Publicado por: Maurício Bardella | 23/junho/2008

Informações sobre o novo Palestra Italia

Amigos, na semana passada vários leitores nos pediram informações sobre o projeto de remodelação do estádio Palestra Itália. Definitivamente, não se trata de uma mera reforma, mas de uma ampla reconfiguração da arena.

 

As informações ainda são, naturalmente, preliminares, uma vez que o projeto será votado pelo Conselho Deliberativo do Palmeiras no final desse mês, apenas.

 

A WTorre, parceira do clube nesse projeto, é uma construtora nacional com um portfólio amplo de empreendimentos comerciais e industriais, e que há alguns anos vem buscando diversificar sua atuação, entrando no promissor mercado das arenas esportivas. Os custos de construção são menores através da atuação da empresa, uma vez que ela pretende se remunerar com os lucros operacionais do empreendimento e não aplicando margens sobre a obra em si.

 

Para o Palmeiras, trata-se de uma oportunidade clara para ampliar suas receitas com a operação da nova arena e reformular não apenas a estrutura do estádio, mas também do clube social, já que o projeto engloba investimentos também nessa área. Desnecessário dizer que o clube, com recursos próprios, não teria qualquer perspectiva de realizar investimento semelhante. É claro que os termos comerciais do acordo devem ser discutidos pelos diretores, conselheiros e associados, mas a princípio me parece uma oportunidade muito interessante.

 

Além disso, caso o empreendimento seja aprovado e levado adiante, teremos a primeira demonstração efetiva de que o capital privado está realmente disponível e interessado em investir no segmento de arenas esportivas, mudando radicalmente os conceitos que temos hoje. Claro que alguns dos parâmetros de análise atuais deverão ser modificados para que a arena seja viável, como as médias de público e tíquete médio, que necessariamente deverão ser ampliados – observem que isso não significa que todos os ingressos na nova arena serão caros; significa, sim, que parte considerável da arena deverá oferecer mais serviços e cobrará por isso.

 

 

 

Estádio do Palmeiras deve sofrer sua mais radical modificação

 

Vários de nosso leitores nos ajudaram com informações, e destaco aqui três links muito úteis apresentados pelo leitor Ricardo Teixeira:

 

1) Texto extraído do blog de Mauro Beting

 

http://www.lanostracasa.com.br/files/3a8b3cfe0c1de15b30214852fb14ebdc-48.html  

 

 

2) Mais informações e algumas retificações sobre o texto anterior.

 

http://www.lanostracasa.com.br/files/3a8b3cfe0c1de15b30214852fb14ebdc-48.html

 

 

3) Projeções de faturamento da nova arena, postado por Vicente Criscio no blog Terceira Via Verdão.

 

http://terceiraviaverdao.blogspot.com/2008/06/uma-anlise-superficial-das-receitas-e.html

 

 

O leitor Vagner Fioratti, por sua vez, esteve presente a uma reunião para apresentação do projeto e nos forneceu informações preciosas, assim como suas impressões.

 

Tomo a liberdade de publicar em seguida as suas palavras, quase que integralmente. Creio que essa é a melhor maneira de mostrar o projeto.

 

Agradeço aos amigos pelas informações, que faz de vocês não apenas leitores, mas sim colaboradores de fato.

 

 

Por Vagner Fioratti

 

“No dia 21 de junho assisti a uma apresentação sobre as obras previstas para a construção da nova Arena Palestra Itália. Na verdade, mais do que a construção da nova Arena, a WTorre vai reformular toda a sede social da Sociedade Esportiva Palmeiras. Algumas novidades foram apresentadas. Inclusive todas as imagens de projetos que foram divulgadas no site oficial do clube devem ser esquecidas. Tudo mudou.

Sobre a Arena, terá três anéis. O intermediário terá dois pisos de camarotes, somando mais de 260 camarotes de 12 pessoas cada sendo que todos eles serão modulares. No terceiro anel haverá um restaurante panorâmico que funcionará todos os dias da semana para sócios e não-sócios. A meta das piscinas será fechada e o campo deslocado sete metros em direção da Francisco Matarazzo. A capacidade segue com 42 mil pessoas com mais 2 mil lugares para imprensa e estacionamento para 1400 automóveis.

O clube receberá também muitos benefícios. O ginásio II será demolido, bem como as quadras que ocupam o espaço hoje desde o estacionamento da entrada principal do Estádio. Um prédio destinado a receber as quadras poliesportivas, de tênis e campo de futebol society será construído. Outro prédio administrativo ocupará um espaço ao lado, de frente para a avenida.

Cinqüenta milhões de reais serão destinados à remodelação do clube. Outros 220 milhões serão investidos no estádio e num centro de convenções que receberá eventos com teatros para 500 e 2000 pessoas.

Um cronograma foi apresentado. São datas bastante arrojadas. Vejamos:

– 30/06/08 – Reunião do Conselho Deliberativo para aprovação do projeto
– 18/07/08 – Lançamento da pedra fundamental. Início das obras.
– 01/12/08 – Entrega do prédio que abrigará as quadras esportivas
– 02/01/09 – Início das obras da Arena
– 04/09 – Interdição do Estádio
– 08/09 – Entrega do prédio administrativo
– 15/12/10 – Entrega da nova Arena

Com esta parceria o Palmeiras consegue remodelar o seu estádio e, além disso, reconstruir quase completamente sua sede social. Além das vantagens e das novas receitas que serão geradas pela nova arena, é ainda possível atrair mais sócios oferecendo um equipamento totalmente remodelado e moderno comparado com o que é hoje a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Sobre o negócio, não trataram nesta reunião. Pelo que sei são 30 anos de parceria. Nos primeiros 5 anos o Palmeiras fica com 5% da receita e com as bilheterias dos seus jogos. A cada 5 a participação do Palmeiras no uso da Arena e do centro de convenções será aumentada em 5%, até chegar aos 30% dos últimos 5 anos de acordo. O custo de manutenção do Estádio ficará a cargo da WTorre.

Pelo que sei o projeto passa pelo conselho dia 30 com facilidade. Mas nessas questões…nunca se sabe…é aguardar para ver.

Só para esclarecer. O restaurante do terceiro anel ocupará uma parte do anel. No restante serão cadeiras normais para a torcida.

Mais um detalhe. Para se ter idéia do tamanho do prédio que abrigará as quadras esportivas: um piso abrigará 6 quadras de tênis. Não será fechado com paredes. Será fechado com telas para ventilação e coberto com cerca viva formando alguns desenhos.

Ah! Não haverá lojas tipo shopping center. Nem faria sentido já que o estádio está localizado entre o Shopping West Plaza e o Bourbon. Só haverá o restaurante mesmo.”


Responses

  1. Boa, Maurício!

    Este projeto traz uma inovação para todo Brasil em conceito sobre modernização de estádios.
    Hoje, já temos um gostinho com o Setor Visa. Mas ainda não chega aos pés de Arenas Européias.

    O Palmeiras só tem a ganhar com a nova Arena. Seus prejuízos de hoje com o estádio serão convertidos em lucros. Fora a comodidade que nós, palmeirenses, teremos em assistir aos jogos.
    E ainda pergunto a você: Com a provável aprovação e entrega do projeto ao Governo de São Paulo, é o candidato mais forte a ser sede da Copa-2014 pela cidade? Pois o Morumbi não apresentou absolutamente nada de concreto.

    Só pra realçar: O Palestra Itália é bem localizado; com metrô próximo, Marginal Tietê, próximo ao centro e de avenidas amplas com alta circulação de ônibus.

  2. Ah e mais uma coisa: a WTorre pretende investir em mais estádios no Brasil. Não sei em quais estados.
    Percebe-se que querem lucrar bastante com futebol
    E obrigado por citar-me no post!

    Abraços

    Ricardo, obrigado por sua contribuição valiosa.

    Quanto à WTorre, ela tinha já em 2006 um contrato assinado com o Corinthians de Dualib para erguer uma arena para cerca de 50 mil pessoas. O problema é que se tratava de mais uma confusão do ex-presidente do Corinthians, já que a MSI tinha prioridade em contrato para construir um estádio, e não abria mão disso. Em resumo, o projeto morreu, e a empresa deve estar levantando as mãos para o céu por se livrar de envolvimento com pessoas que ficaram marcadas nas páginas policiais. O projeto, pelo que sei, tinha algumas premissas parecidas com esse projeto do Palmeiras, como por exemplo a receita de bilheteria pertencente ao clube.

    Não tenho dúvidas de que se trata de uma empresa financeira e tecnológicamente capaz de levar esse empreendimento adiante, em um tempo bem curto.

    Um abraço,

    Mauricio

  3. Legal esse post sobre a Arena do Palmeiras..
    Tava querendo saber um pouco sobre ela..Até para comparar com a do Gremio..

    Bom, achei muito boa essa Arena, só que acho que 30 anos de parceria é muito, e ganhando apenas 5% é horrivel, aumentando somente a cada 5 anos esse é pior ainda..
    Acho que a diretoria do Palmeiras deveria rever isso..

    Ja acho muito o Gremio ficar com 20 anos de parceria e ganhando SÓ 65%(lucro anual estimado em 56 milhoes) do valor total da Arena.

    Boa sorte pro palmeiras e pro Gremio.

    Mauríco, se quiser ajuda para fazer o Post sobre a Arena do Gremio me manda um email…

    Abraços.

    Matheus, é mesmo preciso fazer contas, mas repare que a bilheteria pertencerá integralmente ao Palmeiras. O clube terá, de fato, participação nas demais receitas.

    O Marcos vai publicar um post sobre a arena do Grêmio ainda nessa semana. Obrigado por oferecer informações, tenho certeza que ele entrará em contato caso precise.

    Abraço,

    Mauricio

  4. Mauricio,

    Desculpe se fui deselegante em meu comentário anterior sobre o Mineirão. Não foi minha intenção desmerecer suas informações, de forma alguma!
    Apenas estava muito ancioso para uma avaliação da Arena Palestra.
    Acompanho o blog a algum tempo e gosto bastante!
    Num leva a mal!
    abs

    Rafael, eu compreendo a ansiedade, sem problemas.

    Só como colaboração para o futuro, a gente precisa sempre tomar cuidado quando escreve algo, porque uma vez publicado não há volta, mesmo que tenhamos nos expressado mal. O uso intensivo da comunicação escrita nos blogs, “messengers” e e-mails banalizou um pouco a forma como escrevemos, mas sempre é preciso se cuidar para não ser mal-interpretado.

    Obrigado e continue participando de nosso blog.

    Mauricio

  5. Bom post

    Valeu pelas infos

    Estou na torcida pra tudo dar certo nesse projeto

  6. Achei um site que fornece algumas imagens de como podera ser o novo Palestra Italia.

    http://globoesporte.globo.com/ESP/0,,GF52767-9557,00.html

  7. novo estadio cabera quantas pessoas no estadio palestra italia

  8. TEM QUE COLOCAR MAIS LUGARE TEM QUE CHEGAR 70MIL PESSOAS

  9. QUERO QUE O PALMEIRAS TENHA OUTRO ESTADIO DE CAPASIDADE DE 6000 MILHOESR
    DE PESSOAS OKKKKKKKKKKKKKK


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: