Publicado por: Marcos Silveira | 24/abril/2008

Grêmio TV: 1 ano de transmissões ao vivo

Nesta quinta-feira (24/04), a Grêmio TV comemora 1 ano da primeira transmissão ao vivo pela Internet, que ocorreu em 24 de abril de 2007, na pré-hora do jogo contra o Cerro Porteño pela Libertadores.

Logo Grêmio TV

Pioneirismo: Grêmio TV entrou no ar em março de 2006

Naquele dia estreou o Conversa Tricolor, um dos programas de maior sucesso da TV gremista na web. A transmissão online antes das partidas foi uma ação pioneira do Grêmio e teve recorde de acessos, reforçando o potencial da Internet, ainda pouco explorado pelos clubes brasileiros.

Para comemorar o 1º ano de sucesso da iniciativa, a Grêmio TV fará uma transmissão especial ao vivo nesta quinta, a partir das 17h30.

Bastidores da Grêmio TV

Quer pagar quanto? – Grêmio TV tem caído nas graças da torcida gremista, que não paga nada pelo serviço (foto: site do Grêmio)

Ao contrário das TVs de Flamengo e Corinthians, lançadas este ano, a Grêmio TV é grátis. Qualquer pessoa que tenha Internet pode acessar a programação. Essa diferença talvez explique o sucesso e a repercussão da “emissora gremista” junto aos torcedores.

Uma das grandes sacadas da Grêmio TV foi transmitir (também ao vivo) a reunião do Conselho Deliberativo de 28 de março último, que escolheu a proposta do consórcio português TBZ para construir a nova arena do clube no bairro Humaitá.

Entre os programas disponíveis na Grêmio TV vale destacar o GrêmioMania (que mostra produtos licenciados e novidades da loja do clube), o GrêmioNews (com notícias e entrevistas diárias) e, mais recentemente, o Grêmio Arena (semanal, com informações sobre a construção do novo estádio).

Em breve devem estrear mais dois programas: Base Gremista (sobre as categorias de base) e Tricontando (que vai abrir espaço para as mulheres).

Duas parcerias foram fundamentais para viabilizar a Grêmio TV: uma com a PGM, produtora de video responsável pela captação de imagens e pelo estúdio de TV, e outra com a Hot Media, responsável pelo suporte tecnológico das transmissões online.

Não há dúvida de que a Grêmio TV merece muitos elogios, principalmente pelo pioneirismo e pela ousadia da iniciativa, mas faço aqui algumas críticas construtivas:

  • As vinhetas e os cenários poderiam ser mais bonitos e bem elaborados, à altura da importância do Grêmio.
  • Deveria haver uma opção de busca dos videos, por data ou programa, para facilitar o trabalho do internauta.
  • A versão em inglês do GrêmioNews precisa ser repensada. Tenho certeza de que a intenção foi das melhores, mas a pronúncia da repórter não ajudou muito.

 

Enfim, acredito que o saldo da Grêmio TV seja amplamente positivo e espero que outros clubes tenham a mesma preocupação em se comunicar com o seu torcedor.

E você, leitor, o que acha das TVs de clubes na Internet? Elas devem ser pagas (como Fla TV e Timão TV) ou não (como a Grêmio TV)?


Responses

  1. Parabéns ao Gremio!🙂 A sacada de transmitir a reunião do conselho ao vivo foi brilhante.

    Agora o fato de ser grátis não vejo como elogio, muito pelo contrário, você mesmo respondeu pelas suas próprias críticas. O fato de não cobrar implica em serviços precários certas vezes.

    Além disso não estão faturando, o que implica na falta de recursos para investimentos em novos jogadores e etc… Deveriam aproveitar os recordes de acesso citados e cobrar um valor pequeno pelo serviço, afinal eles vão ganhar no volume.

    Como torcedor, faço questão de contribuir para ter um serviço tão legal e exclusivo como esse. Pagar 10 reais ou menos do torcedor não vai doer.

    Para mim tem que ser pago, afinal o futebol é negócio não é?

    Abraços🙂

    Sérgio

    Olá Sérgio, obrigado pelo comentário!

    Eu também acho que o ideal é cobrar pelo serviço. Só assim haverá garantia de qualidade e geração de novas receitas para o clube. Por outro lado, Flamengo e Corinthians, que cobram desde o início, reclamam que a quantidade de assinantes está abaixo do esperado.

    No caso do Grêmio, eles fizeram a TV sem gastar nada e ofereceram um benefício a mais para o torcedor (que não pode reclamar da qualidade, já que não paga por isso). Agora que a Grêmio TV está estabelecida, penso que o próximo passo é investir na qualidade e profissionalizar as transmissões, cobrando sim uma contrapartida do torcedor pelo serviço, que precisa ser diferenciado.

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  2. vlw por postar =D

    Como eu havia dito antes, diferente das outras TVs de clubes, q se eu nao me engano pagam para uma empresa (a mesma empresa por sinal) fazer tudo e por isso tambem cobram dos torcedores, a GremioTV eh feita pela assessoria de comunicaçao do gremio e somente agora q a GremioTV esta mais conhecida e tem uma audiencia consolidada eh q estam surgindo patrocinios…

    Acho q por ser uma coisa pioneira e ainda mais para um time fora do “eixo”, nenhuma grande empresa queria se arriscar nesse projeto, mas a tendencia agora eh crescer cada vez mais e melhorar as parceriais e a qualidade da GremioTV

    Concordo contigo q ainda tem muito q evoluir e uma opçao por busca dos videos anteriores faz muita falta mesmo (sobre a versao em ingles, sem comentarios… hehehheheh mas eu acho q ja estao reformulando ou entao cancelaram, pois era pra ser diario)

    Eu que agradeço as dicas, Borracho!

    Ainda estou devendo o post sobre a Arena (que vai sair em breve), mas pelo menos você viu que não existe má vontade com ninguém!😉

    Continue participando e, se possível, ajude a divulgar este post e o blog como um todo.

    Abs,
    Marcos Silveira

  3. ah, essa foto q tu colocou eh dos primeiros prgramas ainda (q eram gravados no memorial do gremio)… agora eles ja tem um estudio

    inclusive se tu clicar em “videos” na GremioTV, e baixar a barra de rolagem ate o fim tem um programa la: (tinha ate me esquecido desse programa)

    “Especial GremioTV 29/02/2007
    Rportagem para o programa Arena – SporTV”

    e ali eles mostram o estudio e bastidores e contam como começou

    Olá Borracho,

    Eu peguei a foto na matéria sobre a Grêmio TV, no site do Grêmio (que você mandou o link).

    Essa dica da reportagem pro Arena Sportv é muito boa. Vale a pena conferir!

    Obrigado pela participação!

    Abs,
    Marcos Silveira

  4. Js estou divulgando, recomendei inclusive no site do Movimento Gremio Novo (atual situaçao na presidencia do gremio, q tem essa visao mais moderna do futebol e cujo faz parte o eduardo antonini – vice presidente do gremio e cordenador do projeto arena)

    http://www.gremionovo.com.br/

    Qualquer duvida q tu tiver sobre a arena eh so postar no “mural” lah q os proprios conselheiros respondem!

    O MGN inclusive vai fazer uma palestra no olimpico, no mes q vem, intitulada “CLUBES DO SECULO XXI” e vai abordar os seguintes temas:

    -Planejamento Estrategico
    -Gestao Profissional do Gremio
    -Projeto Arena

    http://www.athcsm.com.br/gremionovo/principal/ShowEXEMPLAR.asp?var_chavereg=205

    Muito obrigado pelos links, Borracho!

    Inclusive vou tentar um contato com o Eduardo Antonini para – finalmente – terminar o post sobre a nova Arena do Grêmio.

    A palestra deve ser bem interessante… Será que vai passar na Grêmio TV?😉

    Abs,
    Marcos Silveira

  5. Esta é uma iniciativa que certamente será “copiada” por vários outros clubes em breve.

    O fato de ser grátis não implica necessariamente em má qualidade dos serviços. Com o aumento da audiência é natural que alguns patrocinadores mostrem interesse. O sucesso da GrêmioTV pode até ser usado nas negociações de patrocínio do clube e de uniforme, com o argumento de que a marca terá maior visibilidade e etc.

    Um serviço que poderia ser cobrado é a transmissão dos jogos do Grêmio, pelo menos os no Estádio Olímpico, pela internet. Aposto que muito gremista espalhado pelo Brasil que não tem oportunidade de ver os jogos do seu time pagaria por este tipo de serviço se ele existisse.

    Abraço

    ps: saiu o balanço do São Paulo
    http://www.saopaulofc.net/spfc/balanco/2007.pdf

    Olá Guilherme, obrigado pelo comentário!

    Também acho que a Grêmio TV pode atrair anunciantes e continuar grátis. Talvez o modelo ideal seja mesmo cobrar apenas por algum serviço específico (e exclusivo), como a transmissão dos jogos (que você citou).

    Agradeço também pelo link com o balanço do SPFC.
    Certamente valerá uma análise aqui no blog.

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  6. Oi Marcos,

    Apenas um detalhe, Flamengo e Corinthians liberaram acesso desde sua estréia por 1 mês grátis aos torcedores para conhecerem.

    A falta de espectadores não necessariamente está ligada ao preço, pode ser vários motivos, como pouca divulgação, má fase do time(disutimos no topico de ontem outras alternativas), e etc…

    Pois é Sérgio…

    Mas será que um mês de cortesia é suficiente? Tenho a impressão de que as TVs (pagas) de clubes na web só vão vingar (finaceiramente) quando oferecerem algo realmente valioso e diferenciado para o torcedor.

    O que você tem achado da Timão TV? Vale a pena pagar por ela?

    Abs,
    Marcos Silveira

  7. Sergio,

    Me desculpe, mas pouca divulgaçao??? como se as estreias dessas TVs foram divulgadas em rede nacional (Rede Globo e Band) em horarios de boa audiencia e tiveram propagandas “inssistentes” em diversos sites tambem (globo.com etc). se tu acha isso da FlaTV e TimaoTV o q sobra pra GremioTV entao? foi praticamente proganda de boca em boca! heheheh

    Enquanto essas TVs eram gratuitas tiveram uma excelente audiencia, mas logo depois q começou a se cobrar houve uma queda (natural) na audiencia.

    Acredito q o GremioTV esteja no caminho certo primeiro criando o habito nos seus torcedores de acompanha-lo pela internet, e depois q isso ja fizer parte da cultura deles começar a cobrar.

    Talvez nem precisem cobrar se conseguirem fechar bons patrocionios e fizerem mais comerciais nas transmiçoes (como na TV aberta) ou entao cobrem apenas por programas mais exclusivos (vestiario do jogo e partidas)

    Pois é Borracho…

    Essa questão de cobrar ou não é polêmica mesmo.
    Só o tempo vai nos permitir avaliar qual é o melhor modelo, mas o importante é cada clube trabalhar de acordo com a sua realidade e dentro de um planejamento bem feito.

    Abs,
    Marcos Silveira

  8. Fala Borracha, tá desculpado!🙂

    Vejam bem, vou falar do Timão TV pois sou assinante e acompanho de perto. Eu não vejo onde isto é divulgado. É uma suposição.Disse sim que pode ser pouca divulgação do produto Timão TV e não dos jogadores e do time é claro.

    Outra coisa, não temos bases comparativas, faltam números para uma avaliação melhor do Corinthians e Flamengo, portanto é o que posso dizer somente, nao sei se é sucesso ou nao.

    Abcs

    Olá de novo, Sérgio!

    Concordo que faltam bases comparativas e que as TVs de Corinthians e Flamengo ainda são muito recentes para se avaliar se deram certo ou não. Mas o fato é que nos dois casos (Timão TV e Fla TV) o que se ouve dizer é que o número de assinantes está abaixo da expectativa.

    A única certeza é que ainda falaremos bastante sobre esse assunto aqui no blog!😉

    E contamos com a sua participação!

    Abs,
    Marcos Silveira

  9. Na boa, eu acho que tem que ser de graça. Acho que os clubes deveriam saber negociar espaços publicitários nos sites de suas TVs. Talvez incluir propagandas dos seus principais patrocinadores, propagandas de produtos licenciados ou quem sabe até AdSense, porque não?
    A tendência na internet é justamente essa. Tenho um amigo meu que não paga a assinatura da TimãoTV porque disse que encontra facilmente os vídeos em sites como YouTube. É mais ou menos o que acontece com séries: acaba de passar lá nos EUA e você já encontra pra baixar aqui no Brasil. E tem gente que fatura uma grana no AdSense em sites com esse conteúdo. Vai saber eles (Corinthians e Flamengo) não estão perdendo assinantes para sites assim?

    Olá Bignotto, obrigado pelo comentário!

    Não posso afirmar sobre o Corinthians e o Flamengo, mas procurei videos da Grêmio TV no YouTube e não encontrei. Ou seja: essa precisa ser uma preocupação dos clubes, principalmente daqueles que cobram pelo serviço. Oferecer algo que pode ser encontrado (ou pirateado) em outro lugar é um verdadeiro tiro no pé!

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  10. Adicionando ao post e comentários:

    A Grêmio TV também é transmitida em sinal aberto através da Ulbra TV, canal da Universidade da Ulbra.

    Link: http://www.ulbratv.com.br/tribuna-tricolor.htm

    O programa se chama Tribuna Tricolor e vai ao ar aos sábados as 14hs.

    Abs

    Olá Bruno, obrigado pela participação e pelo link!

    Disponibilizar um trecho da programação ou até um programa inteiro na TV aberta me parece uma atitude muito inteligente para ajudar na divulgação de uma TV de clube. Deve funcionar como uma pequena amostra do serviço oferecido (pago ou não).

    Comente mais vezes!

    Abs,
    Marcos Silveira

  11. Olá amigo!

    Muito bom o blog e principalmente este post da Grêmio TV.
    Em nome de todo o pessoal da assessoria de comunicação do Grêmio, a gente agradece o apoio.
    Grande abraço.

    Márcio Neves
    Assessoria de Comunicação do Grêmio

    Seja bem-vindo Márcio!

    Não precisa agradecer. O objetivo do blog é discutir caminhos e soluções para o futebol brasileiro se profissionalizar. Espero que o Grêmio “apareça” mais vezes por aqui.

    Aliás, vou te mandar um e-mail para obter informações para um post que quero escrever sobre a nova arena gremista.

    Espero que continue prestigiando o blog.
    Fique à vontade para comentar.

    Abs,
    Marcos Silveira

  12. Marcos, eu gosto do serviço da Timão TV, contratei por 6 meses, pago 9 reais por mes e acho que 1 mês grátis é pouco sim.

    É lamentável que torcedores pirateiem o serviço que é provido pelo clube sendo de cobrança tão irrisória. Piratear algo que é cobrado por 10 reais ou 8 reais por mês se contratado em um maior número de meses é tiro no pé do próprio torcedor, o mesmo que vive cobrando contratações, títulos e investimentos do clube.

    Isso mostra que não adianta fazer camisas mais baratas e populares, o torcedor(pode-se entender o povo em geral)brasileiro, quer sempre ser malandro e se dar bem independente do custo e de quem está lesando, pode custar 1 real que seja.

    Se cobrar a TV porque se pode encontrar de graça no Youtube(Encontrei no Youtube um único video da Timão TV, ainda assim, o vídeo foi filmado da tela do computadorcom uma camera, ….péssima qualidade) é um tiro no pé, então que se pare de fabricar camisas originais pois se encontram piratas, que se acabe com o PPV já que podemos fazer o famoso “gato”ou ver no bar…

    Esta forma privilegia o errado na história, temos que combater a pirataria e não deixar de ações de marketing que geram receita par ao clube por causa dos piratas.

    Abraços,

    Olá Sérgio,

    É óbvio que precisamos combater todo tipo de pirataria. O que eu quis dizer no meu comentário (quando mencionei o “tiro no pé” ) é que os clubes precisam ter um cuidado maior no sistema escolhido para transmitir suas TVs na Internet, optando por um formato que não possa ser copiado. Falei isso porque o leitor Bignotto levantou a hipótese de algumas pessoas assistirem à TV Timão pelo YouTube. Pelo que você comentou agora, não é bem assim… Ainda bem!😉

    Abs,
    Marcos Silveira

  13. Minha opinião é um pouco de cada lado. Acho que o futuro das tvs de clubes, falando do caso da TV Grêmio mais especificamente, e que eu vejo como solução é juntar as duas propostas, a paga e a não paga.
    A TV Grêmio deve sempre manter transmissões e conteúdos gratuitos, como uma forma de manter e trazer novos “consumidores” dessa mídia.
    O serviço pago pode ser o diferencial, talvez alguma programação mais personalizada e de qualidade. Transmissões de jogos e de treinos comentados, transmissões de reuniões e outros eventos, entrevistas coletivas ao vivo, enfim, algo que realmente mereça um valor diferenciado.
    Acredito que a base da programação possa sobreviver e se sustentar mesmo gratuitamente através de parcerias e patrocínios que, com o sucesso, aparecerão certamente.

    Talvez também a TV possa surgir como um serviço para agregar valor aos 50 mil SÓCIOS do clube, podendo assim trazer mais sócios para o clube.

    Muito Obrigado

    Olá Gustavo,

    Nós é que agradecemos mais um comentário pertinente e equilibrado!😉
    Concordo com você: um mix das duas propostas (grátis e paga) tende a ser o modelo mais próximo do ideal para boa parte das TVs de clubes.

    Participe mais vezes!

    Abs,
    Marcos Silveira

  14. Achei o emprego dos meus sonhos! Mas falando sério, quando o assunto é internet eu sou um pouco radical: Acho que nenhuma transmissão on-line deve ser cobrada. A idéia da rede é distribuir informações, e não é cobrando que isso vai acontecer. Os clubes têm outras formas de arrecadar recursos e a TV gratuita garante um contato mais direto com o torcedor. Outra vantagem é o fato de ser um espaço para propaganda dos produtos com a marca do clube quanto e de divulgação de novos projetos.

    Adorei o blog!
    Beijão,
    Ju

    Seja bem-vinda Ju!

    Seu ponto de vista (de não cobrar por transmissões online) faz sentido, mas existem algum produtos que obrigatoriamente teriam de ser cobrados, como as transmissões dos jogos.

    O futebol tem se tornado cada vez mais caro para os clubes, que precisam gerar novas receitas para se manter e garantir um bom nível competitivo.

    Volte sempre e comente mais vezes!

    Bjos,
    Marcos Silveira

  15. Na mesma linha do Gustavo e da Juliana, acredito que um modelo interessante seria permitir a visualização gratuita das transmissões ao vivo, e cobrar uma mensalidade para que o torcedor possa acessar o arquivo e ver os programas anteriores.

    Assim poderia-se fazer programas de entrevistas com antigos ídolos, especiais sobre títulos conquistados, etc., programas que pudessem ser vistos a qualquer momento, pelo o assinante do serviço.

    Olá Ricardo, obrigado pelo comentário!

    Também gostei da linha de argumentação do Gustavo e da Juliana. Cada vez mais acredito que o melhor modelo para uma TV de clube na Internet deve misturar conteúdos gratuitos e pagos.

    Abs,
    Marcos Silveira

  16. Marcos
    Mudando um pouco de assunto, você não acha que o estatuto do torcedor deveria ser mais abrangente e proteger também os torcedores telespectadores? por exemplo: a Band interrompeu sem maiores explicações as transmissões do campeonato Ingles nos privando de ver as rodadas finais que estão sendo muito emocionantes, acho que ela deveria ser obrigada a mostrar o campeontato até o final, pois se prometeu um produto teria que ser completo e não inacabado.

    Um abraço
    Roberto Carlos
    Aluminio/SP

    Seja bem-vindo Roberto Carlos!

    Essa é uma questão polêmica e entendo a sua reclamação.
    Alguns campeonatos têm cláusulas que obrigam a transmissão de um nº mínimo de jogos.
    Na Copa da Confederações de 2005, por exemplo, a Globo repassou os direitos da competição para a TV Cultura, que exibiu todas as partidas (enquanto a Globo só passava a Seleção Brasileira). O repasse dos direitos se deu por uma exigência contratual.

    Volte sempre e continue comentando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  17. Sergio, eh borrachO

    Eu estava dizendo q essas TVs foram bastante divulgadas nas suas estreias e se eu nao me engano chegaram a atingir 1 milhao de acessos logo nos primeiros dias (pelo menos foi oq eu ouvi nesses mesmos canais q fizeram a divulgaçao – Band e Rede Globo) mas realmente um tempo depois ninguem mais tocou no assunto (ate pq nao tinha mais muito oq falar)

    Sobre as bases para se comparar as TVs, sairam algumas materias no site do Gremio mostrando algumas estatistica da GremioTV (posso ate procura-las) mas tem q se levar em conta tambem q Gremio, Flamengo e Corinthians tem perfis de torcedores muito diferentes e o tamanho das torcidas tambem… mas concordo contigo, o unico jeito de se saber oq eh sucesso ou nao e comparando o “contracheque” de cada uma no final do mes heheheh

  18. E nesta terça-feira, 29 de Abril, a partir das 19h a GremioTV vai transmitir ao vivo o lançamento do novo uniforme para 2008

    A atriz da Rede Globo Deborah Secco e a Miss Brasil 2008, Natalia Anderle sao presenças confirmadas para desfilar no lançamento. Talvez aquela loira gostosa gaucha do ultimo BBB esteja la tambem!

    vale apena conferir
    😀

    Olá Borracho, obrigado pelo comentário e pelas informações!

    Não consegui acompanhar o lançamento da nova camisa online, mas vi as fotos. Foi uma grande sacada e deve ter garantido uma ótima exposição.

    Abs,
    Marcos Silveira

  19. Fala pessoal, saiu hoje uma matéria sobre a nova empreitada corinthiana, o Timão Tur, mas o L.P Rosemberg aprovetou para falar sobre a Timão TV, segue o parágrafo:

    “Só a TV Corinthians decepcionou os dirigentes. ‘Esperávamos um retorno de R$ 50 mil e estamos entre R$ 5 mil e R$ 10 mil’, lamenta. ‘mas estamos puxando galho seco. A internet bem sucedida é a que vende publicidade e dá acesso livre. Fizemos o contrário.’

    Pelo que afirmou acima, o diretor corinthiano considera a formula gremista a mais correta.

    Absss🙂

    Olá Sérgio, obrigado pelo comentário!

    Bem que o Rosenberg poderia deixar um comentário neste post, né?😉

    A afirmação dele comprova que a TV Timão está longe de gerar receitas significativas para o clube. Não vou estranhar se eles resolverem abrir uma parte da programação muito em breve. O maior problema vai ser compensar torcedores que, como você, estão pagando…

    Abs,
    Marcos Silveira

  20. Devia ser paga sim, num universo com mais de 100 mil assinantes, R$10 cada não é um grande impecilho para o bolso, ao multiplicar os 12 meses do ano, daria uma receita espetacular.
    O Grêmio poderia manter o Eduardo Costa e contratar o Rochemback (sem esquecer a manutenção dos serviços com estúdio), não conheço a TV, más tem que melhorar sim como foi dito nos comentários anteriores, para atrair mais assinantes. É bom para os clubes começarem gratuitamente e depois passar a cobrar.

    Olá Filipe, obrigado pelo comentário!

    Pela sua conta a receita realmente seria espetacular. O problema seria conseguir 100 mil assinantes… Corinthians e Flamengo já admitem que a procura pelo serviço está BEM abaixo da expectativa.

    Parece que o modelo do Grêmio tem sido mais eficaz. Pode não estar gerando valores muito significativos, mas ajuda a moldar o hábito do torcedor.

    Vamos ver como será o próximo passo do clube… Vou tentar falar com o Márcio Neves (da Assessoria de Comunicação do Grêmio), que lê o blog, para saber se existe algum planejamento a respeito.

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  21. Pois eh marcos, dessa vez eu nao consegui acompanhar a transmiçao ao vivo tambem… nao sei se foi problema no meu computador ou no site, mas nao duvido q tenha ocorrido por excesso de gente tentando acessar a GremioTV

    So no evento, no estadio olimpico, haviam mais de 500 torcedores, fora os q haviam participado da promoçao comprando antecipadamente a camisa e ganhando ingresso para assistir o lançamento do “espaço puma”

    Detalhe: o Gremio acabou de ser eleminado de duas competiçoes (por erro do tecnico e por falta de jogadores de qualidade) e a direçao descartou a contrataçao dos jogadores q a torcida queria e ainda por cima se queimou totalmente ao manter o celso roth (q ja veio no inicio do ano com 75% de rejeiçao -nunca ganhou titulo e ainda por cima eh “colorado”- e depois do erro no camp. gaucho conseguiu alcançar 110% de rejeiçao)

  22. So pra esclarecer (ficou estranho do jeito q eu escrevi), “espaço puma” era uma area VIP q tinha no local do desfile e quem comprasse a camisa antes do lançamento (ainda sem conhecer a camisa nova) poderia assistir o desfile nessa area VIP

  23. Acho q o site do Gremio estava congestionado mesmo pois outras pessoas tambem nao estavam conseguindo acessar… ate um site gaucho de segunda linha (nao por qualidade, mas por ser pouco divulgado) bateu seus recordes de acesso e promete fazer concorrencia com a GremioTV:

    Final Sports bate recorde de acessos em transmissões ao vivo na apresentação do novo uniforme do Grêmio
    30/04/2008 – 00:02:05 – por Final Sports

    O site Final Sports bateu recordes de acessos em transmissões ao vivo na noite desta terça-feira durante a apresentação do novo uniforme do Grêmio, no evento realizado no Largo dos Campeões, junto ao estádio Olimpico. Durante as duas horas de transmissão, sete mil pessoas acessaram o portal do esporte gaúcho, com picos de 1,5 mil internautas ao mesmo tempo, graças a banda ilimitada que permite um número infinito de acessos sem perda de qualidade ou conexão (para usuários acima de 150 kbps)

    Buscando uma alternativa as tradicionais redes de informação do Estado, o Final Sports agradece aos seus internautas, prometendo dar seqüência às transmissões de eventos ligados a dupla Gre-Nal, como apresentação de jogadores, partidas das categorias de base, coletivas e demais promoções dos dois principais clubes da capital. Fiquem conectados ao Final Sports e acessem a Final TV.

    http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=74120&u=0\

    Essa iniciativa do FinalSports inviabilizaria qualquer tentativa de se cobrar pela GremioTV.

    E segundo o site do Gremio, cerca de 1200 pessoas acompanharam o lançamento, entre torcedores e convidados na area VIP.

  24. e a GremioTV nao para…

    Grêmio TV transmitirá amistoso contra o Ypiranga
    30.04.2008
    Jogo é nesta quinta em Erechim

    A Grêmio TV transmite ao vivo o amistoso do Tricolor contra o Ypiranga, de Erechim. O jogo acontece no estádio Colosso da Lagoa, às 15h30.

    A equipe da Grêmio TV entra no ar a partir das 15h25, com a narração de Haroldo Santos e a participação dos repórteres Márcio Neves e Rafael Pfeiffer. E ainda comentários de Luciano Rolla.

    Acesse http://www.gremiotv.net e confira a partida ao vivo direto de Erechim.

    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=4761&language=0&news_type_id=11

    Olá Borracho, mais uma vez obrigado pelas informações!

    Não respondi antes porque fui pra Curitiba, voltei no domingo e mal consegui acessar o blog.

    Continue participando!

    Abs,
    Marcos Silveira

  25. O problema todo é que infelizmente no Brasil, as pessoas só se preocupam com o futebol e não com outros esportes, olímpicos ou não. Assim sendo, a grande maioria da programação de um canal sobre clubes seria apenas relacionado ao futebol. No meu entender, não existe possibilidade de conteúdo útil para encher 4 horas de programação diária (no meu entender, o mínimo necessário para que haja uma fidelidade por parte dos torcedores). Isso faz com que os torcedores não façam questão de ver o canal do clube específico e acabam se voltando para um Globo Esporte ou um programa do Sportv ou ESPN Brasil. Outro grande ponto negativo é obviamente a impossibilidade desses canais de transmitir os jogos ao vivo, ou até mesmo gravados. Tenho certeza que, por exemplo, se a FlaTv mostrasse pelo menos 1 vez por semana um jogo de 20, 30 anos atrás, sua audiência iria aumentar considerávelmente. Afinal, existe melhor propaganda do que anunciar um jogo (nem que seja contra um time pequeno) do maior craque da história do clube? Não vou nem entrar no mérito de mostrar os craques “de antigamente” para novos torcedores, que não é nem mencionada.

    Seja bem-vindo Marcio!

    Seria interessante se as TVs de clubes se aproximassem mais do torcedor e procurassem conhecer com mais detalhes a expectativa dele. Certamente ajudaria – e muito – a melhorar o nível de interesse.

    A idéia de mostrar jogos do passado, por exemplo, me parece muito boa. E creio que não seria tão complicado viabilizar…

    Volte sempre!

    Abs,
    Marcos Silveira

  26. Marcio, na verdade ja existe algo parecido na GremioTV:

    “Grêmio 83 relembra primeira Libertadores
    22.03.2008

    Dentro das comemorações dos 25 anos da conquista de sua primeira Copa Libertadores e do Mundial Interclubes, a Grêmio TV está colocando no ar o Grêmio 83, um programa especial que trará uma retrospectiva da trajetória do Tricolor Gaúcho quando da conquista de seu primeiro grande título continental.

    No programa que foi ao ar no sábado, pela Grêmio TV, você acompanhou as principais histórias e um compacto de 13 minutos da segunda partida do Grêmio na Libertadores de 1983 contra o Blooming, vice-campeão boliviano.
    A data da estréia do programa, dia 22 de março, é exatamente o dia em que o Grêmio venceu o Blooming por 2 a 0 no ano de 1983, e assim será em cada programa.

    Além disso, o Grêmio 83 terá sempre a participação especial de um convidado que, de uma forma ou outra, esteve acompanhando o Grêmio há 25 anos atrás.

    Neste programa de estréia onde recordamos a partida contra o Blooming, o convidado foi o jornalista Clóvis Rezende. Na época, Rezende foi o repórter que acompanhou a delegação gremista a Bolívia onde o Tricolor enfrentou Blooming e Bolívar. Ele traz informações dos bastidores daquela gira e revive a grande vitória gremista.

    Não perca o Grêmio 83 pela Grêmio TV, com apresentação de Márcio Neves.”
    http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=4380

    Deve ser um dos programas de maior audiencia, e sobre o conteudo para programaçao diaria realmente eh complicado, mas acho q nao eh necessario tantas horas assim… o GremioNews por exemplo, eh um programa diario dividido em 4 ediçoes (2 a 3 min de duraçao cada) q resume tudo q ocorreu no olimpico.

    Se o torcedor for consciente, em vez de acessar o globoesporte.com ou o clicRBS para saber as ultimas noticias do seu time, ele vai preferir ve-las no canal oficial do clube. A medida q os acessos forem aumentando, mais patrocinadores vao aparecer e vai aumentar a quantidade e qualidade dos programas.

  27. A versao em ingles do GremioNews voltou! hehehe… dando uma olhada no site do Gremio eu descobri q a ruiva e tambem uma loira q apresenta outros programas sao estagiarias da assessoria de comunicaçao do clube, oq eh muito bom pois como eu ja havia dito antes a GremioTV deve ter um custo baixissimo!

    E agora ja estao começando a colher os frutos do seu trabalho, surgiu o primeiro grande parceiro da GremioTV, as lojas MULTISOM (muito conhecidas aqui no RS). Esta sendo veiculada uma propaganda de 30 segundos da loja na Gremio TV nos moldes da TV aberta. Espero q isto seja so o começo de uma boa fonte de renda para o clube😀

    Olá Borracho,

    Eu assisti à nova edição do Grêmio News em inglês e continuo achando um equívoco. Pelo menos da maneira que é feito. E esse negócio de usar estagiário é a típica economia burra, que evidencia falta de estrutura. Mas ainda acho que o saldo da Grêmio TV é positivo…

    Muito legal saber da propaganda da Multisom. Tomara que seja mesmo uma fonte de renda (crescente) para o clube.

    Abs,
    Marcos Silveira

  28. assistir jogos do GREMIOOOOOOOOOOO!!!!!!

  29. 25 anos da Libertadores na Grêmio TV
    28.07.2008
    Ao vivo do Conselho Deliberativo a partir das 19h ( http://www.gremiotv.net )

    Hoje, será dado o pontapé inicial para o semestre de festividades que relembrarão os 25 anos da primeira conquista da Copa Libertadores da América pelo Grêmio.

    O título, garantido com uma vitória de 2 a 1 sobre o Peñarol do Uruguai no dia 28 de julho de 1983, será celebrado na noite desta segunda-feira, com um coquetel de homenagem aos campeões e a comissão técnica da época, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Estádio Olímpico, pela atual direção tricolor.

    Todos serão homenageados e ainda haverá uma lembrança aos profissionais de imprensa que atuaram na primeira conquista sul-americana de um time gaúcho.

    A Grêmio TV está com uma programação toda especial e transmite, ao vivo, a partir das 19 horas a festa que reúne os principais personagens desta marca histórica. Além disso, a grade de programação coloca à disposição do “gremionauta” os compactos de todas as partidas do Grêmio na Libertadores de 1983.

    Os depoimentos, os reencontros, as homenagens e todos os outros detalhes serão acompanhados pelos repórteres Márcio Neves e Rafael Pfeiffer, que repassarão cada momento marcante da comemoração.

    Torcedor gremista: acompanhe a bonita festa e relembre, ao vivo, a emoção de conquistar a América há 25 anos.

    Acesse http://www.gremiotv.net e não perca o emocionante evento que vai balançar o coração de toda a nação tricolor!

    E ainda: aposte na TimeMania, marque o Grêmio como time do coração!

    Seja sócio do Grêmio.

  30. eu acho uma boa ideia por q so passa joginho do flamengo e do e dos bambi do sao paulo!!!!@##$%%¨¨&&*(¨#%@!!!!!!!!!!!!!!!!!
    dale!dale !!gremio!!!!!!

  31. jogos de 2010

  32. como faço p assistir os jogos do gremiop ao vivo pela internet


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: