Publicado por: Francisco Ortega C J | 19/março/2008

Internacional de Porto Alegre faz 100 anos com 99.

(((Este post foi escrito em março de 2008, antecipando a festa do centenário colorado. Para ler o post feito na data exata dos 100 anos do Inter, clique aqui)))

Sim, é isso mesmo amigos. O Sport Club Internacional de Porto Alegre completa o seu centenário em 04 de abril de 2009, mas no mês que vem já inicia as comemorações do seu centenário.

Bandeira Oficial SC Internacional

Foto retirada do site oficial do Sport Club Internacional

Independentemente das críticas que a diretoria do time de Porto Alegre possa sofrer, cabe pontuar o diferencial que o clube tem demonstrado em seus últimos anos em relação ao marketing.

O Internacional é um dos poucos clubes brasileiros que demonstra empenho em entender a lógica de negócios extra-campo.

O lançamento antecipado em um ano do projeto do seu centenário, denominado Gigante Para Sempre, faz parte desta nova visão de negócio. Através dela o clube ganha um ano a mais para trabalhar comercialmente a data histórica, o que lhe permite ter metas ambiciosas como atingir os 100 mil sócios, ou seja, conquistar 47 mil sócios em um ano. Isso significa conseguir quase o mesmo número de sócios que o clube conquistou no decorrer dos seus 98 anos.

Juntamente com a campanha dos 100 mil sócios, o Inter dá o pontapé inicial na reforma do Estádio Beira Rio visando a Copa do Mundo de 2014, outro projeto ambicioso do clube, e que precisará de várias parcerias comerciais para ser viável economicamente.

Por enquanto vemos no clube gaúcho um avanço na maneira de planejar o seu marketing, com visão comercial desvinculada cada vez mais dos resultados esportivos, fator este muito positivo para uma evolução profissional em sua gestão.

Mas devemos aguardar os próximos meses para sabermos se realmente estes projetos serão desenvolvidos de maneira correta, pois não basta lançar uma campanha; os projetos devem gerar novas receitas para o clube, e esse é um fator primordial.

Você acha que o Internacional de Porto Alegre está no caminho certo?

Anúncios

Responses

  1. Ah! Parabéns ao Inter adiantado, né?!
    Cem anos só se faz UMA vez na vida.
    Tem que começar a comemorar antes mesmo! rsrs.
    Me faz lembrar do Atlético Mineiro, que completa seus 100. Dia 25 de março.
    Dois times de tradição e torcidas muito louváveis.

    Enfim, parabéns ao Galo, pelo seu centenário.
    E ao Inter, pelo centenário que há de vir.

    Abraços!

    Olá Guto,

    Muito bem lembrado, o CAM faz cem anos no dia 25 deste mês, parabéns para o clube; eu iria fazer este comentário no post, mas achei melhor não criar polêmica, pois a repercussão do centenário antecipado do Inter esta sendo maior que a do Galo que é este ano, será que não é uma demonstração de falta de planejamento do clube Mineiro.
    Abraço
    Francisco Ortega C J

  2. Acredito que o Inter está no caminho certo, se vai dar certo eu não sei. A direção tem que continuar buscando atingir os objetivos traçados.
    Eu, por exemplo, sou sócio a alguns anos e pretendo continuar sendo, independentemente dos resultados de campo, desde que eu veja organização e boa vontade da direção.

    Olá Luiz Fernando,

    É exatamente esse o objetivo de um bom planejamento e administração, cria no seu torcedor/cliente a satisfação de contribuir para a melhoria de seu clube, independente de resultados esportivos.
    Você já é um bom exemplo de “caminho certo” do departamento de marketing do Inter.
    Abraço
    Chico

  3. Antes de tudo, parabéns pelo blog.
    Só estou tendo o prazer de conhecê-lo agora.

    Em relação ao Inter, acredito que está no caminho certo, sim. O Sport, em 2004, fez o mesmo. O Centenário aconteceu em 2005, mas um ano antes eles fizeram parecido ao que Inter está fazendo, inclusive anunciando por meio da mídia a comemoração dos 99 anos, já pensando no 100°. Houve quem confundisse se o Sport completava 99 ou 100 anos. Sem dúvida, produz um efeito interessante na torcida e, sem bem explorado pelo marketing do clube, pode render um bom dinheiro.

    Um abraço.
    http://www.idolosdosanta.blogspot.com

    Caro Marcos,

    Obrigado pelo comentário, espero que continue freqüentando o blog.

    Este expediente realmente não é de autoria do Inter, e acho que as coisas boas devem ser copiadas e aperfeiçoadas, neste post fiz a matéria apenas para posicionar como exemplo de uma gestão que aparentemente vem se destacando com planejamento e ampliação dos conceitos de marketing, coisa rara no pais do futebol.

    Abraço
    Francisco Ortega C J

  4. Acredito sim que o Inter esteja no caminho certo. O marketing do clube melhorou muito nos últimos anos, os licenciamentos aumentaram substancialmente, os produtos licenciados a venda nas lojas do clube quando comparados aos mesmos na década de 90 são infinitamente superiores.
    A idéia de abrir uma ouvidoria, canal direto do clube com os torcedores, via site do clube, foi outra evolução considerável, várias vezes deixei mensagens, sugestões, e em todas recibi resposta. Como torcedor me senti valorizado e ao mesmo tempo parte integrante do clube.
    Concordo com o Luiz Fernando quando ele fala dos sócios-torcedores, hoje mais de 53 mil e que rendem R$20milhões/ano ao Inter, que as associações não depedem tanto dos resultados e sim da credibilidade que a direção passa aos torcedores. O Presidente Fernando Carvalho trouxe está credibilidade de volta ao Inter e a melhor demostração que a torcida assim entendeu foi o quadro associativo que tinha 10 mil e pulou para 53 mil.
    Quanto ao plano de marketing para atingir 100 mil sócios eu considero bem viável. Quem conhece o Rio Grande do Sul sabe que aqui não existem muitos pobres e nem muitos ricos, a maior parte da população está centrada na classe média que tem alto potencial de consumo de produtos e serviços do clube. Aqui no sul o futebol e clube não é apenas paixão e sim religião, ou se ama e venera o Inter ou se ama e venera o tricolor, e as pessoas tem necessidade de demostrar essa paixão, sendo como associado ou comprando produtos com as marcas dos clubes.
    Credibilidade, organização e valorização do torcedor são pilares para que qualquer clube consiga alcançar seus objetivos, e o Inter conseguiu compreender isso antes e vem colhendo os frutos agora.

    Olá Ronaldo,

    Com certeza vemos que os planos de marketing do inter estão conectados. Mas temos que aguardar os resultados, como já mencionei vocês são provas de que as coisas estão nos trilhos.

    Abraço
    Francisco Ortega C J

  5. Centenários merecem sim todas as comemorações. Em qualquer área é muito difícil que uma instituição chegue a tal marca. Parabéns ao Inter neste início de festa para os 100 anos em 2009.

    Confira outro clube centenário no Gambetas:

    http://gambetas.blogspot.com

    Abrazo!

    Caro Filipe,

    Realmente todo centenário deve ser comemorado, e com planejamento a comemoração fica ainda melhor, pois rende mais frutos para o clube e torcida.

    Abraço
    Francisco Ortega C J

  6. Este post está cheio de erros, provavelmente por ser escrito à distância.

    A comemoração NÃO é antecipada. É apenas o início de uma séries de eventos que culminará no aniversário de 100 anos. Apenas repetindo o que o PAI fez há 6 anos.

    DÁ-LHE GRÊMIO!!!

    Caro Guilhermo,

    Respeito seu comentário, mas não comentamos assuntos focados na rivalidade e sim no profissionalismo do futebol.
    Felizmente hoje em dia as distancias estão muito curtas com a Internet, e não consigo entender os erros mencionados, pois as informações que foram analisadas neste post, foram tiradas exatamente do site oficial do Internacional de Porto Alegre.
    Abraço
    Francisco Ortega C J

  7. Tive conhecimento do seu site pelo blog do juca, e claro vi que vc publicou o balanço do Gremio e procurei se tinha algo do meu Inter. Encontrei este post e li todos os comentários.
    Acredito que a campanha do Inter e seu marketing estejam indo de vento em popa, hoje o clube já conta com mais de 70 mil sócios, após a final do gauchão tinha fila no est´´adio para os torcedores se associarem, tinha gente esperando meia hora na fila… E é poss´´ivel se associar pela internet no site do clube.
    Atualmente o Inter é o clube brasileirto com mais sócios e o segundo da América do Sul. Se conquistar a copa do brasil e ir bem no brasileiro conseguirá os 100 mil sócios em setembro ou outubro.
    E isso não é só pela campanha, pela quantidade de sócios, aquele que quiser ver um jogo de maio importância terá de ser sócio ou assistirá a essa partida pela tv…
    O Inter hoje não é um time de sucesso pelos recentes títulos que conquistou e pelos que vai conquistar, mas é principalmente um clube de sucesso que deixa seu torcedor orgulhoso pela estrutura que tem e pelo time de qualidade que está conseguindo manter.
    Trata-se de uma diretoria profissional que iniciou com o digníssimo Fernando Miranda na década de 90, e naquela época ele já dizia que os frutos da sua administração seriam colhidos a partir dos anos anos 2003/2004.
    E quanto ao torcedor do Gremio que falou que o Inter está copiando o Gremio ele se engana que o centenário deles eles nem comemoraram direito porque estavam amargando uma segunda divisão… Se eu não fosse aqui do sul nem teria sabido que o Gremio tinha completado 100 anos…

    Olá Gilberto,

    Eu não canso de dizer, o sucesso do Internacional esta refletido exatamente no apoio que a torcida esta dando em contra partida a confiança na administração bem estruturada.
    O Inter continua caminhando de forma correta, pois mesmo ocorrendo desclassificação nos campeonatos os torcedores continuarão apoiando o clube pela forma que a administração esta se portando, ou seja, pensando sempre no bem do Internacional.

    Abraço

    Francisco Ortega C J

  8. Esse planejamento dos colorados é, realmente, algo inédito e incrível, o clube já é o 9° clube do mundo em número de associados e tende a subir nesse ranking, é o 2° das Américas, atrás, apenas, do River Plate da Argentina. O que constrói um grande clube, acima de tudo, é uma grande torcida…e a torcida colorada justifica o grande título de clube do povo, a que faz jus. Parabéns Internacional, parabéns torcida colorada!!

    O Inter, ainda, colherá mtos frutos!!!

    PARABÉNS PELO BLOG!!

    Olá Leonardo e obrigado,

    Mas não podemos deixar de ressaltar o que já mencionei acima, tudo começa por uma boa administração, focada no profissionalismo.
    Pode parecer estranho, mas nenhum clube consegue crescer nos dias de hoje focando apenas o seu desempenho esportivo.

    Abraço

    Francisco Ortega C J

  9. O trabalho da gestão Fernando Carvalho, com continuidade na atual, é sensacional. Porém, os resultados agora colhidos, como bem observou o Gilberto ai em cima, são frutos ainda do pensamento do presidente Fernando Mirando, o qual, ainda que não tenha trazido os resultados no campo que a torcida desejava, lançou as bases para uma revolução administrativa no clube.
    Além do mais, aquela gestão quebrou uma sequencia de adminsitrações onde as diretorias se sentiam proprietárias do clube e nunca abriam espaço para a participação da torcida.
    Certamente, o fato de as aleições coloradas também serem decididas no voto do associado aumenta a fiscalização e o controle sobre os gastos do clube.

    Olá Felipe,

    Com já mencionado, é exatamente isso, a base é uma boa administração com profissionalismo e transparência, focando o bem do clube e não pessoal.

    Abraço

    Francisco Ortega C J

  10. Acredito que o Internacional está no caminho certo, hoje os clubes são empresas e para se ter lucro, tem que ser bem administradas. O Internacional tem pessoas capacitadas com visão de mercado em seu dptº de marketing . Como torcedores fizemos parte dessa empresa, porque investimos comprando ingressos e pagando mensalidades, para nós o retorno de nosso investimento será os títulos conquistados. Acredito que os patrocinadores devem estar satisfeitos com o nosso clube, em 2 anos já levantamos 5 taças.

  11. Com certeza o Inter está no caminho certo. Futebol e finanças, embasados em mega projetos, transformaram o futebol europeu.
    Com projetos ousados, objetividade e parcerias (clube-torcedores/sócios e empresariados) o futebol brasileiro proporcionará segurança e prazer, com belos espetáculos esportivos e, por que não dizer, cultural e de lazer.
    Associei-me ao INTER, com o intuíto de participar deste projeto, tendo ou não a oportunidade de assistir aos espetáculos “in loco”, mas principalmente, por acreditar que o futebol no Brasil poderá proporcionar qualidade, não só no talento dos artistas dos 4 linhas, mas principalmente, para os assistentes, torcedores como uma grande e verdadeira família, com alegrias, educação, paz e segurança.
    Fora isso, podemos dizer que o projeto de ter a torcida como sócia, tende a excluir os riscos de vandalismo, por se ter a visão de um patrimônio coletivo.
    Gostaria que todos os demais clubes seguissem o exemplo do Inter, São Paulo, Sport e Atlético Paranaense.
    O Inter já rompeu a margem dos 80 mil sócios, está perto de ter o maior quadro de sócios das Américas.
    Vamo, vamo INTER.

    Há, parabéns pelo Blog.

    Grande abraço….fiquem com DEUS!

  12. Coloroda mesmo antes de nascer e até morrer!!!!
    Parabém Inter tu vai estar sempre no meu coração. afinal são 100 anos de vida e virão muitos mais pode creêr.

  13. Antes de mais nada quero dizer que sou Gremista.

    mas nem por isso deixo de reconhecer que o inter vem sendo o responsavel por uma quantidade de melhorias no futebol brasileiro, ou pelo menos no futebol gaúcho.
    Inter começou este grande projeto te sócios torcedor, graças a isso o Gremio alavancou seus 50 mil socios tambem. Acredito que futuramente este seja um diferencial decisivo para os clubes, a renda fixa.
    O Inter colhe os frutos de que, com a Lei do Passe, ao invés de deixar de investir nas categorias de base, aumento sua receita e vem colhendo os frutos ha alguns anos. O Gremio iniciou esta filosofia quando caiu para a serie B e hoje colhe os frutos.

    Eu como gremista reconheço o bem que o inter acabou fazendo para nós, seus maiores rivais. Esse lado sadio da rivalidade faz com que os times aqui do sul tenham melhorado muito sua administraçao e planejamento.

    Sinceramente, acredito que esta politica adotada pelos dois times do RS será evidenciada nos próximos anos com mais frequencia. Gremio, Inter, São Paulo sera clubes estáveis.
    Não querendo polemizar, mas Fluminense, Palmeiras e outros times que dependem de um parceiro forte para criar times de ponta não terão onde se socorrer quando as parecerias acabarem.

    A rivalidade da dupla grenal acarretará em estádios de qualidades para os dois time ate o ano de 2012. Isso trará ainda mais recursos fixos.

    Times do RJ e MG nao poderão nunca ter um quadro social consideravel enquanto nao tiverem um estádio proprio.

    Enfim, sao consideraçoes que acho interessante de ser analisadas.
    Nenhum dos grandes clube do mundo se fixa no topo sem uma politica “auto-sustentável”
    Ou é isso, ou o clube se vende (caso do Chelsea)

  14. Vendo titulo socio patrimonial – emissão especial pre contrução estadio beira-rio.
    R$ 7000,00
    (51)9155-4808

  15. Como sera feita a transferencia?
    Pago 5.500,00

  16. a direçao do sport clube internacional e todos os colorados,aqui vai minha sugestão de como pode ser o distintivo do internacional campeão de tudo somente acrescentar uma estrela de diamente em cima da coroa e assim tirando todas as outras.E desta maneira representaria todos os titulos do internacional como regional,copa do Brasil,campeonato Brasileiro,libertadores,sul-americana, recopa e mundial FIFA. E também de um terceiro uniforme que é cinza: camisa com os detalhes em branco e vermelho nos mesmos modes da camisas atual,calções cinzas seguido os detalhes em branco e vermelho e meias cinzas.

  17. eu acho q ficou legal assim mas podia melhorar colocando mais estrelas ja q somos campeoes de tudo né!!ja q o simbolo do internacional e o mais lindo de todo mundo !!vcs viram a escola q represento os 100 anos do inter ganhou e claro q tinha q ganhar olha o tema q ela escolheu eu fui la no beira rio pra comemorar foi lindo !!!gostei da ideia de colocar a estrela de diamante

  18. Aiiii parabensssss internacioonaal,
    sou colorada desde peqenaaa éh minha paixãão
    parabens pelos 100 anoos, espero qe continuo esse otimo timee qe éh, e qe dakii a mais 100 anos possamos comemorar maiis vitoriias e poq
    O inteer éh ETERNOO! pra sempre no coraçao!
    Parabenssss (L³

  19. aew parabéns inter uns dos melhores times do mundo paixão internacional irreconhecivel
    um dos clubes mais temidos dos quatro cantos do planeta merece um ano otymo por que nen um outro clube fez oque o internacional fez dentro di campo que a garra aluta a honrra o sangue parabéns inter e que esse ano entre para a istoria do clube colorado e coração paz amor e paixão contigo inter abraço a todos que lerão
    obrigado…….

  20. INTERNACIONAL
    nenhum time se iguala a vc
    ñ é atoa q vc virou centenario

  21. Sou do Inter desde que me conheço por gente e ja faz 43anos,tenho orgulho de ser colorada, moro na Bahia e não perco um jogo do timão.Parabéns a todos nós

  22. inter!! colorada de CORAÇÃO!!!

    parabéns. 100 anos de vitória,esse é meu timão!

  23. SOU INTERNACIONAL E NADA VAI ME SEPARAR
    SOU FANATICA PELO INTER !!! SE EU PUDESSE TER TUDO O QUE EU QUERIA, EU QUERIA CONHECER TODO O TIMÃO BEM DE PERTINHO!!!!

  24. time muinto bom!!!!!

  25. ♥eu acho q o inter melhor cq ele ninguem consegue…todos os jogadores são otimos o d´alessandro passa para o goleador nilmar e essa combinação huuuu há jogador melhor q fassa…..bjuxx♥

  26. eu acho q melhor o inter ñ pode fikar….ou so ten a melhorar se continuarmos a a postar no inter huuuuu….vai fikar melhor q já esta…..e com o apoio da torcida ajuda mt mesmo….bjzx continuem melhorando mis e mais nois estamos com vc para oq der e vier……

  27. Holha, amigos colorados, eu sou gaucho ,mas atualmente estou morando no Ceara.
    Ultimamente não consigo entender, como que um clube igual o internacional, não faz a contratação de um treinador de ponta, tipo Vanderlei, luxemburgo, Felipão, A diretoria, até faz umas contratações, louvavel de jogadores, porem o time quando joga parece que estão amarrados encampo e tambem não se vê uma jogada ensaiada.
    Meus caros amigos, estou faendo este desabafo, pois me sinto no direito, por ser um torcedor assiduo do internacional. Abraços

  28. olá inter eu e o meu pai torcemos muito por voces não perco um s´´o jogo de voces!!!!!!!!!

  29. Olá tudo bem!!!!!

    Ah! Parabéns ao Inter adiantado, né?!
    Cem anos só se faz UMA vez na vida.
    Tem que começar a comemorar antes mesmo! rsrs.
    Me faz lembrar do Atlético Mineiro, que completa seus 100.25 de março…
    Dois times de tradição e torcidas muito louváveis.

    Enfim, parabéns ao Galo, pelo seu centenário.
    E ao Inter, pelo centenário que há de vir!!!!!!

    Adorei te conheser!!!!

    Beijão…

  30. Olá tudo bem!!!!!!

    Ah!!! Parabens!!!!!

    Eu lisiane e minha familha somos loco pelo time do……..

    INTERNACSIONAL!!!!!!!

    Minhã mãe me deu uma Bola do INTERRNASCIONAL!!!!!!

    E sempre quando ele jogo eu também jogo….

    E fico cada vez mais cracre……

    Beijãoooooo!!!!!!!!!

  31. oi tudo bem fou fanatica pelo internacional…….
    to torcendo por vc ….
    nao perco um jogo mais sou desligada quando vejo to dormindo eperdi a metade do jogo mais napo faz mal o importsanque e que vc vencem no final ……
    beijaoooooo…………..1!!!!!!!!!!!!!!!!!
    tchau?????????????????????

  32. oi desculpa os erros de hortografia mais estava apurada……
    to torcendo por vc ………….bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    parabens pelos jogos vencidos

  33. inter eu julia te amo muito muito a aliais eu e meu pai ele que disse que esse time e tambo ele ten razam eu gosto tamto
    nao sei que posso fazer
    queri ter um em greso par o jogo mas um dia eu vo sim ta amo muito vc inter o time mas bom colorado ………
    meu time do coraçao


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: