Publicado por: Marcos Silveira | 18/março/2008

Parceria 100%

Faltando pouco menos de 1 mês para completar 1 ano do anúncio oficial, a parceria entre São Paulo Futebol Clube e Warner Bros. Consumer Products dá sinais de que veio para ficar.

Foi a impressão que tive nesta segunda-feira (17/03), no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, durante evento de lançamento de novos produtos oficiais do SPFC.

Evento SPFC & Warner

Marcos Bandeira (da WBCP),  Juvenal Juvêncio, Carlos Alberto e Julio Casares posam com mascotes da Warner e do SPFC (Site oficial do SPFC)

O que reforçou minha impressão foi uma conversa com o gerente geral da WBCP para o Brasil, Marcos Bandeira de Mello. De acordo com ele, a empresa está muito satisfeita com a parceria.

Os números comprovam a satisfação. Segundo o executivo, desde o início da parceria a WBCP dobrou o número de contratos de licenciamento do SPFC: de 20 para 41 empresas, além de outros 4 acordos em fase final de negociação.

Ao todo são mais de 250 itens à disposição do torcedor. Registrei uma parte nesta foto tirada com o celular:

Produtos licenciados do SPFC

As receitas de licenciamento do SPFC, que já deram um grande salto em 2006, chegando a quase R$ 4 milhões (o último balanço aponta R$ 3.857.000,00), devem ter sido ainda mais significativas no ano passado.

Além das luvas (R$ 2,9 milhões por 3 anos e meio de contrato), o SPFC fica com 50% do lucro das vendas. O balanço referente ao exercício 2007 será divulgado agora em Abril e poderemos conferir, mas não me surpreenderia se esse valor dobrar.

A linha de produtos do SPFC contempla desde segmentos tradicionais (infantil, adulto, festa, papelaria, cama, mesa e banho) até itens que eu nunca tinha visto, como extrato de tomate (foto abaixo, também de celular), churrasqueira (imagem da Warner) e até poltrona reclinável! Essa última fez grande sucesso no evento, mas fico devendo a foto.

Extrato de tomate SPFC

Churrasqueira SPFC

O São Paulo FC é o único clube brasileiro que tem esse tipo de parceria com a Warner Bros.

Na época em que ainda negociava com o SPFC, a WBCP também conversou com o Flamengo, mas não houve acordo.

Será que o leitor são-paulino do blog aprova a parceria?

E você que torce para outro clube? Está satisfeito com essa questão dos licenciamentos do seu time?

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Responses

  1. Marcos,

    Sinceramente acho muito bem feita a parceria apesar de considerar que seja apenas algo que esta engatinhando comparando-se com o que temos no resto do mundo.

    A unica coisa que nao consigo entender eh que as acoes de mktg me parecem um pouco “desconectadas” colocando apenas um pequeno exemplo … se vc for na loja no Morumbi, nao consegue comprar a camisa com no. 7, 8 , 3, 5 …. apenas a 10 … para que serve a numeracao fixa entao????

    Nao podemos negar que o SPFC esta meio passo a frente dos outros mas ainda tem um caminho longo se quiser chegar a times como Rangers e Celtic, so para dar um exemplo pequeno …. Barcelona e Real entao … daqui uns 30 anos quem sabe.

    Abracos
    Vina

    Olá Vina,
    Comparando com grandes clubes do exterior, o SPFC realmente ainda engatinha.
    Concordo inclusive que muitas ações do clube paulista são bastante desconexas.
    A questão da numeração fixa, por exemplo, foi bem levantada por você e deveria receber mais atenção do SPFC.
    Cheguei até a fazer um post sobre o assunto: https://futebolnegocio.wordpress.com/2008/02/02/numeracao-fixa-variavel/
    Só espero que o longo caminho seja percorrido em bem menos do que 30 anos, como acredito.
    Continue participando!
    Abs, Marcos

  2. No caso do meu time que é o Corinthians, creio que poderia fazer muito mais, está longe dos padrões europeus, entretanto nao o vejo atrás do São Paulo no quesito produtos de licenciamentos.

    Na loja do clube ou no website de vendas da loja, é possível encontrar produtos das mais variadas formas, como relógio, perfumes, bichos de pelucia, produtos para bebê, cama, mesa e banho, nada diferente que o São Paulo apresenta.

    Além disso, criaram açoes pioneiras no Brasil interessantes, como a Timao TV, com mais de 1 milhao de acessos só no 1o dia, programa Fiel Torcedor que promove uma comodidade do torcedor que vai ao estádio, o Nasci Fiel, que será a maternidade do clube, agencia corinthians… acho que ja merecia um post sobre disso.

    Me parece a história do ovo da galinha e do pato. Os dois produzem ovos iguais, mas a galinha quando o faz é bem mais escandalosa.

    Abraço,

    Olá Sergio,
    Minha percepção também é de que Corinthians (e outros grandes como Flamengo, Cruzeiro, Internacional etc.) não fica atrás do São Paulo na quantidade de produtos licenciados. Muito provavelmente até estavam na frente antes de o SPFC fechar a parceria com a Warner. Mas o balanço do SPFC apresenta cifras superiores de licenciamento antes do acordo com a multinacional.
    Concordo ainda que o SPFC faz mais barulho e consegue aumentar a visibilidade de suas ações, o que não deixa de ser um mérito do Marketing tricolor.
    Sobre outras idéias do Corinthians, que realmente valem futuros posts, o próprio Luiz Paulo Rosenberg (que cuida do MKT do Corinthians) admite que o Corinthians ainda está atrás e que o SPFC é uma “referência”. Aqui vai um trecho de uma matéria do UOL para comprovar:

    Segundo Rosenberg, porém, o Corinthians ainda está atrás do São Paulo quando o assunto é marketing. “O São Paulo é referência nessa área e colhe frutos de programas que começaram há três ou quatro anos. Mas eu acredito que, pelo volume das ações que já fizemos, vamos superar o São Paulo em número. O valor que podemos mover pelo Corinthians não é resultado do marketing, mas do tamanho da nossa torcida”, explica o dirigente.

    A matéria completa pode ser lida no http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/02/20/ult59u147013.jhtm

    Abs, Marcos

  3. Parabéns pelo blog, agora está devidamente adicionado como favorito.

    Seja bem-vindo Ricardo!
    Obrigado pela confiança e pelo elogio.
    Continue participando!
    Abs, Marcos

  4. Meus netos já estão me infernizando querendo um monte de produtos do São Paulo. Cada fim de semana querem um produto diferente, o pior é que o avô acaba sedendo, hehehe.

    Olá Ricardo,
    O seu depoimento mostra que o SPFC está no caminho certo! hehe
    Abs, Marcos

  5. Os números das camisas disponíveis para os torcedores do São Paulo são irritantes!! Já tem uns 4 anos que eu quero comprar uma camisa que não seja a 10 e não consigo (já tenho umas 4 camisas 10). Na loja oficial do SPFC na internet, hoje, só tem camisas sem número. Fui recentemente ao shopping Parque D. Pedro, em Campinas (sou do interior, Rio Claro, e na minha cidade camisa oficial é muito caro!) e em umas três lojas só tem a camisa 10 com o nome do Adriano. Sem contar que a camisa de tamanho GG é muito pequena. Não sou tão grande assim pra que uma camisa GG fique apertada em mim!!
    Outra coisa, pela internet não é possível comprar muita coisa “oficial” do SPFC. Eu tenho um chinelo que ganhei de presente de amigo secreto, e nenhum amigo meu consegue comprar o chinelo em lugar nenhum! Isso é um absurdo! Que estratégia de marketing é essa? Como o SPFC quer aumentar sua torcida se os seus torcedores do interior tem dificuldade de encontrar protudos oficiais?

    Só um comentário sobre o Corinthians: meus amigos ficaram muito decepcionados com a qualidade da tão falada camisa “Nunca vou te abandonar”. A “oficial” é uma camisa de algodão comum com um silk screen. Já vi camelôs vendendo umas imitações muito mais interessantes do que a oficial. Detalhe que a GG também é pequena e não é nem fabricada pela Nike.

    Olá Bignotto,
    Como foi falado em outros comentários, o SPFC está apenas “meio passo” a frente dos outros, ou seja, falta muita coisa (como fica claro no seu testemunho).
    Essa questão dos números das camisas é uma das que mais me intrigam: por que um clube adota a numeração fixa e não disponibiliza todas as opções no ponto de venda? É evidente que existe um erro.
    Em relação à camisa do Corinthians, é lamentável perceber que a imitação pirata tem mais qualidade do que a original. Sobre isso sugiro a leitura do excelente post Camisas Piratas e Camisas Populares, escrito pelo Mauricio em 08/02.
    Abs, Marcos

  6. É verdade que o Rosemberg é fã declarado do trabalho do São Paulo, reconhecer um grande trabalho é digno de um bom profissional.

    Penso que os dois estão amadurecendo no marketing esportivo, mas o benchmarking também existe por parte do São Paulo, é isso que tento transmitir, eles realizam um excelente trabalho, mas insisto na história do ovo.

    Um exemplo disso é que o SP tbm está integrando seus parceiros, algo que o Corinthians iniciou mas pouco foi comentado.

    Matéria de hoje:

    Além de lançar uma nova linha de produtos em parceria com a Warner, o São Paulo também estuda a possibilidade de integrar seus parceiros. Uma chance seria produzir conteúdo com os personagens da norte-americana para aparelhos da LG, que estampa a camisa do time. Os detalhes dessa ação, porém, ainda estão sendo discutidos entre as partes.

    Essa atitude, porém, não é exclusiva do São Paulo. Declarado “fã” do estilo de trabalho dos são-paulinos em sua área, o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosemberg, implentou um plano em que Medial Saúde, Warner Music Brasil e Bradesco, além de projetos como TV Timão e Fiel Torcedor, estivessem interligados.

    Nesse projeto, o torcedor que usar o cartão Bradesco para pagar o plano de saúde da Medial terá descontos, assim como o que usar o cartão de crédito da parceira para pagar ingressos e o plano do sócio-torcedor. Na loja virtual da Warner, o fã que usar sua conta no Bradesco para fazer compras também terá vantagens especiais.

    Fonte: http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8655

    Abraço

    Pois é Sergio…
    São Paulo e Corinthians estão amadurecendo e acredito que erros e acertos das duas partes ajudam nessa evolução. Por isso não caio muito nesse papo de “um copiar o outro”. Até porque ter uma ação copiada pelo rival é sinal de que se está no caminho certo, não acha? 😉
    A matéria da Máquina do Esporte é apenas mais um exemplo disso…
    Abs, Marcos

  7. o SPFC ta um passo na frente dos outros clubes nacionais, mais tem que procurar sempre inovar igual fez com a warner, sou sao paulino espero que o tricolor continue muito afrente dos demais, e parabens pelo blog ae malandro .

    Seja bem-vindo jkoliveira!
    Os clubes precisam realmente inovar para gerar novas receitas e transformar torcedores como você em cliente.
    Abs, Marcos

  8. outra coisa que faltou dizer é que o spfc com a parceira LG lançou p kit saopaulino com o celular personalizado do tricolor que vem com o uniforme do clube, ta custando me parece que 1.300 reais.

    Você tem razão, jkoliveira.
    Mas eu não mencionei o celular porque esse produto foi lançado no fim de 2007.
    Abs, Marcos

  9. Eu tenho a crença de que toda iniciativa de negócio, desde que conectada a um plano estratégico consistente, para gerar receita aos clubes é bem vinda e elogiável, sobretudo quando se procura diversificar tais fontes de receita.

    Neste caso a iniciativa do São Paulo é elogiável sim, eu mesmo falei sobre isso em entrevista ao Jornal do SBT na segunda-feira última (confesso que não vi o pós edição, acho que sobrou uma frase só , mas faz parte).

    Porém, anda-se publicando por aí, não aqui no blog diga-se de passagem, que há imitações entre clubes nos seus planos de marketing e temos que tomar cuidado com essas análises rasas que andam por aí. Está se transformando em senso comum a comparação dos planos de marketing do SPFC e do Corinhtians, um é melhor, outro tá começando, um é bom, o outro é pobre, enfim…uma análise rasa sem conhecimento do que é marketing na verdade (que é bem mais que lançar camisetas e produtos)…essa “bronca” não é pros amigos do blog já que eles que não embarcam nessa pois tem repertório bem mais sofisticado que essa comparação simplista.
    Cada clube tem seu patrimônio, sua história, sua identidade e suas mensagens para com o público, é diferente de um clube para o outro, daí advém o POSICIONAMENTO do “produto” que cada clube tem a oferecer; se dá pra resumir o produto que um clube oferece a seu público eu diria que é “um ideal”, que naturalmente é materializado por meio do acompanhar, vestir, usar as cores e agora decorar o quarto com bichos de pelúcia, churrasquear e fazer molho de tomate com a marca do clube, beleza !! Acho bem válido mesmo !!!
    Porém, dizer que há imitação por se lançar programas de relacionamento com o torcedor, camisetas e produtos outros é muito pobre. Os posicionamentos são tão diferentes que nem dá pra pensar nisso: o SPFC calca seu posicionamento em desempenho, o Corinthians invoca a solidariedade da classe operária que lhe deu origem como mote de posicionamento; o que cada marca traz de mensagem descaracteriza totalmente a imitação, na minha opinião. Talvez para alguns analistas, o Corinthians tivesse que lançar batedeiras e enceradeiras com sua marca para não imitar os demais, enfim…
    Em resumo, acho ótima a iniciativa do São Paulo, também acho as do Corinthians; ambas tem pontos fortes e fragilidades, porém os avanços são inegáveis e cuidemos para não cair na tentação das comparações fáceis. Há espaço pra todos no mercado, não ?

    Olá Robert, concordo com você!
    A iniciativa do São Paulo FC é tão elogiável que mereceu virar post.
    Infelizmente, no entanto, nem sempre as ações (por melhor que sejam) estão integradas a um plano estratégico consistente. O próprio SPFC, tido por muitos como referência de gestão, peca demais nisso. A questão da numeração fixa das camisas, que foi citada num outro comentário desse post, é emblemática e lamentável.
    Sobre a comparação entre os planos de MKT dos clubes, considero inevitável que muitas vezes a análise seja superficial, pois o futebol é muito popular e passional. Lamento apenas que muitos dirigentes caiam nessa vala comum… E mesmo que um time imite o outro, duvido que um corintiano compre um chinelo do SPFC ou um são-paulino use uma caneca do Corinthians! hehe
    Para finalizar essa longa resposta, você foi preciso ao apontar a necessidade de se investir no posicionamento.
    Abs, Marcos

  10. Logicamente que esse tipo de parceria no Brasil é inovador e alguns produtos comercializados as vezes chegam a nos surpreender, mas a tendência para o futuro é essa, os clubes não conseguem viver apenas de rendas de jogos, patrocínios, vendas de jogadores, entre outros. Os clubes necessitam expandir sua forma de arrecadar dinheiro, basta olhar exemplos de outros clubes que faturam bem com produtos licenciados e mais uma vez o São Paulo soube sair na frente dos outros times. Concordo com alguns comentários e também alguns posts do blog que já falaram sobre o São Paulo estar à frente dos outros clubes, mas é como o Marcos mesmo falou, é apenas meio passo à frente dos outros. Assim como o São Paulo saiu na frente no quesito “contratações de graça”, hoje os outros times estão sabendo contratar assim e já até passam a perna no São Paulo e a tendência é que os outros clubes comecem a ver esse tipo de parceria para vender produtos licenciados como uma excelente opção para ganhar mais dinheiro. Ainda bem que mesmo com a demora para se desenvolver, times como o São Paulo ajudam os outros times do Brasil a se organizar melhor.

    Olá Eduardo,
    O maior mérito do SPFC foi terceirizar os licenciamentos, passando a incumbência para uma empresa que é referência mundial e que já tem parcerias com grandes clubes europeus.
    Assim que sair o balanço de 2007 teremos uma idéia dos resultados desse acordo com a Warner, mas creio que o maior salto será dado este ano, quando a empresa promete vender produtos do SPFC no Japão.
    Abs, Marcos

  11. Por mais que SPFC seja inovador,ainda está muito longe do ideal.Os times brasileiros precisam se unir e parar de vender seus direitos de TV a preço de banana .Na Espanha o time fatura um quantia que time brasileiro só vai ver se aprender a se valorizar.
    Eu sou tricolor desde que só tinhamos 1 brasileiro,o caminho do SPFC é esse .
    Uma coisa que o SPFC podia fazer é uma moto ,daquele programa da PEAPLE +ARTS , O AMERICAN CHOPPERS ,para divulgar a sua marca no mundo , e ainda mais deixar a moto de expocisão no Morunbi e depois fazer miniaturas para vender .

    Seja bem-vindo Anderson!
    Os direitos para o próximo triênio já vão ser um pouco maiores.
    Mas os clubes precisam diversificar as receitas para depender menos da TV.
    Abs, Marcos

  12. gostaria de saber onde consigo taco de sinuca personalizado do São Paulo.
    Eu já procurei em diversos lugares e ainda não consegui.
    no aguardo de uma resposta.

    Seja bem-vinda Aparecida!

    Nunca vi taco de sinuca de nenhum time.
    Vou mandar um e-mail pro pessoal da Warner para descobrir se existe.

    Volte sempre!

    Abs,
    Marcos Silveira

  13. estou querendo muito achar o cooler p/ bebidas do sao paulo vi a churrasqueira no seu blog e achei bacana tb vc sabe onde poderia estar vendo isso. grata
    karina augusta

  14. é futebol é fonte de renda e muita renda rs

  15. Ola!!!!!!

    Sou tricolor fanático, gostaria de saber se existe algum tipo de lingerie do São Paulo para minha namorada!!!!!

    És o primeirooooo!!!!!!!!!!….

  16. tambem necessito com urgencia em saber onde encontrar lingieri do time do sao paulo futebol clube . Tenho que fazer uso pois estou apaixonada, me ajude encontrar onde e como comprar.

  17. Meu Deus onde esse mundo vai paraa…cara larga a mão de ser loko ce naum vai axar taco do SPFC hen nenhum lugar maneeeh…unico taco bom akii eh o meu ce servir kkkk…Zuerinha galeraa me desculpa aiii + vai da hun role na 25 de março q vcs axam oq precisam vlw..

    Obrigado pela atenção..

    aah para os curiosos aii Eu so SPFC valeuU TRICOLOR sempree fllw

  18. eu amo o spfc e o meu sonho é conheser pessoalmente o time do são paulo

  19. o time do sao paulo este ano vem com tudo eu acho que com o time que o sao paulo esta pode ser campeao da libertadores mais em primeiro lugar respeitar os outros timinhos ai

  20. Oi, queria saber se as camisetas da cor do time de futebol , mas sem o escudo com as frase: sou corinthiano, ou , Sou palmeirense também é exigido que se faça o licenciamento.

    obrigado


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