Publicado por: Marcos Silveira | 2/março/2009

F&N quer saber: Site do seu clube

Nos últimos dias pelo menos 3 posts aqui no F&N falaram sobre a importância da Internet como ferramenta de comunicação dos clubes de futebol.

O primeiro abordou o case Manchester United, o segundo fez o contraponto com o case Nottingham Forest e o terceiro falou sobre o potencial inexplorado do site do Palmeiras, admitido pelo presidente Belluzzo e que se repete na maioria dos times brasileiros.

Aproveitando esse gancho, o F&N quer saber: “Com que frequência você acessa o site do seu clube?”

Participe da enquete (que fica na barra lateral) e conte pra gente nos comentários como é a sua experiência com o site do seu clube.

Inclusive os melhores sites que forem indicados nos comentários vão ganhar destaque num futuro post.*

E agora veja como ficou a acirrada enquete da última semana: “como deveria ser a divisão das torcidas em clássicos?”

217 leitores participaram:

  1. 50% para cada – 58 votos – 27%
  2. Tanto faz, já que os estádios tem acessos inadequados e a PM é despreparada – 53 votos – 24%
  3. 10% para os visitantes – 44 votos – 20%
  4. 100% para os mandantes – 44 votos – 20%
  5. 5% para os visitantes – 18 votos – 8%

Parece que os leitores do F&N não aprovam muito as opções mais radicais de limitar torcedores…

Agradeço a todos que votaram e peço que continuem participando.

*Incluído após comentário do leitor Marcos Victor sobre o site do Ceará.


Responses

  1. Sou Vascaíno, mas gostaria que vocês dessem uma olhada no site do CEARA.

    Aqui vai o link: http://www.vovo.com.br/

    Na verdade, são siteS e não apenas um site. Parabéns ao Ceará! Fiquei pasmo com o site deles, maravilhoso…

    Descobri no Forum NetVasco, em um debate de torcedores Vasacaínos sobre o pobre site do clube…

    Um site de dar inveja em muito clube ‘grande’ por aí…

  2. Oi Marcos Victor,

    Muito obrigado pelo comentário e pela indicação.

    Realmente o site do Ceará é bem bacana e merece ser visitado por torcedores de qualquer time.

    Estou até acrescentando uma frase no post, que vai virar uma espécie de concurso.

    Os melhores sites que forem indicados aqui nos comentários vão ganhar destaque num post a parte.

    Abs,
    Marcos Silveira

  3. O site do Grêmio é bem organizado e bonito visualmente. No entanto, é um pouco difícil de encontrar notícias passadas. Lembro que fiquei duas semanas de férias, sem acessar a internet e tive um pouco de dificuldade para encontrar algumas informações.

    No entanto, eu recebo uma newsletter por e-mail todos os dias, com informações relevantes do site. Chama-se ANTENA TRICOLOR.

  4. Desculpe…mas acho que vc nao soube fazer a leitura correta dos dados .

    20% concordam com 10% , 20% concordam com 0%, ou seja , sem visitantes e 8% concordam com 5%.

    Portanto temos 48% concordando em uma carga reduzida de ingressos aos visitantes , para nao dizer sem carga nenhuma.

    Apenas 27% concordam em dividir o estadio , portanto estes sao minoria e nao maioria como vc apontou. Os outros que nao souberam opinar (tanto faz ) sao aqueles que , ou nao tem opiniao formada sobre o assunto , ou votaram por votar ( o q faz com q seu voto seja desconsiderado ).

    Penso que esta questao já foi amplamente esclarecida , os times que possuem estadios precisam URGENTEMENTE colher receitas deste patrimonio , pois apenas renda de jogos no Brasil não é suficiente.
    A locação , arrendamento ,aluguel, etc… de espaços têm sido uma das saidas para obter lucro .
    O Santos jogou em seu estadio neste ultimo domingo e disponibilizou os 10% a torcida do spfc. Normal…nenhum dirigente do SPFC esperneou , a imprensa nao fez estardalhaco como fez qdo foi com o Corinthians, nao teve enquetes na internet perguntando se era justo ,etc… tudo como deveria ser , ja que estamos no ano de 2009 , o marketing esportivo é uma realidade e , quem nao teve planejamento de construir um estadio para tirar proveito dele , agora chora.

    Oi Gleder,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    O seu raciocínio até faz sentido, mas nesse caso não existe leitura errada, como você afirmou.
    Eu apenas faço uma leitura um pouco diferente do resultado da enquete, que de fato me surpreendeu.

    Acreditava que o mais natural seria que a maioria das pessoas votasse na restrição da torcida visitante, principalmente pelas ocorrências do clássico entre São Paulo X Corinthians serem tão recentes. Mas mesmo somando as 3 alternativas, não chegamos a 50%. E ao contrário de você, não creio que devemos desconsiderar a opinião de quem optou pela opção “tanto faz”.

    Enfim, a enquete obviamente não tem valor científico e a intenção dela foi apenas debater o assunto, que vai demorar pra se esgotar.

    Participe sempre!

    Abs,
    Marcos Silveira

  5. http://www.atleticoparanaense.com.br é o canal oficial do clube com a torcida. Acesse o mirante virtual, onde tem fotos das obras para a ampliação da Arena atualizadas diariamente.

  6. Oi, pessoal do F&N! Parabéns pelo blog!

    Acesso diariamente o blog, mas nem sempre comento pois muitas vezes não tenho o que acrescentar… Excessão feita quando o tópico se refere ao IMORTAL de POA!

    Mas vamos ao que interessa nesse tópico! Eu acesso diariamente o site do Grêmio. Por vários motivos: para ver novidades sobre o time, pra ver se tem alguma novidade e/ou promoção na loja oficial e pra comprar ingresso.

    A melhor coisa da página do Grêmio é a compra de ingresso. Não sei se outros clubes têm essa comodidade, mas é algo que funciona, então, tem que ser destacado! Tanto os sócios como os torcedores não sócios podem comprar o ingresso pela net, os primeiros com desconto de 50%. (categoria sócio torcedor, na qual me enquadro.)

    Quanto a questão da informação, elas são mais institucionais, mesmo. As novidades saem antes na imprensa esportiva, sempre!

    Na loja, os preços são salgados e os sites especializados em camisas de futebol praticam um preço bem mais em conta. No final do ano passado, o meu presente de Natal foram as camisas oficiais do Grêmio, modelo 1 e 2, que comprei nas Americanas.com por R$ 99,90 cada uma. No site oficial estava por R$ 159,90 cada. (Aliás, fica a dica pra um futuro post: por que as camisas de futebol são tão caras?)

    Outra coisa que merece destaque é a Grêmio TV e Grêmio Rádio! Sabe, é interessante tu ouvir o jogo do teu time onde o narrador (Haroldo Santos, acessor de imprensa do Tricolor) grita o gol assim, ó: “É NOSSO, É NOSSO, É NOSSO!” O ruim é que a internet apresenta um delay de 30 segundos ou mais, então, numa cidade onde quando sai o gol sempre há gritaria e foguetório ( dos gremistas ou dos rivais comemorando) fica chato, tu ser o último a saber, né? Uma experiência que foi feita ano passado, mas que parou, foi que a Grêmio Rádio entrava em cadeia com uma rádio AM de POA, assim podia se ouvir em tempo real a transmissão! Aí sim, show de bola total!

    A Grêmio TV tem vários programas legais até, e começou em 2006 acho, sendo uma experiência pioneira no país, acredito.

    Enfim, acredito que o site do Grêmio é bom. Pode ser melhorado, claro, mas essa opinião não é muito isenta, mesmo! ;o)

  7. fala pssoal, sou corintiano, todos os dias entro no site do Timão, bem legal também
    http://www.corinthians.com.br

  8. Sou botafoguense e moro em São Paulo, tento entrar no site do meu clube com alguma frequencia, mas dificilmente encontro algo de meu interesse (noticias e informações eu encontro mas rapido e mais facil em sites de noticias de esportes).
    Um coisa que sinto muita falta é de conteúdo principalmente para quem mora longe do rio de janeiro e não consegue acompanhar o dia-dia do clube com um carioca. Principalmente nos dias de jogos. Um pacote voltado pra esse publico é algo muito carente nos clubes em nosso país.

  9. Obrigado a todos pelos depoimentos e indicações.

    Pelo que eu tenho acompanhado, os sites de clubes do Sul e do Nordeste estão melhores do que a maioria dos sites de times do eixo Rio-SP.
    A maioria dos comentários aqui confirma isso.

    Na semana que vem faremos um post sobre esse assunto.

    Continuem participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  10. Sou botafoguense e endosso o que o Marcellus falou.

    Ano passado havia intervalos de dias entre 2 atualizações. Apesar da manutenção do layout até então o site ainda é fraco.

    O site do Botafogo é carente de informações e possui uma interface pobre. Faltam galerias multimídia com possibilidade de downloads, mais interatividade com o torcedor.

    Abraços

  11. Sou torcedor do Atlético Paranaense e costumo visitar os sites todos os dias.

    Digo os sites – exatamente; no plural – pois acontece um caso muito peculiar a respeito disso. Além do site oficial do clube, o maior portal de visitas e informações sobre o clube é outro, feito por uma equipe de torcedores/jornalistas responsáveis e muito competentes que o mantém atualizado todos os dias, pontualmente. Sendo assim, ganhando por diversos anos o prêmio iBest e o respeito da própria torcida rubro-negra.

    Acontece que, com isso, o clube percebeu o enorme potencial que um meio de comunicação direto com os torcedores – algo que no Atlético até um tempo não muito distante era muito falho por parte da própria diretoria -, resolveu investir forte neste ramo, fazendo assim uma reformulação total em seu site oficial, investido em publicidade do mesmo, etc. Um exemplo disso é que, como o clube anda em negociações por patrocinio de camisa, estampa o site oficial na mesma.

    Assim, nós torcedores somos os maiores beneficiados e eu pessoalmente não tenho reclamação alguma em relação a algum dos dois sites e indicaria não somente um, mas os dois para análise.

    Eis aqui…

    http://www.atleticoparanaense.com (site oficial)

    http://www.furacao.com (site 100% não oficial)

    A respeito do “100% não oficial”, como consta no próprio site, necessitaria de outro momento para comentar a respeito do assunto.

    Deixo aqui meus parabéns também ao pessoal daqui.

    Um grande abraço!

  12. Amir, sou Flamenguista mas n acesso o site do Fla todos os dias, apesar de muito interessante. Pois tem uma área pra crianças, pra pintar joguinhos e baixar jogos, etc, muito interessante.
    tem uma parte dedicada a charges do fla, além de links pro youtube, flatv e outros.
    mas o q deixa a desejar e o q faz o site n se aproveitado para as áreas anteriores é a pouca informação do dia-a-dia do clube, q quase sempre traz noticias de outros site, coisa totalmente errada, pois seriam os sites comercias q deveriam t o site do fla como fonte, e n o contrario. dessa forma torna-se desinteressante e pouco visitado, fazendo com q promoções instituicionais não alcancem uma maior numero de torcedores.
    outra coisa q acho interessante falar é q na NBA, por exemplo, tem o site das franquias na quadra, na tabela, ou seja, muito visivel pra quem assiste.
    Enquanto no brasil, deve t gente que n sabe nem q o flamengo tem um site. o clube tem uma loja virtual, mas parece que eles n querem q ninguem saiba q ela exista. pois o site é umas das formas do torcedor pode chegar na loja pra comprar produtos do clube, como acontece na NBA e em outras grandes ligas.
    Ai ficam com salários atrasados, adiantando receitas para atrasar novamente no futuro, e não sei o pq não buscam maximizar. e o site um belo exemplo disso.
    Abraço!

  13. o nome do site tbm poderia mudar.
    ao invés de flamengo.com.br, deveria ser só fla.com. bem mais interessante e mais facil de acesso. algumas franquias da nba abreviam o nome no site pra tornalo mais atrativo.

  14. Sou torcedor do Atlético Goianiense (www.atleticogoianiense.com.br) e, particularmente acho o site do meu time muito limitado, acho também que sites de times de futebol são grandes ferramentas de marketing, todos os dias acesso os sites do Atlético (acima) e do Botafogo-RJ (que também é meu time de coração), eventualmente entro nos sites de outros clubes até para que eu tenha parâmetro para críticas.

    Parabéns pelo seu trabalho, todos os dias passo por aqui e dou uma “espiada”.

    Abraços!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: