Conhecer um pouco mais da história dos cinco principais clubes paulistas enquanto se utiliza o Metrô de São Paulo. Essa é a ideia do projeto “Encontros”, apresentado nesta terça-feira (10/03) durante uma reunião que juntou dirigentes de Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Santos na Secretaria do Estado de Transportes Metropolitanos.
Antes de explicar melhor como vai funcionar o projeto, repare (na foto abaixo) que o projeto “Encontros” já promoveu o primeiro encontro. Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, e Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, sentaram lado a lado durante a reunião.

Juvenal e Andrés lado a lado (foto: Jair Pires - site oficial do SPFC)
Pode não significar nada, mas fiz questão de incluir a imagem aqui porque torço para que os mandatários dos dois clubes voltem a ter uma boa relação, deixando pra trás os desentendimentos do clássico no Morumbi. Garanto que juntos eles tem muito mais a ganhar.
E agora sim, vamos falar sobre o conceito do projeto “Encontros”. Resumidamente ele consiste na criação de museus temáticos de cada time dentro da estação que leva o nome do clube em questão. Para facilitar, reproduzo um trecho do site do Governo do Estado de São Paulo:
As estações batizadas com os nomes dos times (Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes, Corinthians-Itaquera, São Paulo-Butantã e Portuguesa-Tietê) terão três grandes espaços. Um deles contará a história oficial chancelada pelos próprios clubes. Outro trará os troféus com a fotografia do time-base que os conquistou. O terceiro espaço será o chamado ‘Hall da Fama’, que imortalizará os jogadores.
Para não fazer injustiça com jogadores antigos, segundo o secretário José Luiz Portella, a eleição desses atletas ficará a cargo dos clubes, a fim de dar um caráter oficial à escolha. “Teremos o melhor jogador até a década de 1950, depois de 51 a 70, de 70 a 90 e de 90 a 2009. A cada 20 anos, o Metrô acrescentará alguém na história. Quem vai conduzir o processo é o clube, ouvindo a torcida”.
O museu do São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, a ser entregue em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi, na linha 4 do Metrô.

Projeto agradou os dirigentes presentes (foto: site oficial do SPFC)
O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, e o diretor do Santos, Alex Fernandes, também participaram da reunião. Todos aprovaram e elogiaram a ideia. O objetivo é que a transformação das estações comece no segundo semestre deste ano.
Pessoalmente gostei do projeto. Espero que realmente saia do papel em breve e sirva para aproximar cada vez mais o cidadão do futebol, por meio do resgate de ídolos e glórias do passado.
O fato desse projeto ser no metrô, onde passam milhares de paulistanos, vai aproximar o cidadão da capital de São Paulo com a história do seu time, algo que acho excelente.
Entretanto, uma medida dessas num aeroporto internacional faria com que muitas turistas possam ter acesso a história dos grandes clubes brasileiros, tornando-se assim potenciais consumidores, e com bastante dinheiro para gastar.
Abraços
By: Gustavo Barreto on 11/março/2009
at 10:43 am
Concordo com o meu xará acima. Não raro, nas salas de espera dos aeroportos há jogos de equipes europeias sendo transmitidos. Acredito que o futebol clubístico deveria ser melhor explorado nos aeroportos internacionais e um museu, ainda que itinerante, seria uma grande ideia.
By: Gustavo on 11/março/2009
at 11:02 am
Legal, Marcos. Bom destaque para a foto.
By: João Ricardo Lima on 11/março/2009
at 11:49 am
Ótimos comentários dos dois Gustavos e do Jota Lima.
Assino embaixo de um projeto similar nos Aeroportos. Atenção Infraero! 😉
No mínimo os clubes deveriam montar lojas para vender produtos aos turistas.
Abs,
Marcos Silveira
By: Marcos Silveira on 11/março/2009
at 2:13 pm
Oi Marcos!
Gostei do tema.
Mas não concordo quanto aos dirigentes citados, vc sabe!
Beijos
By: Yule on 11/março/2009
at 3:41 pm
Acho interessante a idéia do projeto, outros deveriam surgir. Porém, tenho receio do que possa ocorrer, tendo em vista o perfil do torcedor paulistano que comparece aos estádios, e normalmente frequentam o metrô (não são todos, claro). Não fico otimista se houver um clássico Corinthians e São Paulo no Morumbi, com vitória são paulina, com a idéia de torcedores corinthianos encontrarem um museu tricolor na futura estação São Paulo – Morumbi, por exemplo.
A idéia relacionada aos aeroportos, citada acima, mostra um exemplo do que eu tentava buscar lendo a reportagem. Está na hora dos clubes darem espaços para todo tipo de torcedor. É muito legal ter o “bando de louco” gritando 90 minutos, mas existem outros perfis de torcedores que se afastam do futebol por falta de condições e tratamentos dos quais teriam direito. Antes de tentar trazer esses torcedores de outro nível social (aeroportos) para o futebol, é preciso dar condições e tornar o espetáculo atrativo para eles também.
By: Tiago on 12/março/2009
at 6:55 pm
Marcos, olha a provocação que veio de um aluno meu ontém em aula…..e o JUVENTUS ?
Não caberia uma ação na Bresser-Moóca ?
Abraços,
Robert
By: Robert Alvarez Fernández on 13/março/2009
at 2:47 pm