Com pouco mais de 4 meses de vida (completados em 13/05), e com mais de 60 mil acessos nesse período, o Futebol & Negócio celebra a sua primeira parceria internacional.
Futebol Finance: vale a pena conhecer o parceiro português do Futebol & Negócio
O site português Futebol Finance, que (como indica o nome) fala sobre as finanças do futebol, fará uma saudável troca de conteúdo com o nosso blog.
O primeiro texto do parceiro português usando um artigo nosso é sobre o balanço do Grêmio e pode ser conferido aqui.
E o Futebol & Negócio aproveita o palpitante tema “receitas de TV” para reproduzir um pequeno artigo publicado pelo Futebol Finance no último sábado (17/05):
Receitas TV da Premier League aumentam
As receitas da Premier League cresceram 63% no que diz respeito a direitos televisivos, em comparação com o ano anterior. Os clubes da Liga Inglesa receberam este ano 953 milhões de euros, enquanto no no ano passado chegaram aos 583 milhões de euros, estando desta forma previsto um aumento nos gastos na aquisição de jogadores, que na época anterior atingiu um total de 656 milhões de euros.
O Manchester United foi o clube que mais arrecadou este ano, com mais de 61 milhões de euros só em direitos televisivos, sendo que 16,8 milhões de euros provenientes da igual divisão que a Premier League faz por todos os clubes, tal como os 11,6 milhões de euros da venda de direitos TV internacionais. Os restantes 15 milhões de euros, referem-se às transmissões ao vivo e 18,1 milhões de euros, por ter sido o Campeão da Premier League.
De salientar que tanto Arsenal, Chelsea e Liverpool chegaram aos 56,5 milhões de euros de receitas, provenientes de direitos televisivos, enquanto os relegados Derby County e Birmingham City, alcançaram os 36 milhões de euros de direitos TV.
Fonte: Futebol Finance
Fiz questão de manter o texto do nosso parceiro português exatamente como foi escrito, deixando inclusive o termo “relegados” ao invés de substituir por “rebaixados”, mais usual no Brasil.
Mas o trecho mais relevante do artigo, na minha opinião, eu deixei em vermelho. Trata-se da principal diferença entre a divisão dos direitos de TV no Brasil e na Inglaterra.
A Premier League faz questão de separar uma parte substancial dos direitos para dividir igualmente entre todos os clubes. Foi a maneira encontrada pelos ingleses para garantir um orçamento mínimo para cada equipe e tornar a competição mais forte. Quase igual o que ocorre no Brasil…
Esse tema já foi abordado pelo Amir no post Modelo de negociação de direitos – II, em 04/03. Para quem não leu, vale a pena dar uma passada lá. E depois deixe o seu comentário aqui sobre os direitos de TV.
Parabéns!
Quem conhece o trabalho de vocês, diz: Demorou!
Eliete Senra
Valeu Eliete!
Obrigado pela audiência e pela confiança!
Participe mais vezes!
Abs,
Marcos Silveira
By: Eliete Senra on 19/maio/2008
at 12:06 pm
Muito legal. Parabéns aos blogueiros pela parceria.
Obrigado pela força Ricardo!
Participe sempre!
Abs,
Marcos Silveira
By: Ricardo Antunes da Costa on 19/maio/2008
at 2:52 pm
Ah, e sobre a divisão das receitas, o “segredo” foi descoberto pela NBA há muito tempo: Liga lucrativa é liga equilibrada.
É verdade, Ricardo…
Concordo plenamente com você!
Abs,
Marcos Silveira
By: Ricardo Antunes da Costa on 19/maio/2008
at 2:54 pm
Olá Marcos!
Li seu post e o do Amir e expresso minha opinião.
No brasil a audiencia so aumenta na ascensão e no descenso de um clube, em escândalos ou em feitos históricos como grandes goleadas em finais ou titulo que representam o fim de anos sem conquistas. O Sport e o Coritiba deveriam estar sendo tão valorizados quanto o Corinthans em sua grande arrancada na Copa do Brasil e Série B.
A imprensa sensacionalista ajuda os clubes a pensarem individualmente, apenas quando seu clube é o centro das atenções. O dia que os principais clubes se juntarem para formalizar regras, patronizarem campeonatos regionais, e em seguida uma divisão justa como na PL, poderemos ver um maior equilíbrio entre as equipes e os estados.
Li ontem no Lance! que um campeonato estadual está começando, se não me engano, nesta semana e termina no fim do segundo semestre. Isto já mostra o completo desequilíbrio entre os clubes e entidades.
Gostaria que vocês do Futebol & Negócio conhecessem meu humilde blog que acabei de iniciar: http://pensandonofutebol.wordpress.com/
Obrigado pelo espaço!
Abraços!
Leonardo Gerodetti
Obrigado pelo comentário, Leonardo!
Infelizmente os clubes brasileiros ainda estão muito longe desse ideal de pensar coletivamente.
Mas tenho esperança que a situação mude a médio prazo.
Boa sorte no seu blog. Vou fazer uma visita lá.
Participe mais vezes!
Abs,
Marcos Silveira
By: Leonardo Gerodetti on 19/maio/2008
at 2:56 pm
Caros Amigos ,
a iniciativa de vocês ganha mais corpo e volume a cada dia que passa, parabéns; trabalho sério sempre encontra o reconhecimento, pode demorar, mas chega e de forma consistente.
Torço pelo vosso sucesso pois conheço a linha de pensamento e de conduta de cada um de vocês além de considerá-los meus amigos; que este seja apenas mais um passo pra algo maior; conhecimento, coerência e seriedade são grandes diferenciais de vocês.
Abraços a todos.
Robert
Obrigado pelas palavras, Robert!
Começamos o blog sem grandes pretensões, mas o resultado tem superado todas as expectativas.
A audiência crescente e qualificada, além de parcerias como essa, nos enchem de orgulho e responsabilidade.
Esperamos manter o nível, com a ajuda de vocês!
Abs,
Marcos Silveira
By: Robert Alvarez Fernández on 19/maio/2008
at 3:11 pm
É a primeira parceria de muitas!
Parabéns e sejam bem vindos gajos!
Abraços
Sérgio Mattos
Esperamos que sim, Sérgio!
Obrigado pelo apoio de sempre e continue nos prestigiando!
Abs,
Marcos Silveira
By: Sergio Mattos on 19/maio/2008
at 4:13 pm
Interessante q eles escolheram um post sobre o Gremio pra usar la… confirma o q todos os gremistas ja sabem, quem eh “Internacional” de verdade eh o Gremio!
hehehehe
Brincadeiras a parte, parabens pela parceria e sucesso a todos!
Obrigado Borracho!
Parece que os portugueses estão mesmo interessados no Grêmio… Talvez seja por causa da nova arena, já que o consórcio TBZ venceu a concorrência.
Abs,
Marcos Silveira
By: Borracho on 19/maio/2008
at 9:22 pm
Parabéns a todos!Espero que seja a primeira de mtas!
Religiosamente entro aqui todos os dias, não dá tempo de comentar em todos os posts… Mas leio sempre… E agora teremos mais informações…
Obrigado
Valeu Ricardo!
Bom saber que você entra todo dia. Mas agora vamos querer que você aumente a freqüência dos comentários! hehe
Abs,
Marcos Silveira
By: Ricardo Teixeira on 19/maio/2008
at 9:43 pm
Ola amigos.
Parabens por essa parceria que vem a enriquecer o trabalho de vcs (e principalmente o deles!;-)).
Tenho continuado a ler os artigos, soh nao tenho encontrado tempo para comentar…
mas fica aqui o meu abraco e votos de sucesso.
JF
Valeu João!
Ficamos felizes em saber que você continua lendo o blog…
…mas quando comenta é ainda melhor! 😉
A opinião de alguém que está fora do país sempre enriquece a troca de idéias!
Abs,
Marcos Silveira
By: Joao Frigerio on 20/maio/2008
at 7:17 am
Parabéns pelo blog!
O descobri hj,e espero acessá-lo regularmente.
Gostaria de saber se seria possível vc disponibilizar os sites onde vc consegue estas notícias,além deste site português.
Estou fazendo um monografia q aborda justamente esta questão do equilíbrio competitivo nas ligas como forma de aumentar as receitas(sabiamente já citado pelo Leonardo e pelo Ricardo,além de vc msm),e dados como esses podem vir a serem necessários como referência.
Fiquei mt feliz em descobrir q existem mais pessoas q se interessam em PENSAR o esporte!Espero q espaços como esse continuem a crescer na internet,para q no longo prazo(sou pessimista),o esporte no Brasil possa sair do subdesenvolvimento em q se encontra,e quem sabe possa competir com outros países de igual para igual.O futebol é a “estrela” q pode guiar os demais esportes no país.Espero q a atual situação em q se encontra o C13 possa trazer novos ventos,de mudança, para q se enxergue q bom msm é a alta competitividade,baseado no coletivismo e não no individualismo.
Gde abraço a tds!
Seja bem-vindo Antônio Matheus!
Obrigado pela visita e pelos elogios. Espero que volte sempre mesmo!
As informações apresentadas aqui no blog (não só por mim, mas pelos outros 3 membros) são obtidas por fontes diversas: Internet, jornais, revistas, livros, entrevistas e outras fontes.
Todos os sites que temos como referência estão indicados aqui ao lado, inclusive o Futebol Finance, nosso mais novo parceiro (que só conheci há poucos dias, após um e-mail enviado por eles).
Nosso objetivo é exatamente aprofundar o debate de temas tão importantes para o desenvolvimento do futebol brasileiro.
Participe mais vezes!
Abs,
Marcos Silveira
By: Antônio Matheus on 20/maio/2008
at 1:22 pm
Parabéns ao blog, já conhecia esse site e fico feliz por vocês.
Valeu Ricardo!
E continue prestigiando o blog!
Abs,
Marcos Silveira
By: Ricardo on 20/maio/2008
at 7:11 pm
Marcos, fique à vontade de indicar meu contato ao Antônio Matheus se julgarem que eu possa ser de alguma ajuda na monografia dele.
Quanto mais documentos acadêmicos forem produzidos neste assunto, mais força ganhamos todos.
Abraços,
Robert
Olá Robert,
Desculpe não responder antes, mas já mandei seu contato pra ele.
Espero que renda algo interessante pra monografia dele.
Abs,
Marcos Silveira
By: Robert Alvarez Fernández on 21/maio/2008
at 4:58 pm