Como escreveu no último sábado o nosso companheiro João Frigerio, nesta segunda e terça-feira a Associação Européia de Clubes de Futebol (ECA) terá uma assembléia geral em Genebra, na Suíça.
E a grande expectativa do encontro é a discussão a respeito de um possível “salary cap“, ou teto salarial, para os clubes europeus. Aproveitando o tema, o F&N quer saber:
Por se tratar de um assunto bastante polêmico e ainda embrionário, preferi formular a pergunta da maneira mais direta possível. Mas a discussão pode (e deve) ser aprofundada nos comentários.
E agora vamos fazer um balanço da primeira enquete. Na última segunda-feira, perguntamos a você: “qual assunto desperta mais o seu interesse?”
223 pessoas participaram da enquete. Confira os resultados:
- Marketing – 62 votos – 27%
- Patrocínio – 41 votos – 18%
- Finanças – 37 votos – 16%
- Gestão – 36 votos – 16%
- Mídia – 18 votos – 8%
- Comunicação – 15 votos – 7%
- Direito – 7 votos – 3%
- Meio acadêmico – 7 votos – 3%
- Outros – 5 votos – 2% (3 votos para “Arenas”; 1 para “Relacionamento dos clubes com seus torcedores” e 1 para “Notthingham Forest”)
Agradeço a todos os que votaram e nos ajudaram a conhecer um pouco mais do perfil (e das expectativas) dos leitores do F&N.
Continue participando (nos comentários e nas enquetes) para elevar cada vez mais o nível do debate.
Faz sentido a estipulação de um teto salarial na Europa, para permitir tornar os campeonatos nacionais mais competitivos. De quebra, isso poderá ajudar a evitar um pouco a evasão exagerada de jogadores de fora da Europa, embora não seja esse o objetivo da iniciativa.
By: Gustavo on 9/fevereiro/2009
at 9:38 am
Além de não concordar, acredito ser bastante difícil adotar um teto salarial para atletas, pois os clubes sempre vão achar um meio de burlar esta determinação através de premios, direitos de imagem e outras formas já conhecidas, como bixos, luvas, etc…
By: João on 9/fevereiro/2009
at 10:07 am