
– Super festa do centenario, vendendo 3 mil convites a R$ 200,00 cada, que foram esgotados em 5 horas de venda.
– Diferença da comemoraçao do centenario do Inter e do gremio (gremio fez um galeto pra 300 pessoas)
– Novo placar do beira-rio
– E principalmente, o quanto que o Inter atraiu a atencao da midia para o seu centenario e quanto isso vale em $$$$ referente a tantas aparicoes na TV.
Um grande abraço e continue com esse maravilhoso blog.
By: Marcelo on 6/abril/2009
at 10:02 pm
Realmente, dos clubes que já fizeram 100 anos o Inter foi até agora o que mais acertou. Por exemplo, do Flamengo me lembro só do “mehor ataque do mundo (Romário, Savio e Edmundo)” que não deu certo e de uma letra de funk que falava: “vai Flamengo, balança a rede do adversário, vai Flamengo, comemorando seu primeiro centenário”… só. O centenário do Grêmio foi uma escapada da série B, que não deu muito certo pq logo depois caiu. Os 100 do CAM foi parecido, a melhor coisa que aconteceu lá foi a eleição de um querido cartola. São os que eu consegui lembrar agora, taí mais um erro dos outros esquecidos, nem ao menos lembrei.
By: Fabim on 7/abril/2009
at 1:36 pm
Estou vendendo uma camisa dessa.
By: Hugo Dias on 18/novembro/2013
at 1:38 am