Publicado por: João Frigerio | 17/fevereiro/2009

F&News: Barcelona quer abrir centro de formação no Brasil

Dando sequência ao meu último post, vou dividir com vocês a conversa que tive com o presidente do Barcelona, Joan Laporta, após a coletiva do Rummenigge na reunião da Associação Européia de Clubes (ECA).

Presidente do Barça está de olho nos talentos brasileiros

Presidente do Barça está de olho nos talentos brasileiros

O assunto principal foi a decisão da ECA e as finanças dos clubes, mas também falamos dos planos do Barcelona de abrir uma academia de formação no Brasil, o que possibilitaria recrutar jovens jogadores brasileiros sem ter de levá-los para fora do país ainda muito jovens (o que, aliás, é contra regulamentação da Fifa).

Confira como foi o papo com o dirigente do Barça:

F&N: Uma das decisões da assembléia geral foi de criar um maior controle para evitar que clubes formadores percam seus jogadores ainda muito jovens. Isso vale só para os países europeus ou a idéia é que esse princípio seja adotado globalmente?

Joan Laporta: O que foi acordado é válido em âmbito europeu. Mas posso falar pelo Barcelona. Pensamos que os novos talentos devem se desenvolver em seus países de origem. Por isso nós já temos centros de treinamentos para jovens em vários lugares, como a Argentina, por exemplo. Respeitamos os países e as famílias dos futuros jogadores.

F&N: Planos para o Brasil?

Laporta: O Barça está “conversando com interessados” para abrir uma academia de formação de atletas no Brasil.*

*(((Comentário meu: assim o clube não infrigiria nenhuma lei (levar menores embora do Brasil, por exemplo), pois estaria cuidando dos jovens atletas no país de origem.
Puro palpite, mas fiquei com a impressão de que a organização parceira poderia ser uma rede de supermercados…)))

F&N: Rummenigge disse que seria muito difícil implementar um teto salarial e que a melhor solução para se controlar as finanças dos clubes atualmente seria um sistema de licença (licensing system) da Uefa. A Uefa já tem um sistema de licença há anos. Há alguma proposta para mudar esse sistema?

Laporta: A dificuldade em criar um sistema de licença como o da Uefa é encontrar um equilíbrio para que clubes de todos os países possam estar de acordo. É mais difícil para uns do que para outros, mas ao mesmo tempo é necessário que haja equilíbrio e que as exigências sejam possíveis de serem cumpridas por todos, de acordo com as diferenças em capacidade financeira e econômica. É importante também que haja transparência. Devido à grande diversidade existente entre os países, é muito difícil encontrar esse equilíbrio. Essas mesmas diferenças culturais ou econômicas dificultam, por exemplo, a introdução de um teto salarial. Muitos falam em um teto baseado numa porcentagem das receitas de cada clube. Eu pergunto: nessas receitas deveriam-se incluir as receitas com vendas de jogadores? Essas são receitas operacionais ou extraordinárias? O que é o salário do jogador? Incluí-se aí as comissões dos agentes? Como lidar com clubes que não são apenas de futebol, mas multi-esportivos? Os salários de atletas de basquete, handebol etc. entrariam nesse limite da arrecadação dos clubes? Acho que estamos trabalhando no caminho certo, mas há ainda muitas dúvidas e questões que devem ser levadas em consideração antes de se pensar em impor um teto salarial.

F&N: Tradicionalmente, quando clubes de futebol perdem dinheiro, seus donos acabam cobrindo o rombo no fim do ano com dinheiro vindo de seus outros negócios. A Inter de Milão é só um exemplo entre muitos. No entanto, com a chegada de bilionários americanos, xeques árabes, oligarcas russos, principalmente na Premier League, o que eram alguns milhões por ano passaram a ser muitos milhões. Isso não é uma coisa que preocupa mesmo os grandes e tradicionais clubes europeus?

Laporta: Ninguém gosta de perder dinheiro, não importa quanto. É claro que a situação vai se agravando, e é por isso que os clubes estão empenhados em aperfeiçoar métodos de controle de gastos. Mas lembre-se que salários mais altos contribuem para melhores perfomances. E, no fim das contas, isso também gera mais dinheiro.


Responses

  1. Sobre os planos para o Brasil ele bem que poderia ter dito alguma coisa menos vaga até pq isso terá um impacto no futebol do estado onde essa academia for maior do que os tetos salariais na Europa.
    Imagina um time de jovens talentos treinando com uma estrutura de 1° mundo e usando um campeonato estadual pequeno tipo RN / PB para “treinar”? Não só atrairia todos os talentos da área como tbm levaria todos os canecos do estado… espero que venham mesmo.

  2. Comparo isso a mesma coisa de pesquisadores estrangeiros que vem como visitantes e entram na nossa amazônia promovendo uma bio pirataria das nossas matérias-primas da floresta.

    Por outro lado tem aquele velho impasse… Deixar uma criança aqui no Brasil morando abaixo da linha da pobreza e não dar uma oportunidade para gerar receita para sua familia é muitissímo complicado.

  3. Gostaria de enviar uma proposta para vossa exelencia a respeito da formaçao do centro esportivo ( pois no´temos um clube proficiomal mas a nossa finalidade e a formaçao de atletas e estamos procurando novos parceiros para que possamos desenpenhar um grande papel no cenario nacional e internacional pois se trata de uma equipe nova e ja temos uma boa estrutura.

  4. Serial Bem Melhor Se Abrisse Uma Academia Aki em salvador Por Aki Tem Tanos Jogadores de Qualidade Como eu Tou Esperando Minha Oportunidade Pra Futuramente eu Ser Um Jogador De Futebol Profissinal

    Nome:Bruno
    cmd:173
    Posição:segundo volante,meia diraita ou esquerda
    Bato Com As Duas Pernas

  5. Seria bem bacana pois o brasil tem o melhor futebol do mundo de qualquer maneira se virem mesmo acho que todos os estados do brasil tem que ter a mesma oportunidade sem desigualdade.

  6. Olá, meu nome e neto tenho 17 anos ,moro em fortaleza-ce estou em busca de oportunidades.
    meu e-mail: neto_toc157@hotmail.com
    posição:atacante
    chuto bem com as duas pernas


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: