Não se assuste ao ler o título deste post. Não houve nenhuma virada de mesa no futebol brasileiro. O simpático e popular Treze da Paraíba vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Na Timemania, no entanto, o clube de Campina Grande está perto da 1ª divisão.
O mesmo ocorre com outras grandes equipes da Região Nordeste. Santa Cruz (também na Série C), Bahia e Fortaleza (que disputam a Série B) têm boas chances de figurar na “elite” da loteria a partir de 2010, independentemente dos resultados dentro de campo.
Enquanto isso clubes como Coritiba, Náutico e Figueirense, entre outros, correm o risco de seguir o caminho inverso, amargando a “Segundona” da Timemania. Para ajudar a entender, veja o ranking do “time do coração” atualizado até o concurso nº 15:
Novo critério: a partir de 2010 grupos serão definidos pelo ranking
Do total arrecadado semanalmente pela Timemania, 2% é rateado entre os 80 clubes que aparecem no volante, proporcionalmente ao número de apostas que cada um recebeu.
Outros 20% da receita total obtida com a loteria são repartidos da seguinte forma:
- 65% para times do Grupo I (20 da Série A de 2007)
- 25% para times do Grupo II (20 da Série B de 2007)
- 8% para times do Grupo III (40 da Série C de 2007, conforme ranking)
- 2% para times do Grupo IV (18 restantes que aderiram à loteria)
A divisão dos grupos leva em consideração os campeonatos de 2007 por ter sido o ano em que a Timemania foi aprovada. Por isso Corinthians, Juventude, Paraná e América-RN (rebaixados no ano passado) integram o Grupo I. Da mesma forma Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória (que subiram) estão no Grupo II.
Os grupos serão mantidos até o fim do ano que vem. A partir de janeiro de 2010 o critério passa a ser o ranking do “time do coração”. Os 20 primeiros colocados ficarão no Grupo I. Clubes do 21º ao 40º lugar serão do Grupo II e do 41º ao 80º do Grupo III. O Grupo IV segue com as outras 18 equipes.
A significativa diferença da porcentagem destinada a cada grupo deve acirrar a disputa entre os clubes para ficar entre os 20 primeiros do ranking. Até o concurso nº 07, o Treze estava em 21º, atrás de Santa Cruz (19º) e Coritiba (20º). Nas últimas semanas o time paraibano deu um salto, passou à frente e conseguiu até abrir uma margem sobre os dois concorrentes.
A impressão que dá é que a briga vai ser do 14º lugar em diante, já que os 13 primeiros colocados (que coincidentemente são os fundadores do Clube dos 13) apresentam uma situação relativamente confortável no ranking.
E por falar em briga, esta semana o Internacional (8º) reduziu consideravelmente a distância para o Vasco (7º). A vantagem da equipe carioca agora é de apenas 465 apostas.
Conforme previsto pelo blog, o Grêmio foi o sexto clube a ultrapassar a marca de 1 milhão de apostas. Os próximos devem ser Vasco e Internacional, provavelmente no concurso nº 17.
E aí vai o quadro com o total de arrecadação após 15 concursos:
Concurso nº 15 da Timemania teve a quarta maior arrecadação até agora
O VILA NOVA/GO, escolhido por 13.094 apostadores, foi o “time do coração” sorteado no concurso nº 15. O prêmio principal continua acumulado e a previsão para o próximo concurso (nº 16) é de R$ 7,8 milhões.
O “azar” da timemania é que a mega-sena acumulou novamente.
Muito bem lembrado, Vitor!
A Mega-Sena acumulada é um concorrente de peso para a Timemania…
Continue participando!
Abs,
Marcos Silveira
By: Vitor on 11/junho/2008
at 10:10 am
Leve-se em consideração também a má fase de Treze e Santa Cruz. Acho que isso pode influenciar o torcedor.
O Treze apanhou feio para o rival Campinense na final do Paraibano. O Santa, meldels, vive a mais grave crise na história.
Você tem razão, Marcos.
A má fase de Treze e Santa Cruz valoriza ainda mais o expressivo número de apostas dos dois times.
Participe mais vezes!
Abs,
Marcos Silveira
By: Marcos Velloso on 11/junho/2008
at 11:40 am
Interessante o fato de mudar os grupos a partir de 2010.
Será que até lá a Timemania será capaz de atingir a meta de 10 mi reais por semana?
Depois de algumas semanas de queda, as duas últimas semanas mostraram aumento na venda do produto. Será que teve influência do começo do campeonato brasileiro?aumento da divulgação?
Abçs
Olá Carlos,
Acredito que a principal razão do aumento na arrecadação das últimas duas semanas é o prêmio acumulado. Quem tem o hábito de apostar está na expectativa de ser o primeiro vencedor da Timemania. A minha maior dúvida é se a arrecadação vai se manter quando o prêmio voltar a patamares mais baixos…
Abs,
Marcos Silveira
By: Carlos Borba on 11/junho/2008
at 12:18 pm
Acho dificil a timemaia continuar “viva” até 2010!
Olá Thiago,
Você não é o único a pensar dessa maneira.
Acredito que a sobrevivência da Timemania vai depender dos valores que cada clube terá de complementar no pagamento da parcela da dívida. Neste primeiro ano existe um teto de R$ 50 mil. A partir do 2º ano o complemento terá de ser integral, o que pode comprometer o orçamento de muitos times…
Abs,
Marcos Silveira
By: Thiago Soares on 11/junho/2008
at 1:24 pm
Marcos, reproduzo aqui a resposta que postei no OCE ao teu comentário sobre a promoção do CAP:
Marcos, quando você aposta fica com o Comprovante – que é teu documento de aposta – e com o volante preenchido, que normalmente a gente rasga e joga no lixo ao lado do guichê.
É esse volante que o torcedor do CAP deposita na urna.
Acho que você passou batido nessa linha do texto. :o)
Já passei no Futebol & Negócio.
Estou, por sinal, terminando um post sobre a TM daqui a pouco, parte dele em resposta a ao leitor anônimo com dúvidas sobre a distribuição do bolo.
Olá Emerson,
Já deixei um novo comentário lá no OCE. Passei batido realmente…
A idéia do CAP para estimular o torcedor a jogar na Timemania é bem interessante.
(Se você ficou curioso, visite o ótimo OCE, que está entre os recomendados aqui do lado)
Comente mais vezes!
Abs,
Marcos Silveira
By: Emerson Gonçalves on 11/junho/2008
at 3:23 pm
Excelente análise, Marcos
No meu (prefiro não usar “falecido”) natimorto blog sobre mkt esportivo, esse era o assunto que ia pautar o próximo post.
A Timemania, claro, não pauta o número de torcedores de cada clube e também não é um termômetro de momento dos times. De qualquer forma, é interessante considerarmos que há um “nível de comprometimento” dos torcedores com seu clube, claro, respaldadas pela comunicação que o próprio clube faz com seus públicos. Como jornalista – e também como colorado – tenho a percepção que a torcida do Grêmio é inferior em tamanho a do Vasco, bem como a do meu Inter, mas ambos clubes tem atingido números superiores a do clube carioca.
Também é interessante perceber, se levarmos em conta os números da Timemania como uma referência relativamente concreta, a SUBUTILIZAÇÃO de ferramentas de marketing e a ineficiência da administração esportiva nos clubes do nordeste. O alto volume de apostas mostra que o universo a ser explorado em ações como sócio-torcedor, campanhas, lançamento de produtos, parcerias, etc está muito aquém das possibilidades..
Abraço!
By: Tércio on 11/junho/2008
at 3:26 pm
Na realidade nao fui muito claro. O que quero dizer é que o universo de torcedores permite um trabalho muito mais expressivo com relação a possibilidades de marketing.
Olá Tércio, obrigado pelos comentários!
Não acho que o seu primeiro comentário não tenha sido claro…
Mas é inegável que este segundo sintetizou muito melhor o que você quis dizer! 😉
Continue participando!
E vê se ressuscita o seu blog!
Abs,
Marcos Silveira
By: Tércio on 11/junho/2008
at 3:29 pm
será que o treze tem essa possibilidade de ir jogar na serie A do brasileiro,contra os melhores times do brasil incluíndo o são paulo,corinthias,internacional,palmeiras e muitos outros.
By: Gabriel on 3/junho/2009
at 10:21 pm