Publicado por: João Frigerio | 22/janeiro/2009

O Brasil que quer crescer

Acredito que todos os que participam deste site, seja escrevendo posts ou comentários, vejam o esporte não só como uma atividade de lazer mas também como um importante setor da indústria geradora de riquezas de um país ou mercado.

Embora sempre haja muita divergência a respeito de vários assuntos (como podemos constatar pelos comentários dos posts), um tema parece ser unanimidade (ou quase): Há ainda uma grande falta de profissionais capacitados para que a gestão do esporte seja realmente bem feita!

E uma coisa interessante que eu notei, estando aqui na Europa, é que o Brasil é um dos países que lidera esse processo de reciclagem e de profissionalização da gestão esportiva. Ainda estamos bem atrás de países desenvolvidos da Europa e anos-luz atrás dos norte-americanos, mas o Brasil mostra uma progressão acelerada no que diz respeito à preparação de profissionais que visam trabalhar nessa área.

Acabei de voltar de uma apresentação que dei na Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suiça). Lá eles tem um curso anual de pós-graduação em administração esportiva e tecnologia no esporte. Eram quase 40 alunos de cerca de 20 nacionalidades diferentes. Quatro eram brasileiros! Só havia mais suíço (normal, já que o curso é na Suíça) e indianos (cinco deles). E por esse curso, que tem a chancela do COI, já passaram vários outros brasileiros.

Eu, quando vim para a Europa em 2004, fiz um Mestrado em Gestão, Direito e Ciências Sociais do Esporte que é mais popularmente conhecido como FIFA Master (isso porque tem o apoio e chancela da FIFA, mas futebol é apenas um entre vários esportes estudados).

O Fifa Master está entrando em seu décimo ano de existência. Já passaram pelo mestrado cerca de 240 estudantes de 72 nacionalidades diferentes. Só 3 destes países estiveram representados em todas as edições do curso: Grã-Bretanha, Itália… e Brasil!

Se isso não quer dizer muita coisa, mostra ao menos que o brasileiro percebeu que deve se preparar e, mais do que isso, está de fato indo atrás.

 

xxx

 

Falando em Fifa Master, vou deixar aqui a dica para quem quiser saber mais sobre o curso.

Basta ir a www.fifamaster.com . Para aqueles que desejam se inscrever, o prazo final para participar da  10ª turma do curso é 6 de fevereiro.

 

xxx

 

Outra dica muito boa: os alumni brasileiros do Fifa Master estão organizando o I Seminário Fifa Master Alumni. O evento acontecerá no dia 14 de março, no auditório da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. A turma do Brasil é a primeira a organizar um evento desse tipo no mundo!

 

Colocarei mais detalhes sobre isso na próxima semana, quando o site deles estiver no ar.

 

xxx

 

Para finalizar, para quem procura uma pós na área no exterior aí vão uns links:

Curso

Web

   

DeVos Sport Business Management Program

www.bus.ucf.edu/sport

Master of Advanced Studies in Sport Administration & Technology

www.aists.org/msa

Master of Business (Sport Management)

www.deakin.edu.au

MS in International Sports Management and Event Management

http://programmesmsc. euromed-marseille.com/default.aspx?rub=239   

MBA – Sports Management

www.euruni.edu

International Master in Management, Law and Humanities of Sport (FIFA Master)

www.fifamaster.org

MSc Sport Management

www.lboro.ac.uk/departments/sses

Global MBA Sport and Major Events

www.was-executivecentre.org

 

Responses

  1. Olá João… Seja bem vindo ao blog!!!

    Se for possível, gostaria que você indica-se nome(s)livros sobre o tema “Gestão Esportiva”.
    Há uma escasses de (boas) obras, editadas sobre o tema aqui no Brasil.
    Observo que sou o principiante (iniciante) no assunto.

    Um Abraço!!!

  2. João, muito interessante seu post. Terminei meu curso de Administração e Marketing em Dezembro de 2008, e meu TCC foi sobre o marketing esportivo. Me apaixonei e me identifiquei muito pelo tema, e já estou pensando em fazer uma pós graduação e seguir carreira na área!

    Gostaria que se possível você me indicasse algumas faculdades aqui no Brasil que tem este curso. Sei que a ESPM tem, mas gostaria de dar uma consultada em outras.

    Muito obrigado e um forte abraço!

  3. Olá João, obrigado pelas dicas!

    Possuo 18 anos e ainda tenho um certo tempo para pensar.
    Guardarei os endereços do site e usarei só daqui uns 7 ou 6 semestres hahaah.
    Entrei na faculdade de Adm. de Empresas no meio do ano passado. E agradeço ao Bardella e Amir que me orientaram pra esse curso depois de eu perguntar qual seria o melhor para entrar preparado numa pós em Gestão ou Mkt Esportivo.

    Nesse meio termo eu ainda irei a palestras pra não ficar desatualizado. Continuar com as pesquisas acadêmicas e outras coisas. E claro, acessando o Blog.

    Acredito que estou no caminho certo..heeheh
    E espero fazer parte dessa leva de profissionais!
    Abraços

  4. Olá Carlos,

    Obrigado pela participação.

    Desde que comecei a percorrer esse caminho do estudo da gestão esportiva, tive a oportunidade de ler varios livros sobre o assunto. Vou tentar te passar um bom mix de ‘conceitos fundamentais’ e ‘ideias originais’ (pelo menos à epoca em que foram escritos). Eles são todos em ingles (nao sei se ha traducao em portugues).

    Aqui vão:

    Sport Marketing; de Mullin, Hardy e Sutton

    The Elusive Fan; de Rein, Kotler e Shields (lembrei deste em razao de um dos posts que fala do tratamento ao torcedor)

    Sport Business in the Global Market Place, de Westerbeek and Smith

    O primeiro, como o titulo indica, foca em marketing; o segundo eu diria que e’ marketing/management e o terceiro tem um enfoque financeiro.

    Se eu lembrar de outros, adiciono à lista.
    Ha, e convido outros participantes do blog e leitores à contribuir com essa lista, já que eu tambem estou bastante interessado a ouvir sugestões de voces!

  5. Olá Diego,

    Como já estou fora há um bom tempo, e eu sei que vários de meus colegas de blog fizeram cursos desse tipo aí no Brasil, vou transferir o seu pedido a eles, ok?

    Certamente, eles estarão mais por dentro do que eu.

    Grande abraço.

    Joao

  6. Ola’ Ricardo,

    se vc vai na do Amir e do Bardella, vc esta’ no caminho certo, com certeza!

    Abs

    JF

  7. Olá Diego,

    A Federação Paulista de Futebol tem um curso de Gestão Esportiva, chamado Master em Gestão do Futebol, único curso brasileiro totalmente focado na gestão do futebol.

    As inscrições para a segunda turma devem iniciar em breve.

    Caso tenha interesse me envie um email que passo mais informações para você.

    Um abraço.

    Amir

  8. A respeito de literatura sobre administração esportiva, tenho uma série de livros para indicar. Prometo que, para a primeira semana de fevereiro, preparo um post sobre isso.
    Também gosto muito do tema, tanto que fiz meu TCC, em 89, na FEA-USP, sobre Marketing Aplicado ao Futebol, pegando o caso do São Paulo, que estava iniciando suas ações de marketing esportivo.
    Abs. João Carlos

  9. Agradeço a oportunidade do acesso a tão valiosas informações.
    Sou do Rio de Janeiro , capital, e ficaria imensamente agradecido sobre cursos que se iniciassem no ano letivo de 2009 relativmente a gestoa desportiva e/ou adminstração desportiva.
    Gostaria de enfatizar ser o interesse real a atuação em clubes de futebol profissional.
    Desde já meus sinceros agradecimentos. Abs Edison Candido

  10. queria saber em que faculdades relizam este cursso. Se tem no Brasil ou em outro lugar e se precisa mesmo saber muito de futebol. Desde ja agradeço.

  11. Caro João Frigueiro,
    estou muito interessado em fazer o curso FIFA MASTER no periodo 2010/2011, li bastante a respeito, mas ainda não vi nada sobre aqueles que o concluiram. Vale mesmo a pena, vez que o gasto é alto e demanda a saída do país pelo prazo de um ano? Vc ficou na Europa por conta do curso? Foi ele que te abriu as portas ou vc ja estava e o fez para complementar o seu conhecimento? Gostaria, se vc pudesse, que me orientasse a esse respeito. Muito Obrigado.

  12. Faço minhas as palavras do Publio, gostaria de saber as mesmas coisas sobre o FIFA Master!
    abraço e obrigado!

  13. Idem aos dois comentários a cima


Deixe um comentário

Categorias

