Publicado por: Amir Somoggi | 20/março/2009

Qualificação dos profissionais do futebol

Sempre falamos aqui no blog da necessidade de qualificação dos gestores que atuam em clubes de futebol. Acredito que somente com um amplo processo de formação educacional poderemos realmente transformar nosso mercado radicalmente.

Não sei se todos os leitores sabem, mas há um curso que iniciará as aulas de sua segunda turma na próxima terça-feira dia 24/03, o curso Master em Gestão do Futebol – Turma 2009 da Federação Paulista de Futebol.

curso-fpf

Esse curso tem um grande diferencial entre todos aqueles disponíveis no mercado atualmente, já que é totalmente direcionado ao futebol e tanto os professores como os palestrantes convidados têm ampla experiência com clubes de futebol.

O curso é ministrado na sede da FPF, tem 360 horas/aula, entre atividades em classe e visitas externas e conta em seu corpo docente com dois colaboradores aqui do blog, o Luiz Felipe Santoro e por mim.

Caso algum leitor tenha interesse em conhecer mais sobre o programa e informações adicionais, basta acessar o site do curso. As informações para realizar as inscrições estão no site.

http://cursomasteremgestaodofutebol.fpf.org.br/Extranet/

O perfil dos participantes do curso é heterogêneo e também conta com a presença de gestores de clubes de futebol, o que acaba fazendo com que as discussões em sala de aula se convertam em um fórum de debates semanal sobre os problemas e dificuldades de nosso mercado e suas soluções.

Para os interessados, ficarei muito contente de encontrá-los na próxima 3ª feira na sede da Federação Paulista de Futebol.


Responses

  1. Olha o preço que se paga por morar no interior!
    Não tenho um curso maravilhoso desse aqui!!!

    Olá Vanessa,

    Há muitos alunos do interior do estado que participaram da primeira turma.

    Um abraço.

    Amir

  2. Ola,realmente é muito legal este curso,tenho interesse num futuro poder ser seu aluno.
    Por enquanto estou cursando o 2º da faculdade de esporte na usp,gostaria de saber sua opinião a respeito deste curso para a area de adm e mkt esportivo.E qual seria sua sugestão para um curso de pós graduação nesta area.
    agradeço,grande abraço

    Olá Caio,

    Acredito que o curso da FPF é bem adequado pois te dará uma ampla base de marketing e administração e também direito, economia, finanças e contabilidade/auditoria.

    Além das aulas práticas.

    Um abraço.

    Amir

  3. ola:eu estou iniciando um trabalho com crianças do meu municipio ate 16 anos de idade,peço a vçs q/ mande p/ mim alguma coisa como vidio p/ que agente aprimori cada vez mais a educaçao das nossas crianças, que sao nosso futuro. moro em formoso interior de goias cidade com 6.000 abitante gosto muito de futebol so que nao temos muita condiçaoes finançeiras. meu nome e wilson p. naves conhecido como [ piaba]. um grande abraço.

    Se souber de algo entro em contato.

  4. Olá Amir,

    Estou me formando esse ano na área de tecnologia da informação e quero sim fazer uma relação do que tenho aprendido no meu curso, com a industria do futebol.

    Acredito que a TI estará presente nesse processo de profissionalização do futebol brasileiro.

    Quero sim tentar fazer cursos de pós nessa área e esse master da FPF é um primeiro passo, para cursos como o da FIFA e da faculdade de Liverpool.

    Existe um mapa sobre como o Brasil está se preparando para formar os futuros gestores do futebol, ou seja, existe algum estudo que mostre os cursos, seminários, instituições que se preocupam em formar as futuras pessoas ligadas ao futebol?

    Grande Abraço,

    Rodrigo Gibin

    Olá Rodrigo,

    Seguramente profisisonais de TI devem ocupar espaços no negócio futebol.

    Poderia dar mil exemplos de atividades que demandam esse tipo de profissional em clubes.

    Acredito que o curso da FPF é interessante para aprimorar seus conhecimentos, conhecer profundamente a administração do futebol, fazer bons contatos e ser um primeiro passo para você fazer o curso da FIFA.

    Um abraço.

    Amir

  5. Pra mim significaria uma mudança completa em minha área de atuação (atualmente trabalho em comércio exterior), mas não nego que ADORARIA fazer este curso.

    Será que o Grêmio me contrataria?🙂

    Olá Gustavo,

    Por coincidência estive em 2008 em POA no congresso do MGI quando ministrei uma palestra e conheci um profissional da área de marketing da FGF.

    Propus para que fizéssemos algo mas acabou não caminhando.

    Um abraço.

    Amir

  6. Olá Amir. Você já até me encaminhou um e-mail sobre este curso. Adorei o conteúdo pelo que pude ver. Entrei em contato com o pessoal de lá (não me lembro o nome da pessoa) e essa pessoa me passou mais algumas informações. Infelizmente atualmente não tenho como pagar o valor das parcelas. Mandei um e-mail novamente para essa pessoa para verificar se há como negociar este valor ou se há como fazer o financiamento na Caixa Econômica, mas até hoje não obtive ao menos uma resposta.

    Bom, como tudo está muito em cima da hora, vou verificar se consigo fazer este curso no ano que vem, pois parece muito interessante.

    Abraço!

    Olá Diego,

    Infelizmente não há formas de financiamento.

    Espero poder contar com sua participação no ano que vem.

    Um abraço.

    Amir

  7. Espero que vcs abram inscrições no ano de 2013 hauhauah… Pois entrei na faculdade ano passado.
    Quero estar pós graduado antes dos meus 25 anos, pra me especializar mais ainda.

    Comecei a me interessar pelo assunto ainda no colégio, assistindo uma palestra do EsporteBizz (quando eu pensava fazer jornalismo e seguir pro esportivo). A partir daí mudei todos os meus planos, assisti a outras palestras(inclusive uma sua) entrei na faculdade de Administração de Empresas e corri atrás de pesquisas na área.

    Mas que eu já queria estar formado, há como eu queria pra fazer este curso. Bom, quando eu fizer 22 anos, se eu curso estiver disponível, não pensarei 2x.

    Abraços

    Olá Ricardo,

    Seguramente o curso estará disponível nos próximos anos, ainda mais com a Copa de 2014…

    Só vê se não perde o ano…rsrsrs

    Um abraço.

    Amir

  8. Depois de algum tempo ausente aqui estou de volta !
    Esse ano (2009) termino minha faculdade de Educação Física aqui em São Paulo e essa área de administração e marketing esportiva é minha vida!
    Quero trabalhar com gestão esportiva e já venho pesquisando alguma coisa a respeito de cursos.
    Amir você poderia tirar dúvidas de bons cursos de pós-graduação e especialização.
    Esse curso da FPF tem caráter de pós-graduação?
    Gostaria de ter uma visão ampal da gestão esportiva e esse curso enfoca mais o futebol, vale a pena?

    Olá Cleber,

    Sem dúvida o curso vale a pena.

    Agora esse ponto é fundamental, o curso é focado na gestão do futebol.

    A titulação é de especialização.

    Um abraço.

    Amir

  9. Olá Amir,
    Estou participando dessa edição do Curso Master em Gestão do Futebol e com apenas 2 aulas já notei que o curso é fantástico. Em tão pouco tempo consegui absorver informações super relevantes que com certeza influenciarão nas nossas tomadas de decisões.
    Parabéns pelo Blog.
    Que pena que o descobri só hoje.

    um grande abraço
    Paulo Sanches

    Olá Paulo,

    Fico feliz que você esteja gostando do curso.

    Nos vemos logo mais na FPF.

    Um abraço.

    Amir

  10. Olá Amir,

    Achei incrível o conteúdo do curso. Moro no RJ e me formo em Publicidade pela PUC no final do ano. Me especializarei em mkt esportivo e acho fundamental um pleno entendimento sobre gestão do futebol. Existe alguma possibilidade de ministrar esse curso no Rio? Se não, há algo que você possa indicar?

    Obrigada,

    Ana Luiza

  11. SENHORES, ESTE CURSO DE GESTÃO EM FUTEBOL, PODE SER FEITO ONLINE?

    Olá Rafael,
    Não o curso é realizado somente na sede da FPF.
    Um abraço.
    Amir

  12. Prezado Senhor Amir,

    Sou de uma pequena equipe amadora de futebol em Manaus-Am e, gostaria de me apefeicoar em marketing de futebol para eupoder elaborar um projeto e, apresenta-lo a uma grande empresa local com finalidade de conseguir patrocinio para nossa equipe, fvr me informe onde posso obter estas instrucões.

    Desde já, agradecemos vossa atencão,

    Sds
    Sérgio Seixas
    Fone:+5592 3645 1099
    Cel :%%92 9217 7293
    E-mail:sergio.seixas68@ig.com.br
    Manaus – Am

  13. Olá, conheci seu blog pesquisando sobre Marketing Esportivo. Gostaria da sua opnião sobre como iniciar no Marketing Esportivo, meu sonho é trabalhar na área, ja atuo no mercado promocional, na área de eventos. Aguardo e obrigado.


Deixe uma resposta

Categorias

