Publicado por: Marcos Silveira | 20/fevereiro/2008

Filhote de touro vermelho

Red Bull Brasil - Escudo

A Red Bull finalmente chegou ao futebol brasileiro. O escudo acima é do Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda., ou Red Bull Brasil, um dos mais novos clubes filiados à Federação Paulista de Futebol.

O Red Bull Brasil, irmão caçula do Red Bull New York (EUA) e do Red Bull Salzburg (AUT), vai disputar, a partir de abril, a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, que na prática equivale à quarta divisão, já que classifica quatro times para a série A3.

A sede do novo clube é no Itaim, bairro nobre de São Paulo onde fica o escritório da Red Bull no Brasil (como você pode conferir no site da FPF). Entretanto, o time deve mandar seus jogos em Campinas.

Por enquanto existem poucas informações sobre a nova empreitada da Red Bull. Mais detalhes só no lançamento oficial da equipe, em abril.

O fato é que a empresa austríaca, que revolucionou o marketing (e virou sinônimo de marketing esportivo), não está pra brincadeira. Além das duas equipes de futebol já citadas, a Red Bull possui duas equipes de Fórmula 1 (Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso), uma de hóquei no gelo e investe maciçamente em eventos esportivos exclusivos e inovadores, como a Corrida Aérea (Red Bull Air Race), que lotou a baía de Guanabara, no Rio, em 2007.

Já fazia tempo que a Red Bull queria entrar em campo no país do futebol. No início do ano passado a empresa quase acertou uma parceria com o Juventude, que ainda estava na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A negociação com o clube gaúcho acabou não se concretizando e agora os austríacos resolveram partir para um vôo solo. Nada mais natural, já que o slogan da Red Bull é “te dá asas”…

Se o Red Bull Brasil for tão bem sucedido como tudo o que é feito pela Red Bull (que está em mais de 130 países e tem um faturamento anual acima de 21 bilhões de euros), o novo clube pode até chegar à série A1 do Campeonato Paulista em 2011. Para isso “bastaria” conseguir 3 acessos seguidos, algo semelhante ao que fez o Legião FC no Distrito Federal, comentado pelo Maurício no post anterior.

Imagine só: “Palmeiras X Red Bull Brasil” no novo Palestra Italia! Parece interessante? Por enquanto é apenas uma possibilidade distante. A realidade é que a primeira partida do mais novo filhote da Red Bull será contra o Sumaré, em 20 de abril próximo.


Responses

  1. Em quatro anos chega na seria A e daqui a 40 vai ter torcida. Que saco, Red Bull no futebol, Red Bull na F1… pq esses caras nao se limitam a patrocinar como toda empresa normal? Vou boicotar os kras, voltar a tomar guarana com meu wiskinho.

    Seja bem-vindo, Zozimo!
    Entendo seu ponto de vista. Esse é o risco de ter um projeto de marketing tão agressivo: desgastar a imagem junto ao consumidor. Mas pode ter certeza de que a Red Bull está satisfeita com os resultados que está obtendo ao se posicionar dessa forma. Na verdade são as outras empresas que deveriam copiar pelo menos 10% do que ela faz.
    Obrigado pela participação e volte outras vezes.
    Abs, Marcos

  2. Eles são muito bons nesse aspecto apesar de seu produto não ter nada haver com esportes, até porque energético não é isotónico. Uma xícara de café de 50 ml estimula muito mais do que uma lata de Red Bull.

    Tem razão, Ricardo.
    E por que será que empresas e produtos que têm uma ligação muito maior com o esporte não conseguem (ou não tentam) chegar nem perto da Red Bull? Essa evidente falta de sinergia valoriza ainda mais o trabalho de MKT deles, não acha?
    Abs, Marcos

  3. Marcos,

    Parabéns pelo post. Esse movimento de empresas administrando clubes é irreversível no futebol global.

    Sobre a Red Bull tive a oportunidade de ministrar uma palestra com um dos responsáveis pelo markeitng da empresa que em sua apresentação falou que o objetivo da empresa é estar cada vez mais associada ao esporte, já que a maior parte da receita é gerada atualmente nas “baladas”.

    A dúvida é saber como a imprensa vai chamar o time.(mais um trabalho para o depto. de mkt)

    Um abraço.

    Amir

    Com certeza vai ser chamado de RBB (Red Bull Brasil)! hehe
    E com esse nome vai ser melhor se transferir pro Campeonato Alagoano, para enfrentar CRB, CSA etc.
    Abs, Marcos

  4. que timemania que nada. eu aposto na red bull.🙂

    gostei do blog: vocês poderiam ativar o RSS!

    abraços,
    Emerson

    Seja bem-vindo Emerson!
    Eu diria que apostar na Red Bull é o mesmo que investir na Petrobrás ou na Vale do Rio Doce. Risco zero! hehe
    Vou me informar sobre o RSS. Obrigado pela visita e volte sempre!
    Abs, Marcos

  5. Imagino a Globo transmitindo Palmeiras X Red Bull Brasil. Será que vão chamá-lo de Itaim, ou de RBB?

    “Gooooooooooooooooooooooooool, do RBB”.

    Seja bem-vindo Ricardo!
    Não dá pra ter certeza, mas o meu palpite é RBB mesmo, como escrevi no comentário do Amir.
    E a sede deve mudar do Itaim em breve. Acredito que a Red Bull esteja definindo o local do clube lá em Campinas, onde eles vão mandar os jogos. Eles devem ter usado o endereço do escritório para se filiar à FPF dentro do prazo para disputa da Segundona.
    Abs, Marcos

  6. A pergunta do Ricardo é a mesma que a minha… como venho do automobilismo já me irrito bastante com ver dois times que recebem uma grana preta (uma volta de 4Km em um carro de F-1 custa em treino livre aproximados 3 mil reais) da Red Bull serem chamados de RBR e STR, imagino como vai ser no futebol, é goooooooooooool do RBB, como diz o Ricardo, gol de JZNH (Joãozinho, pra quem não conhece ainda).

    Essa é uma discussão interminável, Robert…
    Não falar o nome da empresa que investe e/ou patrocina um clube ou uma equipe pode não ser a decisão mais simpática dos veículos de comunicação. Mas será que eles tem outra opção? Se as emissoras de TV, por exemplo, começarem a chamar a Red Bull pelo nome oficial vão abrir um precedente e, simultaneamente, fechar a porta para possíveis anunciantes, que são os verdadeiros clientes delas. Como se vê, é uma verdadeira sinuca e não dá pra condenar ninguém.
    Infelizmente a Red Bull ainda é uma das exceções e acaba tendo de conviver com essa prática. Para mudar esse quadro, outras empresas precisam começar a fazer investimentos do porte da companhia austríaca para, quem sabe, forçar uma evolução do mercado como um todo.
    Abs, Marcos

  7. Incrível post….assunto excelente! Acho que a Red Bull é um dos casos de marketing mais importantes do mundo, que inclusive deveria ser estudado em faculdades, por exemplo. Vale lembrar…a Red Bull começou com todo este sucesso com um simples produto (quase um “guaraná”) que nem patente tem…e o sucesso é garantido até hoje!!!

    Aproveito este comentário para registrar que foi o Murilo quem me chamou a atenção para a presença do Red Bull Brasil na tabela da Segundona do Paulista.
    Valeu Murilo! Continue colaborando conosco!
    Abs, Marcos

  8. Bela iniciativa da Red Bull no Brasil, nada como investir no país do futebol…o Guaratingueta é um bom exemplo de time q teve um bom investimento e com poucos anos de vida já tem até o título do interior no paulista de 2007 e tem tudo p/ ser semi-finalista em 2008. Acho q esse time da Red Bull estará chamando a atenção em pouco tempo!
    Abraços e parabéns pelo rápido crescimento do blog e da divulgação q vcs já tem em outros sites importantes!

    Essas iniciativas realmente são louváveis, Edu!
    Só acho que esses clubes novos não podem se contentar em ganhar dinheiro com a venda de jogadores. É possível transformar cada jogo em um evento bacana e rentável, atraindo não só o torcedor, mas também o simpatizante, que pode até ter outro time de coração. Algo semelhante com o que está sendo feito pelo Legião FC (ler post do Maurício de 19/02). Imagino que o Red Bull Brasil siga por este caminho, aproveitando o imenso potencial de Campinas.
    Abs, Marcos

  9. Bom dia!
    Você está sabendo da hipótese do Engenhão vir a ser chamado de Arena Red Bull?

    Marcos e Zeca, vou tomar a liberdade de responder com minha opinião.

    Eu nada li ainda sobre a Red Bull ter interesse em dar nome ao Engenhão, mas penso que essa ação teria enormes chances de se tornar um grande fracasso.

    Essa estratégia de “Naming Rights”, ou seja, vender o nome da arena para um patrocinador, tem que ser implementada sempre que possível desde o projeto ou, no máximo, no lançamento, como aconteceu como o Allienz Arena em Munique.

    O Morumbi será sempre o Morumbi e o Maracanã será sempre o Maracanã. O Engenhão, apesar de não tão tradicional, já nasceu com seu apelido, mesmo que não gostemos dele.

    Portanto, cuidado aos clubes que planejam construir novas arenas: que o eventual novo estádio corinthiano NÃO seja chamado por seus dirigentes de FIELZÃO ou qualquer outro nome. O mesmo vale para os dirigentes de Cruzeiro, Grêmio, Santos e outros clubes que planejam ter novas arenas.

    À Red Bull recomendo que mantenha contato com esses clubes e fique atenta às oportunidades.

    Comprar os “Naming Rights” do Engenhão, só mesmo se o interese estratégico da companhia exigir um investimento semelhante no Rio de Janeiro, com verbas e esforços de marketing suficientes para tentar amenizar a dificuldade de tentar sobrepor a marca Red Bull ao nome já consagrado por torcedores e mídia.

    Mauricio Bardella

  10. Marcos, entendo seu ponto de vista e é realmente um imbróglio, mas não deixa de ter seu lado pitoresco.

    Sem dúvida!
    Abs, Marcos

  11. Sobreos teste para jogadores.
    Sou jogador júnior tenho 18 anos, como faço para fazer um teste de avaliação neste time?

    Oi Oliveira, seja bem-vindo!
    O Red Bull Brasil está filiado à FPF e inscrito na Segundona, mas ainda não foi lançado “oficialmente”.
    Infelizmente não tenho como responder sua pergunta. Se tiver novidades, postarei aqui.
    Boa sorte e volte sempre!
    Abs, Marcos

  12. O Red Bull vai mandar os seus jogos no estádio do Guarani e da Ponte Preta?

    Olá Felipe, obrigado pela participação.
    A Red Bull só vai divulgar mais informações sobre o novo clube às vésperas do início da Segundona do Paulista.
    Mas eu não me surpreenderia se a empresa comprasse o Brinco de Ouro, o que seria uma grande perda pro Guarani.
    Abs, Marcos

  13. Gostaria de saber porque não deu certo a parceria com o clube gaúcho E.C. Juventude, da cidade de Caxias do Sul.
    A rigor, parecia que estava tudo certo e, de uma hora para outra, não saiu mais o negócio.

    Seja bem-vindo Osny!
    Não dá pra ter certeza dos motivos, mas ouvi dizer que os conselheiros do Juventude recusaram uma das exigências da Red Bull: mudar as cores do clube.
    Volte sempre!
    Abs, Marcos

  14. Meu caro Marcos ! Realmente o futebol é esporte de massa. Inegavelmente estes são os caminhos, se a Red Bull não der o seu nome ao Engenhão irá dar nome ao maracanã ,ao Joia da Princesa ao Brinco da Princesa etc. Este é o mundo moderno do futebol. Isso é chamado de fontes alternativas de receita .Citarei dois exemplos de clube moderno o Arsenal na Inglaterra que é uma casa de negócios e o nosso simpático São Paulo que em breve poderá ser a maior torcida do Brasil. Ninguem livrar-se-a das tentações financeiras. E o povo? ora! O povo aprende fácil pronunciar qualquer palavra em qualquer idioma. É motivo de orgulho para nossa gente. É triste e penoso mas este é o retrato, torcida do meu mengo dorme no relento para comprar ingressos e torcer na libertadores.Tudo é fácil no país do futebol. Saudações Manoel

    Olá Manoel,
    Concordo que algumas situações do nosso futebol são inevitáveis, para o bem e para o mal.
    Mas temos que acreditar que o cenário pode (e deve) melhorar.
    E para isso precisamos fazer a nossa parte. Não desista!
    Abs, Marcos

  15. Ricardo…….vc deveria se informar mais sobre o produto ao dizer q ele nao tem nada a ver cm os esportes…Ele TEM SIM a ver com esporte, é uma bebida energeética,ela dá energia , vitalizando corpo e mente….Procure um nutricionista de qualidade e peça para q ele avalie o Red Bull!!
    Achei muito interessante a materia Marcos,parabens!! Agora vamos esperar que nao só oMKT seja de qulidade, mas tbm otime neh1?!
    Abraçoo

    Seja bem-vindo Tiago!
    Acredito que o novo time seja competitivo, com potencial para subir para a A3 logo no primeiro ano.
    Muito em breve vamos descobrir…
    Volte sempre!
    Abs, Marcos

  16. Venho informar que a Red Bull brasil não vai comprar nenhum estadio e sim contruir em vinhedos até 2014 que acontecerá a copa do mundo e onde tembem será construido o maior centro de treinamento de futebol do brasil.
    O estadio no USA ja esta sendo contruido no valor de USS$ 145.0000,000 de dolares.
    http://www.redbullpark.com/ entre e veja o projeto e esse será como base para o do Brasil.
    A Red Bull vem para ser referência em futebol no brasil com formação de base no seu CT innvestindo na garotada… pagando salarios e estudos.
    Ela nâo patrocina e é dona Red Bull racing, Red Bull toro rosso e Red Bull racing stock car e outros varios projetos com o Red Bull AIR RACING realizado no brasil que atraiu o maior pulblico de 1.00000 de pessoas na praia do botafogo.
    Ela veio para ficar e fazer o que ninguem jamais fez o investiu.
    E como furo a Red Bull está lançando na europa o Red Bull COLA que vai uma revolução em refrigerentes. aguardem…..

    Seja bem-vindo ESD!
    Não tenho dúvida de que a Red Bull veio para ficar.
    Até porque ela já está aí há bastante tempo, não é mesmo?
    Agradecemos as informações e o link do Red Bull Park. E vamos torcer para que o projeto de Vinhedo seja bem sucedido.
    Abs, Marcos

  17. Grande marcos,

    Sei que você tem informações e é bem esclarecido em relação a Red Bull.
    Vc trabalha na Red Bull ou ja trabalhou…

    Tem alguma ligação com a empresa.

    Seja bem-vindo JST!
    O que será que está acontecendo com este post, que está atraindo tantas siglas?😉
    Infelizmente não tenho nenhuma ligação com a Red Bull. Até trabalharia lá um dia… Quem sabe?
    Escrevi sobre o assunto em 20/02, quando a FPF divulgou a tabela da Segundona e eu vi que o Red Bull Brasil disputaria a competição.
    Volte mais vezes!
    Abs, Marcos

  18. Gostaria de saber a relação entre a red bull e o clube botafogo do rio de janeiro

    Seja bem-vindo Santos!

    Por enquanto não existe nenhuma relação.
    Pelo menos oficialmente…

    Comenta-se, no entanto, que a Red Bull poderia adquirir o naming rights do Engenhão.
    Eu pessoalmente não acredito.

    Volte sempre!

    Abs,
    Marcos Silveira

  19. gostaria de saber se há alguma informação sobre a comissão tecnica do red bull na segundona?

    Seja bem-vindo Carlos!

    A Red Bull deve divulgar mais detalhes da nova equipe no fim deste mês (abril) ou começo do outro.

    Volte mais vezes!

    Abs,
    Marcos Silveira

  20. Segue o novo lançamento da Red Bull….

    http://reverbeffects.wordpress.com/2008/03/27/novo-red-bull-cola/

    Será que termos um time com esse nome…..

    Olá JST, obrigado pelo link!

    Não duvido que o novo produto da Red Bull vire nome de time, estádio, equipe ou modalidade.
    Vai depender da estratégia de lançamento da empresa.

    Você já viu o novo post, sobre a estréia do Red Bull Brasil?

    Deixa um comentário lá:
    https://futebolnegocio.wordpress.com/2008/04/21/red-bull-brasil-estreia-veja-os-gols/

    Abs,
    Marcos Silveira

  21. Sou um amante do energetico Red Bull
    Vou representa o Red Bull BRASIL aqui no PARÁ
    pela copa Rio x São Paulo de futebol de mesa que vai ser organizada por uma associação local.
    Gostaria muito de ganha a camisa do Red Bull BRASIL se for possivel.

    Mais informação sobre a copa e no site
    http://www.futeboldemesanews.com.br

    Seja bem-vindo David!

    O blog não tem nenhuma ligação com a Red Bull e infelizmente não tem como atender o seu pedido.

    E para evitar qualquer transtorno vou tirar os seus dados pessoais do comentário.

    Participe sempre!

    Abs,
    Marcos Silveira

  22. olá td bem..havera algum teste para o time do red bull

  23. Acho que uma coisa é o marketing que atrai uma marca criar um time nos seus primeiros anos de exsitência.

    Quando jogarem “Red Bull x Palmeiras” o que se verá é uma grande parcela de possíveis consumidores da marca gritando : “Ei Redbull.. vá tomate crú”.

    A ligação dos clubes de Futebol tem no máximo 3 origens:
    – Time da região de onde nasceu o torcedor
    – É o time que a familia ja torce
    – Time grande impulsionado pela midia.

    Só vejo sucesso nessa ação se a Red Bull conseguir fazer com que uma parcela que nunca gostou de futebol começe a gostar e se identifique com “baladas” por exemplo.

    Oi Mauricio, obrigado pelo comentário!

    Ninguém falou que vai ser fácil para o Red Bull Brasil conquistar torcedores.
    Mas o novo clube tem tudo para conseguir se fizer um bom planejamento estratégico e souber cativar os habitantes da região de Campinas.
    Um exemplo de que isso é possível é o Legião FC, time do Distrito Federal que foi criado em homenagem à banda de Renato Russo. Sugiro a leitura de dois posts sobre a equipe.

    https://futebolnegocio.wordpress.com/2008/02/19/legiao-fc-a-classe-media-e-o-futebol/

    https://futebolnegocio.wordpress.com/2008/03/20/ligado-no-torcedor/

    Abs,
    Marcos Silveira

  24. Venho informar que a Red Bull brasil não vai comprar nenhum estadio e sim contruir em vinhedos até 2014 que acontecerá a copa do mundo e onde tembem será construido o maior centro de treinamento de futebol do brasil.
    O estadio no USA ja esta sendo contruido no valor de USS$ 145.0000,000 de dolares.
    http://www.redbullpark.com/ entre e veja o projeto e esse será como base para o do Brasil.
    A Red Bull vem para ser referência em futebol no brasil com formação de base no seu CT innvestindo na garotada… pagando salarios e estudos.
    Ela nâo patrocina e é dona Red Bull racing, Red Bull toro rosso e Red Bull racing stock car e outros varios projetos com o Red Bull AIR RACING realizado no brasil que atraiu o maior pulblico de 1.00000 de pessoas na praia do botafogo.
    Ela veio para ficar e fazer o que ninguem jamais fez o investiu.
    E como furo a Red Bull está lançando na europa o Red Bull COLA que vai uma revolução em refrigerentes. aguardem…..

  25. O estadio da Red Bull já esta aprovado, será em Vinhedo, um lindo estádio nos moldes europeus, praça de alimentação, estacionamento próprio, lojas, etc…. O time de futebol da Red Bull da Austria é tri-campeão austríaco. O projeto do time brasileiro é de estar na 1a divisão do paulista, copa do brasil e 2a do brasileirao em 2014. Novos torcedores, quem tem alguma dúvida vá oa estadio Moises Lucarelli, estádio “casa” da Red Bull até o Red Bull Park Brasil estiver pronto, e verá uma bela torcida com bateria e tudo mais, acho até maior que de muito time da 1a divisão. Fora que a mulherada que tem na torcida já vale a pena eu dividir com a torcida do meu time do coração o tricolor de SP . Quem gosta de futebol, e acompanhar desde o começo esse time , ira ter um novo time do coração como eu !!!! Vamo Red Bull, Vamo Red Bull, Vamos ser campeão !!! rss

  26. o problema é que a globo vai começar a chamar o red bull de itaim, e todos sabemos que a reb bull só que o patrocinio e ter o nome divulgado nessa nova inpreitada, o meu medo é que depois de ver que a TV nao esta usando seu nome eles acabem com o clube, como esta acontecendo com os clubes de volei… parabens a globo e mais uma de suas burradas, desincentivando o esporte brasileiro.

  27. Ola, ja ficou definido onde e quando sera construido o estadio?

  28. Não havera peneira??
    Já treinei no gol, mas jogo na zaga(mais defensivo)

    Sou de Valinhos-SP do lado.
    Valinhos não tem mais time ¬¬

  29. Meu Deus quantos corneteiros por aqui, devemos estimular a iniciativa da Red Bull e não critica-la.

    Otras empresas poderiam se espelhar em vocês da Red Bull, não liguem para essa maioria de palpiteiros que torcem contra, vão em frente, saibam que existe alguns que torcem pelo sucesso do projeto…

    Esses que falam mal devem ser corinthianos frustasdos porque nem estádio tem, ou são paulinos que são taxados de ”bambis”, ou mesmo os palmeirenses que não um dos melhores times dos grandes, deixo bem claro que torço para estes tres clubes, ou seja, torço para o futebol em geral.

    BOA SORTE EQUIPE RED BULL.

  30. oiii quero faser parte dese time

  31. oiii quero faser arte do time
    jogo na zaga direita
    já joguei no são josé e no cruzeiro
    moro em porto alegre
    telefone pra contato.32081746

    obrigado

  32. Amigos,

    Para que não haja dúvida, o blog Futebol & Negócio NÃO tem nenhuma relação com a Red Bull ou com o time Red Bull Brasil.
    Este artigo aborda a iniciativa da empresa de energéticos apenas como um case de Marketing.

    Abs,
    Marcos Silveira

  33. Porfavor augum olheiro gosto muito de jogar bola jogo mas no ataque e na zaga queria dar orgulho a meu pai queria uma oportunidade de entao obg

  34. Excelente artigo, precisamos de pessoas assim que falem mesmo. Para quem gosta de discussões sobre futebol pode acessar o http://www.futebolforum.tk

  35. Meu nome é Edilmar de oliveira, como vai os senhores?

    Bem, adoro as empresas que revertem parte dos seus lucros para promover e contribuir com o desenvolvimento dos esportes.
    Nesse ponto a Redbull é fantástica, consegue com apenas um produto, chamar a atenção de todos os níveis de consumidores. gostaria muito de saber se a empresa, através de seu departamento de marketing, não se interessaria em ajudar o futebol patrocinando uma mídia impressa que dedica sua páginas exclusivamente para as divisões de base.
    O nome da revista é BASEDOPRO, e pode ser vista no facebook como FACEBOOK.COM/EDILMAR DE OLIVEIRA.
    Muito obrigado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: