Publicado por: Francisco Ortega C J | 1/abril/2009

Corinthians e Ronaldo: quem ganhou mais até agora?

Eu sei que esse assunto já está caindo no esquecimento, mas fiz questão de apurar alguns dados para passar ao leitor do F&N.

A contratação do atacante Ronaldo Fenômeno, em dezembro de 2008, foi muito divulgada pelo departamento de Marketing do Corinthians como uma parceria em que todos iriam ganhar muito.

Ronaldo - Medial

Mas o que podemos falar é que quem mais ganhou até agora foi a Medial Saúde, a única que não desembolsou nem um centavo para nada.

Sim, a maior beneficiada de dezembro/08 até o inicio de março/09 foi a empresa de seguro saúde, a qual teve o seu contrato findo em dezembro de 2008; mas inexplicavelmente até a assinatura do novo patrocinador teve o seu logo estampado nas camisas de treino, passeio e comissão técnica, tendo uma “ajudinha” de mídia de não se jogar fora.

A explicação dada formalmente pelo Corinthians era a de manter um bom relacionamento com os seus parceiros e ex-parceiros. E, diga-se de passagem, que diretoria caridosa e que bom relacionamento…

Curioso com o quanto pode ter sido essa “caridade”, solicitei uma pesquisa ao meu amigo e proprietário da R3A Comunicação, especializada em retorno de mídia, o jornalista Rafael Arbex, o qual tem e teve como clientes empresas como a LG, Vivo, Mantecorp e Tim Festival, entre outros, para que fizesse uma apuração de retorno de mídia dos dois dias que envolveram o jogo Palmeiras e Corinthians, sendo apresentado o seguinte relatório simplificado:

Relatório de Retorno de Mídia
Corinthians – Medial

  • Análise da Centimetragem

O clássico entre Palmeiras e Corinthians atraiu grande atenção da mídia. No pré-jogo, o destaque foi dado à possível estréia do atacante Ronaldo. A Medial aparece em destaque no uniforme de treino dos jogadores e da comissão técnica.

No pós-jogo, o foco foi, novamente, o atacante Ronaldo, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. O jogador deu várias entrevistas usando a camisa com o logo da Medial.

Esses dois dias que antecederam o jogo, além da repercussão no dia da partida, geraram um retorno de mídia espontânea de R$ 5.972.349,00.

Corinthians-Medial - Retorno

Tabela mostra retorno de mídia de Corinthians-Medial contra o Palmeiras

  • Mídia Impressa

Os principais jornais da capital deram grande cobertura ao clássico. Tanto no sábado (07/03) quanto no domingo (08/03). A Medial aparece, nas fotos, em todos os veículos.

Esse espaço somou 1103 Cm/Col*, num total de 36 inserções, gerando um retorno de mídia de R$ 392.089,00.

* Nota: Esse espaço equivale a 3,5 vezes uma página de jornal.

Distribuição por veículo

  • Mídia Televisiva

A Rede Globo e a Rede Bandeirantes foram as que mais falaram sobre o clássico, gerando imagens dos treinos antes do jogo e entrevistas pós-jogo. O destaque foi a entrevista ao vivo de Ronaldo, com a camisa contendo o logo da Medial, no programa Domingão do Faustão, como você pode conferir no vídeo abaixo:

No total foram 11 minutos e 20 segundos (680 segundos) de aparição da marca na televisão, o que trouxe um retorno de mídia de R$ 5.580.260,00, considerando os dois dias de cálculo nas principais emissoras.

Participação por mídia

Se em dois dias de medição foi apurado, e de forma simplificada, esses valores, imaginemos o quanto a Medial não ganhou com aproximadamente 3 meses de bom relacionamento?

E um detalhe ainda mais impressionante: mesmo depois da assinatura com a Batavo, a Medial continua em destaque no site do Corinthians.

André Santos "mosqueteiro"

Na seção “Mosqueteiros”, na página inicial, só o goleiro Felipe não aparece com “Medial” na camisa. O lateral André Santos, na foto acima, é um dos “mosqueteiros” que ainda envergam a logomarca do antigo patrocinador.

Ronaldo - Camisa Medial

E para completar, a loja oficial do Corinthians continua vendendo a camisa oficial de jogo do Ronaldo com a estampa da Medial (reprodução acima). E olha que já estamos em Abril!

Isso é o que se pode chamar de “ótimo relacionamento com um parceiro”. Resta saber o que a Batavo pensa disso…


Responses

  1. Bom trabalho, Chico!

    Parece que o Corinthians continua fazendo “media com a Medial”…

    Abs,
    Marcos Silveira

  2. Concordo em número, gênero e grau com o seu post, Francisco. Com relação à gentileza à Medial.

    Primeiro. Erro esdruxulo do Corinthians desde a contratação do atacante. Pois, o apresentou com o logo do já “antigo” patrocinador. Não poderia esperar mais um pouco, já que tinham o conhecimento que ele demoraria pra entrar em campo?

    Segundo, erro ainda mais grotesco em deixar em não exigir da fornecedora uniformes “limpos” para os treinos. Deixando o antigo patrocínio em exposição.
    Lembro-me de uma coletiva (ou várias?) onde o Ronaldo estava com uma camiseta que tinha o logo da Medial, quando ainda não tinha patrocínio.

    Me admira muito, um profissional do porte do Rosenberg deixar erros como estes acontecerem.
    Jogando no ar: a empresa que ele atua (fora o o clube Corinthians) possui cotas da Medial.

    *Não estou acusando ninguém, porém tenho a minha opinião formada e pensando como as cousas ainda, infelizmente, acontecem no futebol. Deixa qlq um frustrado.

    Que a Batavo exija uma postura correta do clube. Pois, é ela quem está pagando pelo espaço. E se esses erros continuarem a acontecer será desconfortável pra relação de ambas as partes. Ainda mais, que a empresa sabe que o seu contrato tem prazo com validade e, por isso, tem que tirar o máximo de proveito possível.

    Abraços

  3. É realmente inexplicável a ‘gratuidade’ na ação do Corinthians. De fato, a Medial ganhou com isso.

  4. Chicão, excelente trabalho de coleta de dados na fundamentação do seu texto….fico com os leitores na mesma dúvida e tão perplexo quanto.

    É uma soma de dinheiro que não dá pra abrir mão. Seja em qual situação for.

    Abraços,

    Robert

  5. Gente, por favor! A maior marca do futebol brasileiro (noves fora essa reversão que o mercado publicitário fez em prol do Corinthians) está disponível, sem patrocínio depois de VINTE E CINCO ANOS – um verdadeiro estudo de caso no mercado de patrocíncio esportivo mundial – e você continuam nessa de “Corinthians, Corinthians, Ronaldo, Corinthians”?? Vamos falar um pouquinho de Flamengo??

  6. Não é compreensível tamanha preocupação com o fato, assim como não se entende o porquê de tanto empenho na quantificação de possíveis ganhos da Medial.

    Há algum crime, contravenção ou irregularidade no caso?

    O autor da postagem ou o blog tem procuração da Perdigão/Batavo para agir em defesa de seu suposto interesse?

    O autor da postagem ou o blog tem algo contra a Medial, ou a favor de alguma sua concorrente?

    O autor da postagem ou o blog tem algo contra o Corinthians, ou a favor de algum clube seu rival?

    Porque não dispender esforço similar para quantificar o benefício da marca Batavo desde a divulgação do patrocínio ao Corinthians?

    Porque não dispender esforço similar para quantificar a divulgação da instituição Corinthians, no Brasil e no mundo, desde a contratação de Ronaldo?

    Mais do que meros recursos retóricos, as questões formuladas são merecedoras de resposta, para esclarecimento, aos acompanhantes do blog, quanto à apontada extemporaneidade da postagem em tela.

  7. LENDO OS POST S ACIMA..VI ALGUNS LEITORES DO BOLG…QUESTIONANDO O PQ?DE APURAR DAIS DADOS OU DANDO A ENTENDER QUE VC’S NAUM TEM PROCURAÇAÕ PARA DIVULGAR TAIS NUMEROS OU OPINIÕES SOBRE UMA FALIA GROSEIRA, DE UM MKT AMADOR,FRALDORENTO…DESCE CLUBE QUE TODOS SABEM DAS COISAS OBSCURAS QUE OCORREM NA “PATOTA” DA DIRETOIRA…

    ” MEDIANTE aos fatos a MEDIAL PINGO SIM UM TROCO NA MÃO DE ALGUEM PQ?NAUM ACREDITO EM BOM RELACIONAMENTE !!!!! CONVERSINHA FURADA!!!

    SOUBE QUE A PETROBRAS NAUM VAI MAIS ESTAMPA A CAMISA DO FALIDOMENGO…DARIA UM BELO POST…PQ?LAH EH SUJO COM OS GAMBAS..

    BELO POST ,FUNDADO EM NUMEROS QUE SIM MOSTRA A REALIDADE DE MTOS CLUBES BRASILEIRO , QUE SIM SEJA DIVULGADO , PARA NAUM LUDIBRIAR OS TONTOS COM UM JOGADOR FORA DE PESO ENVOLVIDO COM POLEMICAS xxxxxxxxxxx (moderado)…..

    ABRAÇOS…

    DO MAIOR DO MUNDO_X_SPFC_X_
    T_________X____________I

    Olá BR,

    Tomei a liberdade de responder este comentário no post do Chico para reforçar um antigo pedido: não utilizem CAIXA ALTA aqui no blog porque isso equivale a gritar. E aqui o argumento fala mais alto do que qualquer grito…

    Abs,
    Marcos Silveira

  8. Quem diria…

    BAI_X_OU o nível…

    Ou será que o blog está buscando uma readequação do nível da abordagem, no intento de ampliar o seu público-alvo?

    ESDRÚ_X_ULO!

  9. Para o elemento que adentrou o blog sem pedir licença e se esparramando todo, e que utilizou inclusive de termo ofensivo relativo ao clube objeto da postagem (“gamba”), vai o seguinte recado, em formato e teor apropriado ao seu comportamento:

    xxxxxx(((moderado)))xxxxxx

    Flávio, o elemento que você citou já foi moderado e avisado que neste blog não aceitamos comentários em CAIXA ALTA. Conto com a sua colaboração também para não acirrar os ânimos

    Abs,
    Marcos Silveira.

  10. Adoro este blog pela consistência dos artigos de vocês, sempre bem embasados. Sobre esse tão falado caso, como corinthiana, quero agradecer ao Francisco por recolocar a bola em campo e não deixar o assunto morrer, como muita gente deseja tentando abafar todas as controversas ações ocorridas nas alamedas do PSJ.

    Parabéns pela excelente análise, como sempre Parabéns!

    Abraços alvinegros,

    Lara.

  11. Novamente digo que, para comentários desse nível e desse tipo de torcedor, existem sites e blogs mais apropriados. Nada contra que participe e se informe, pois este site traz informações e matérias ótimas para quem se interessa pelo assunto. Mas vamos comentar e responder no mesmo nível que os colaboradores e postadores costumam manter. Ótima reação, Marcos.

    Quanto ao assunto em questão, acho que é uma falha do Corinthians , principalmente em relação ao site do clube que ainda mantém a Medial em destaque. Antes de fechar com a Batavo acredito que não pensavam na interferência quem teria, mas hoje em dia, fotos e entrevistas do Ronaldo com a marca Medial estampada na camisa e no painel atrás dele, ainda serão lembradas e revistas. Porém, é uma falha também da Batavo não fiscalizar e reivindicar ao Corinthians mudanças, como no site do clube.

    Um abraço!

  12. finalmente alguém falou sobre isso. Estava ficando maluco pq não via ninguém comentando sobre a medial ainda estampado nas camisetas de treino e viagem do Corinthians,
    Basta saber se há um retorno de forma de permuta da medial para o corinthians.
    Pois não acredito que ficaram 4 meses de graça assim ainda como Ronaldo.
    Talvez o Ronaldo estivesse recebendo alguma coisa também para usar a estampa da Medial. Acrediro que de graça 0% nao pode, se foi realmente, foi uma falha medonha.

  13. Parece que o _X_iliquento conseguiu atingir o seu objetivo.
    Ao se imiscuir no espaço , “descer do salto” e “rodar a baiana”, fez uma ceninha que funcionou como perfeita manobra diversionista, que tirou o foco do questionamento agudo realizado pelo Rogério (2/Abril/2009 às 8:40 pm).
    A saber:

    “Não é compreensível tamanha preocupação com o fato, assim como não se entende o porquê de tanto empenho na quantificação de possíveis ganhos da Medial.

    Há algum crime, contravenção ou irregularidade no caso?

    O autor da postagem ou o blog tem procuração da Perdigão/Batavo para agir em defesa de seu suposto interesse?

    O autor da postagem ou o blog tem algo contra a Medial, ou a favor de alguma sua concorrente?

    O autor da postagem ou o blog tem algo contra o Corinthians, ou a favor de algum clube seu rival?

    Porque não dispender esforço similar para quantificar o benefício da marca Batavo desde a divulgação do patrocínio ao Corinthians?

    Porque não dispender esforço similar para quantificar a divulgação da instituição Corinthians, no Brasil e no mundo, desde a contratação de Ronaldo?

    Mais do que meros recursos retóricos, as questões formuladas são merecedoras de resposta, para esclarecimento, aos acompanhantes do blog, quanto à apontada extemporaneidade da postagem em tela.”

    As dúvidas do Rogério são também as minhas e, acredito, as de todas as pessoas que leram o presente post de modo isento.
    O autor da postagem ainda está devendo um esclarecimento a respeito.

  14. Ah! Se me permitem o palpite de leve…

    Esses comentários dos quais vocês reclamam são os famosos trolls, simplesmente não os alimente e eles partem. =)

  15. Primeiramente gostaria de parabenizar ao blog e ao querido amigo Chico por levantar a questão, e, aqui na R3A comunicação, ficamos felizes em dar suporte a esta matéria.
    Acho que alguns leitores não entenderam muito bem a questão.
    O retorno de mídia avalia a veiculação espontânea na mídia, ou seja, o espaço gerado sem o pagamento da publicidade. Certamente o Corinthians, a Medial e a Batavo têm seus respectivos relatórios de retorno de mídia que, no caso dos dois primeiros, quantificaram o que rendeu a contratação do Ronaldo.
    As grandes empresas investem fortunas para conseguir seu espaço na mídia, com assessorias de imprensa, agências de publicidade ou alguma outra fonte de divulgação que tenha apelo para expor a marca.
    O Corinthians é uma dessas fontes.
    Vale lembrar que a contratação do Ronaldo ofuscou, na mídia, a então conquista do título do campeonato brasileiro pelo São Paulo.
    Não se trata de estar do lado de um ou de outro.
    A questão é: Como um dos maiores times do país, com a maior contratação dos últimos anos, atraindo todos os holofotes da mídia, divulga uma marca gratuitamente em seu uniforme? Será somente mais uma demonstração de amadorismo dos dirigentes?

  16. Excelente post do meu amigo Francisco. Essa questão realmente é muito importante e, ao contrário do que disseram alguns leitores, é na minha opinião pertinente.

    Pertinente porque levanta suspeitas sobre os motivos pelos quais o clube – ou melhor, seus diretores – foram tão “cordiais” com a Medial saúde. Não se trata de crime por parte do ex-patrocinador, evidentemente, mas é um assunto estranho, para dizer o mínimo.

    Ah, por sinal, aqui nesse blog ninguém tem nem precisa ter procuração para escrever sobre quaisquer assuntos relacionados aos negócios do futebol, seja para elogiar ou criticar. Levantar dúvidas como as que foram levantadas sobre o autor da postagem é uma tática obscura e diversionista. Se discordam dos argumentos, contra-argumentem, e pronto; ninguém aqui quer ser dono da verdade, estamos abertos a discussões positivas e construtivas.

    Abraços, Chico, e parabéns pelo post.

  17. É definitivamente uma grande bobagem com o que estão se preocupando.

    Porisso a história desse país é queimada e perdida no tempo.

    Todos os grandes clubes da Europa deixam fotos (e as vendem também, seus marketeiros mal-informados) de seus jogadores em seu arquivo mesmo utilizando camisas de quando jogaram por lá. Seja o patrocinador que for, seja a temporada que for. Não importa qual o patrocinador atual. A história não se apaga assim.

    Mercenários tupiniquins metidos a marketeiros. Pensam que sabem do assunto, mas têm muito o que aprender.

  18. Bobagem, é? Sei …

    Absurdo, isso sim! O que acontece que, depois do gol do Ronaldo no clássico, com repercussão mundial, foram entrevistar jogadores com a camisa de “passeio”, aquela pólo branca listrada, com o MEDIAL aparecendo ali. Muito depois do assunto ter sido abordado, escancarado e, pior, no jogo em que VISA, PANASONIC E LUPO pagaram para aparecer!!!

    Segundo Rosenberg, que foi quem articulou a parceria com a Medial, não é bobagem, mas ato de gratidão com a ex-patrocinadora, mas eu gostaria mesmo era de saber se acaso eu ficasse três meses sem pagar o meu plano de saúde da Medial, será que a empresa teria a mesma gratidão? E o clube, que impediu de votar quem atrasou mensalidades, mesmo que estas tenham sido quitadas dias antes das eleições, por que não demonstra com os corinthianos tanta gratidão?

    Pois é.

    Agora, o que a Batavo pensa a respeito acho que ficou bem claro no contrato – e suas cláusulas esdrúxulas – que fecharam com o Corinthians.

  19. Desculpe, não vejo absurdo nisso que se passou.

    Pra mim é muita bobagem sim. Sabemos que todo o clube tem o direito de escrever sua história e ser muito grato àqueles que um dia investiram nele. Seja duchas Corona, Kalunga, Embratel, Pepsi ou Medial, não importa. O que fazer? Pegar todas as fotos de um passado (recente) no nosso site e manipulá-las no photoshop? Só falta dizer que as antigas fotos de Neto e Tupãzinho agora precisam ter a marca da Batavo nas camisas. Não importa se a Medial foi a marca que antecedeu a atual, pense nela como se fosse a anterior então. Mas é história. Um dia nosso time jogou com esta camisa e se há fotos no site, não faz sentindo queimá-las.

    Mais uma coisa, é ridiculo ver a tv focalizando do queixo até metade da testa de um jogador ou técnico em todas as entrevistas coletivas para não mostrar as marcas e logotipos. Marcas que são justamente daqueles que pagam o salário dos jogadores, daqueles que investem em nosso futebol. Todos aqueles que investem atualmente em um time ou que já investiram algo merecem respeito e investem porque gostariam de um reconhecimento, de um retorno. Mas não, não basta pagar, o investidor precisa é sambar pra participar.

    Temos um futebol que não progride nada na área de marketing e tudo o que é relacionado a propaganda seja em camisa, seja em um banner atrás de uma coletiva, seja em uma página em um site de clube, os phD em Marketing, os marqueteiros “expertises” ficam loucos, como raposas achando que é tudo errado e precisa ser analisado, controlado (ai que fome), que a página precisa ser trocada imadiatamente, as fotos retiradas, o ciclo enterrado. O pior é que tratam tudo isso com muita fome de faturar (ou mais triste ainda podando tudo e deixando de faturar) em todos os detalhes, uma piada, e acham que é coisa de profissional agir assim… sem flexibilidade nenhuma. Porisso esses marketeiros de plantão daqui têm muito o que aprender com os clubes da Europa, mas muito mesmo. E uma coisa eu digo, não é com tanta fome assim que eles ganham dinheiro.

    Ok, se a pessoa não pagar o plano de saúde de qualquer plano, Medial, Sulamérica, Amil, Unimed… não vão gostar não, independente do time que você torça. Mesmo se a Medial fosse uma empresa do Corinthians garanto que não bastaria você torcer para ter uns meses de alívio.

    Mas porisso não vá cortar o logotipo de sua camisa.

  20. A CAIXA PRETA (OU BRANCA E PRETA) CORINTHIANA ESTÁ ABERTA:

    http://www.lancenet.com.br/corinthians/noticias/09-04-04/521687.stm?futebol-contas-da-diretoria-do-corinthians-abertas

    E A DOS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS?

    __________________________________

    Publicada em 4/4/2009 às 9:24

    Contas da diretoria do Corinthians abertas
    Auditoria externa aponta superávit em 2008 e dados preocupantes

    Timão ainda tem quase R$13 milhões a receber da negociação de Carlos Alberto com o Werder Bremen (ALE)

    Rodrigo Vessoni
    SÃO PAULO

    A diretoria do Corinthians divulgou o relatório da auditoria externa realizada pela BDO Trevisan, uma das mais respeitadas do mercado. A empresa analisou as demonstrações financeiras do clube até 31 de dezembro de 2008. Apresentou saldo positivo no ano passado, mas com alguns números alarmantes pelas dívidas – do passado e da gestão atual –, que inclui mais de R$ 30 milhões em empréstimos.

    Entre as positivas, um lucro de R$ 10,8 milhões no fluxo de caixa operacional no ano passado – em 2007, prejuízo foi de R$ 23 mi; em 2006, R$ 39 mi negativos e, em 2005, mais prejuízo (R$ 38,2 mi). Além disso, aumentou em R$ 12 mi o valor a receber com patrocínios e direitos de TV, entre outras receitas.

    Os valores de obrigações e encargos sociais pagos em 2008 também diminuíram (de R$ 26 milhões para R$ 4 milhões), assim como as dívidas com dívidas trabalhistas, com Leão, Nilmar & Cia., e também a dívida de direitos de imagem.

    A auditoria da BDO Trevisan também mostrou números negativos. Entre tantas conclusões financeiras, o relatório confirmou um aumento considerável no valor dos empréstimos a instituições financeiras e entidades esportivas, como Federação Paulista de Futebol e Clube dos Treze. Em 2007, o clube pegou emprestado R$ 13,1 milhões. Em 2008, R$ 31,3 milhões. Como garantia aos bancos, aval do presidente Andrés Sanchez, penhor de direito a receber e notas promissórias. Para FPF e Clube dos Treze, as cotas de televisionamento.

    Neste momento, a dívida do clube é de R$ 97,2 milhões. Em 2009, a meta é pegar R$ 28,9 mi; em 2010, R$ 19,5 mi; em 2011, R$ 16 mi e, a partir de 2012, os outros R$ 32,7 milhões.

    No relatório, não há ressalvas.

    http://www.lancenet.com.br/infograficos/cor_auditoria1.pdf

    http://www.lancenet.com.br/infograficos/cor_auditoria2.pdf

  21. Quanto aos comentários do Sr. Anderson Secchine, com especiais críticas ao que ele chama de “Marketeiros de plantão” que, segundo ele, escrevem nesse blog, eu gostaria de dizer que:

    – Aceito sua opinião, dentro do espírito democrático desse blog. Obviamente, radicalmente de seus pontos de vista. Esse blog é escrito, lido e comentado por profissionais e estudantes das mais diferentes áreas de atuação, e não apenas gente que atua em marketing. O próprio Francisco é um advogado, e isso o comentarista saberia se tivesse lido seu perfil profissional, disponível nesse blog.

    De qualquer maneira, o termo “marketeiro” é extremamente ofensivo (talvez o leitor não atue na área de marketing e negócios e não tenha essa informação). Não entendo os motivos da agressividade de sua manifestação, e nem sequer vou ser leviano a ponto de especular sobre sua atividade profissional ou seus interesses. Prefiro acreditar que seja um torcedor, ou um interessado nas práticas de gestão de nossos clubes, a ponto de visitar esse blog.

    – Isso considerado, vejo seu posicionamento como absolutamente ingênuo. Claro que não se pode admitir que um clube, dentro de um espírito profissional de gestão, estampe graciosamente o logotipo de um ex-patrocinador. Ou o leitor imagina que a Ferrari, por exemplo, traria na carroceria de seus carro ou no macacão dos pilotos o logotipo de uma empresa com a qual não tem mais vínculos de patrocínio? Acho que a resposta é óbvia. A questão nem de longe é uma “bobagem”, mas sim uma importante reflexão sobre o grau de amadorismo dos gestores de nossos clubes e dos muitos pseudo-profisisonais que atuam no marketing dessas entidades (salvo honrosas exceções).

    – Quanto às fotos que estão no site do clube e que trazem os logotipos de antigos patrocinadores, é elementar que não se pode descontruir a história excluindo essas marcas. O problema é que o leitor não percebeu que a abordagem no texto se refere às fotos com o elenco atual – não são fotos que retratem algum período em que outra empresa patrocinasse o Corinthians. Para o elenco atual, parece lógico que as fotos devem trazer apenas e exclusivamente o patrocinador atual, que é a Batavo. Simples assim!

    – Enfim, o trabalho do Francisco tem o mérito de trazer números à discussão. Eu esperava que se questionassem não os motivos do levantamento e sua realização, muito bem feita pela R3A Comunicação; gostaria, isso sim, que se discutisse em outro nível, a respeito da validade das cifras levantadas, já que há uma série de fatores que podem alterar a relação entre a mídia espontânea gerada e os valores praticados no mercado através de descontos, pacotes de inserções e etc, assim como pela dispersão que essa mídia (as camisa dos clubes) tem, já que o logotipo da empresa não é o principal foco das imagens. Acho que discutiremos isso em algum futuro post.

    Obrigado aos leitores e colaboradores pela compreensão.

    Mauricio Bardella

  22. o corinthians é td de bom……
    timão é o melhor!!

  23. Que tal um post semelhante a esse, mas não em relação à Medial Saúde, e sim à VISA (principalmente GO. VISA), já que o primeiro gol de Ronaldo foi mostrado em todo o mundo. Só a cobertura do domingo e, se possível, da segunda-feira estariam ótimos.

    Abraço!

  24. Olá Francisco,
    Gostaria de saber se é especialista na área juridica ligada ao futebol (marketing esportivo). Caso seja, por favor, entre em contato o mais breve.
    Envie seus telefones de contato para que eu me comunique.
    Obrigado.
    Paulo


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