Publicado por: Marcos Silveira | 12/março/2009

A Vez do Leitor: Sites recomendados

Desde o fim de fevereiro, a Internet tem sido um dos grandes assuntos aqui no F&N. Por conta disso, a enquete da semana passada foi exatamente sobre os sites dos clubes.

Como eu prometi, trago neste post um resumo dos comentários feitos pelos nossos leitores. Era pra ter sido publicado na quarta (dia certo da Vez do Leitor), mas a semana tem sido um pouco corrida e acabei me complicando.

Site do Ceará está na "primeira divisão" do futebol brasileiro na Internet

Site do Ceará está na "primeira divisão" do futebol brasileiro na Internet

O site que mais me chamou a atenção, por ser de um clube que não disputa a Série A do Campeonato Brasileiro há muito tempo e mesmo assim tem uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil (e uma webpage à altura dela), foi o do Ceará, destacado pelo leitor Marcos Victor:

Sou Vascaíno, mas gostaria que vocês dessem uma olhada no site do CEARÁ.
Aqui vai o link: http://www.vovo.com.br/
Um site de dar inveja em muito clube “grande” por aí…

Outro clube que tem um site interessante e em constante evolução é o Grêmio. Dois leitores comentaram a respeito. Primeiro o Gustavo Zanuz:

O site do Grêmio (www.gremio.net/) é bem organizado e bonito visualmente. No entanto, é um pouco difícil de encontrar notícias passadas. Lembro que fiquei duas semanas de férias, sem acessar a internet e tive um pouco de dificuldade para encontrar algumas informações.
No entanto, eu recebo uma newsletter por e-mail todos os dias, com informações relevantes do site. Chama-se ANTENA TRICOLOR.

Newsletter é uma maneira fácil e eficiente de se comunicar com o torcedor que navega na Internet. Mas o Grêmio também usa outras ferramentas, como destacou o leitor Alisson:

A melhor coisa da página do Grêmio é a compra de ingresso. Não sei se outros clubes têm essa comodidade, mas é algo que funciona, então, tem que ser destacado! Tanto os sócios como os torcedores não sócios podem comprar o ingresso pela net, os primeiros com desconto de 50%. (categoria sócio torcedor, na qual me enquadro.)
Outra coisa que merece destaque é a Grêmio TV e Grêmio Rádio! Sabe, é interessante tu ouvir o jogo do teu time onde o narrador (Haroldo Santos, assessor de imprensa do Tricolor) grita o gol assim, ó: “É NOSSO, É NOSSO, É NOSSO!”

O Atlético-PR também teve o site destacado por dois leitores. O Cassio foi o primeiro:

http://www.atleticoparanaense.com.br é o canal oficial do clube com a torcida. Acesse o mirante virtual, onde tem fotos das obras para a ampliação da Arena atualizadas diariamente.

Mas o Atlético-PR tem também um ótimo site “não oficial”, como destacou o leitor Ismael Oliveira:

Além do site oficial do clube, o maior portal de visitas e informações sobre o clube é outro (http://www.furacao.com/), feito por uma equipe de torcedores/jornalistas responsáveis e muito competentes que o mantém atualizado todos os dias. Sendo assim, ganhou por diversos anos o prêmio iBest e o respeito da própria torcida rubro-negra.
Acontece que, com isso, o clube percebeu o enorme potencial que um meio de comunicação direto com os torcedores – algo que no Atlético até um tempo não muito distante era muito falho por parte da própria diretoria -, resolveu investir forte neste ramo, fazendo assim uma reformulação total em seu site oficial, investido em publicidade do mesmo etc. Um exemplo disso é que, como o clube anda em negociações por patrocínio de camisa, estampa o site oficial na mesma.
Assim, nós torcedores somos os maiores beneficiados e eu pessoalmente não tenho reclamação alguma em relação a algum dos dois sites e indicaria não somente um, mas os dois para análise.

O site do Botafogo também merece destaque, só que negativo. O leitor Marcellus foi o primeiro a reclamar:

Sou botafoguense e moro em São Paulo. Tento entrar no site do meu clube com alguma frequência, mas dificilmente encontro algo de meu interesse (notícias e informações eu encontro mas rápido e mais fácil em sites de noticias de esportes).
Uma coisa que sinto muita falta é de conteúdo principalmente para quem mora longe do Rio de Janeiro e não consegue acompanhar o dia-a-dia do clube. Principalmente nos dias de jogos. Um pacote voltado pra esse público é algo muito carente nos clubes em nosso país.

A crítica foi endossada pelo Gustavo Barreto:

Ano passado havia intervalos de dias entre 2 atualizações. Apesar da manutenção do layout, até então o site ainda é fraco.
O site do Botafogo é carente de informações e possui uma interface pobre. Faltam galerias multimídia com possibilidade de downloads, mais interatividade com o torcedor.

O leitor Vitor fez um rápido elogio ao site do Corinthians, mas vou encerrar o post destacando a nova página internacional do clube, que ganha importância com a presença do Fenômeno por aqui. Eu soube da novidade graças à leitora Yule, que faz o Blog do Torcedor do Corinthians no Globoesporte.com.

Marcelinho, Neco e Neto estão na galeria do novo site internacional do Corinthians

Marcelinho, Neco e Neto estão na galeria do website internacional do Corinthians

Na verdade a versão internacional do website (disponível em inglês, espanhol e português ‘d’além mar’) tem um perfil mais institucional, com destaque para a galeria de ídolos históricos (imagem acima), mas vale a pena conhecer: http://www.corinthians.com.br/internacional/

Alguns clubes já tem sites semelhantes e até mais completos, mas resolvi chamar a atenção da página corintiana pela oportunidade gerada com o “fator Ronaldo”. Espero que saibam aproveitar!

Peço desculpa a quem já tinha lido todos os comentários que eu destaquei neste post, mas creio que seja válido reforçar as opiniões para que os sites dos nossos clubes continuem melhorando. Principalmente na opinião de quem realmente importa: o torcedor.

Participe! Deixe seu comentário! Lembre-se que você pode aparecer aqui na Vez do Leitor!


Responses

  1. Muito bom post!
    Obrigada pela citação!

    Beijos

  2. Obrigado pela referência.
    O site internacional do Corinthians está, de fato, muito bonito. Pena que chamem “football” de “soccer” (nunca gostei disso).

  3. Concordo com o Gustavo….quando falamos “soccer” miramos o mercado americano, os ingleses mais “de raiz” chamam o nosso futebol de “proper football”.

    Mas temos que falar a língua do mercado, isso entra pro lado pitoresco, sem ser pecado grave.

    Abraços,

    Robert

  4. Belíssimo site este do CORINTHIANS internacional. Deveria ser divulgado a exaustão. é as coisas mudaram por lá….

  5. Caros amigos, eu não sei se vocês continuam acompanhando os posts antigos, mas como eu só li agora, lá vai. um outro site de time pequeno que surpreende – e olha que esse time mal disputa a série D do Brasileirão, hein? – É o do Volta Redonda Futebol Clube. Dêem só uma olhada: http://www.voltaco.com.br . E aproveitem para fazer o EXCELENTE tour virtual pelo estádio Raulino de Oliveira, uma das poucas jóias entre as arenas nacionais. Um abraço!

  6. Gostaria também de recomendar um excelente site de um clube que também não está na série A, por enquanto.

    É o site do ABC Futebol Clube, o http://www.abcfc.com.br.

    O ABC FC tem a maior torcida em termos proporcionais deste País. Cerca de 70% do RN torce pelo ABC FC, o Mais Querido.

    A torcida aqui é tão fanática que tem até nome: “Frasqueira”. E o Estádio do ABC FC é um homenagem à torcida: o Frasqueirão!

    Pode um negócio deste? Pode sim.

    Até no hino do clube existe um referência à Frasqueira:

    … o ABC é a vida da Frasqueira
    e o Frasqueirão é a vida do ABC!

    O Frasqueirão é um Estádio recente, mas assim já era chamado o local espaço para a Frasqueira nos antigos estádios da cidade:

    Juvenal Lamartine, o JL, até 1970.
    João Machado, o Machadão, até 2006.

    Sds Alvinegras.

    Abecedista.

  7. ADOREI O ELOGIO AO MAIOR E MAIS APAIXONANTE TIME DO N/NE: CEARÁ SPORTING CLUB. SOU ALTAMENTE ORGULHOSA DO MEU TIMAÇO QUE DIA 2/06 FEZ 95 ANOS E AGORA UMA NOVA ERA DE ESPERANÇAS E CONQUISTAS NASCE.
    TE AMO VOZÃOOOOOOOOOO

  8. aqui tem um bando de luco louco por ti timao


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: