Publicado por: Maurício Bardella | 19/fevereiro/2008

Legião F.C. – a classe média e o futebol

Li ontem matéria interessante no jornal “O Estado de São Paulo”, escrita pelo repórter Daniel Akstein Batista. Essa matéria fala sobre um clube que, confesso, eu não conhecia. Trata-se do Legião F.C., que no momento ocupa a vice-liderança do campeonato brasiliense de futebol.

Esse clube nasceu em 2001 como um projeto social e tornou-se profissional apenas em 2006. O nome do clube é uma homenagem à banda Legião Urbana, do quase mitológico Renato Russo, e conta com o apoio entusiasmado da mãe deste.  Mas até aí, qual a novidade? Bem, alguns pontos chamaram minha atenção e me levaram a visitar o site do clube ( www.legiaofc.com.br ).

Jogo do Legião F.C.

Mas vamos começar pela matéria do jornal. Li que na partida desse domingo o time levou 2.000 pessoas ao estádio – o que é mais que a média, por exemplo, de São Caetano, Ituano, Juventus e muitos outros clubes paulistas. A grande maioria desses torcedores é convidada das cerca de 50 empresas que se associaram ao clube pagando seis cotas por ano nos valores de R$1.800,00 ou R$2.400,00, valores que em conjunto com os dois patrocinadores de camisa viabilizam a folha de pagamento de R$ 120.000,00 mensais.  

Os torcedores convidados sentam-se em camarotes e recebem um nível de serviços muito superior ao padrão dos espetáculos futebolísticos brasileiros. A partida é tratada como um evento de fato, considerando desde a venda de ingressos e a entrada no estádio aos monitores e seguranças, tudo embalado pela trilha sonora que volta e meia é acionada antes e durante a partida – óbviamente baseada nas músicas do Legião Urbana. 

A identidade do clube com um grupo brasileiro de rock que marcou uma geração já sinaliza o público-alvo: a classe média-alta de Brasília, cidade que foi o berço da banda e que teve no Legião Urbana, desde os anos 80, o grande expoente do que foi a primeira geração de jovens da capital brasileira. Essa classe média-alta faz de Brasília uma cidade com um alto poder de consumo e o posicionamento estratégico do Legião F.C. mostra que o futebol não tem que ser necessária e exclusivamente dirigido para o que se convencionou chamar de “povão”. 

Detalhe da torcida do Legião

Detalhe da torcida do Legião F.C. em foto do site

O foco na classe média-alta é explicitamente citado no site do Legião F.C., no qual se pode conhecer uma estrutura de negócios diferente. Para começar, há disponível para download uma apresentação do clube que é denominada “Caderno de Marketing”, fornecendo detalhes da história, atividades ligadas à responsabilidade social e mostrando de maneira genérica a estratégia de marketing do Legião. 

Não conheço o projeto a ponto de exaltá-lo como uma revolução e nem conheço os detalhes dessa estória, que pode ter algum viés que nos surpreenda negativamente, mas a princípio achei muito interessante especialmente por trazer algo novo para o cenário de nosso futebol e por mostrar que existe gente aplicando noções mercadológicas na gestão de um clube profissional.

Tenho cautela, entretanto, porque o crescimento do clube ainda pode estar em grande parte ligado a seu sucesso esportivo, já que desde sua profissionalização em 2006 o Legião ascendeu da terceira divisão local para a principal divisão do futebol brasiliense. Em todo caso creio que vale a pena conhecer esse projeto que nasceu com um posicionamento estratégico definido, que realiza ações consistentes para se comunicar com seu target e que, a princípio, não tem o foco principal direcionado para a venda de atletas.

Aqui está o link para a matéria do “Estadão”:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080218/not_imp126307,0.php

Anúncios

Responses

  1. Maurício, por mais que estivesse no Estadão, você é mesmo um grande “fuçador”, no melhor sentido da palavra….a proposta do Legião F.C. pode parecer pitoresca, curiosa e incomum , sisudez vinda dos nossos estudos de negócios do esporte à parte, eu adorei !!!

    O clube tem um site ótimo, uma lojinha virtual completa, um programa sócio torcedor bem feito e um caderno de marketing com alguns dados sem grande profundidade, mas melhor que muitos por aí.

    Quanto ao seu público, me lembrei na hora do St. Pauli, de Hamburgo, Alemanha, que caiu no gosto do público “kult” pela proximidade da Reeperbahn, a zona boêmia da cidade, pode não ser a melhor associação, mas enfim, coisa de nicho.

    As mensagens que vem do Legião são interessantes : LET’S HAVE FUN (and make some cash with it).

    No nosso próximo encontro irei com a camisa do Legião, é um desafio.

    Robert, legal que você gostou da proposta do Legião F.C., da mesma maneira que eu gostei. Isso mostra que se a gente procurar bem acaba achando alguma coisa positiva em meio à pasmaceira que impera no marketing esportivo do nosso país, especialmente no nosso anacrônico futebol.
    Agora, o mérito de fuçar é do repórter do Estadão e do pessoal da Globo que, como disse o Marcos no comentário abaixo, já tinha feito matérias sobre o clube.
    Vamos visitar a lojinha e comprar a camisa do Legião. Boa idéia.
    Abraço.

  2. Excelente post, Mauricio!
    Eu já conhecia o Legião FC desde o ano passado, por conta de uma reportagem no Esporte Espetacular quando eles conseguiram o acesso para a 1ª divisão.
    Este ano uma nova matéria entrou no Globo Esporte, em 21/01, quando o time era líder do Campeonato Brasiliense.
    Nesse dia eu até pensei em escrever sobre isso, mas acabou passando. Ainda bem que você “fuçou”, como diz o Robert, e nos trouxe esse grande exemplo.
    Procurei no Globoesporte.com, mas só encontrei a reportagem mais recente (do GE) no arquivo.
    Aí vai o link: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM779229-7824-LEGIAO+LIDERA+O+CAMPEONATO+BRASILIENSE,00.html
    Vale a pena conferir!
    Abs, Marcos

    Marcos, a proposta do Legião tem vários pontos similares ao que havíamos imaginado como estratégia para um dos novos clubes paulistas, não acha? Especialmente quanto ao público-alvo e ações durante as partidas.

    Um abraço.

  3. Fala Maurício !!!
    Não vou entrar nos méritos do marketing, pois sou apenas um torcedor apaixonado pelo futebol em geral, mas te digo uma coisa: Brasília é uma cidade carente de futebol.

    Sou carioca, e morei em Brasília por cinco anos, gostei muito da cidade, tem muitos atrativos econômicos e culturais, mas esta carência futebolística é clara, basta você dar umas voltinhas pelos bares da capital nos dias de jogos, todos lotados de torcedores dos mais variados clubes acompanhando os jogos da TV.

    Fui a jogos do Flamengo e do Brasiliense, sempre cheios, e notei que a cidade é território fértil para a criação de um novo clube. O Brasiliense tem a antipatia de seu mandatário, Luiz Estevão, e manda seus jogos em Taguatinga (25Km da capital), e o Gama manda seus jogos a quase 40Km da capital.

    Caso o Legião cresça esportivamente, acompanhado do marketing, terá um grande público em Brasília.

    Grande abraço!!!!

    Jorge, legal seu comentário. Por mais que todo mundo continue a torcer para o Flamengo, Vasco, Corinthians, enfim para os grandes clubes do Brasil, penso que há espaço para dividir os corações do público da capital e levá-lo a adotar um novo clube próximo, cujos jogos pode-se assistir quando quiser. É, talvez, a estratégia de ser um segundo time de coração; o importante é que o torcedor vai consumir mesmo os jogos desse segundo time local, indo ao estádio, comprando a camisa e outros itens, em razão da proximidade.

    Um abraço e até a próxima.

    Mauricio Bardella

  4. Legal o comentário do Jorge; creio que o exemplo do Legião é interessante por dois aspectos; um plano estratégico de mercado não precisa ser gigantesco pra ser bom, quem abre um empório não terá o público de um hipermercado, mas pode ter um retorno ótimo. quando apresentamos possibilidades de marketing pra gente de clubes menores a resposta é de que “isso é coisa de clube grande”, o exemplo do Legião vem na direção oposta, não acham ? As ações tem que ser medidas pelo mercado potencial atingido, não em números absolutos.

  5. Legiãoooooo! Legiãoooo!
    Esse vai ser o lube de Brasília futuramente! Nos aguardem na 1ª divisão!

  6. oprtunidade para jogar futebol

  7. SOU DIRETOR AK EM CAMAÇARI NA BAHIA E TENHO UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL PROXIMO AO ESTADIO ARMANDO OLIVEIRA..
    PRECISO FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA…
    SOU AK TANBEM LOCOUTOR ESPORTIVO FAÇO SERVIÇOS AK PRA ALGUMAS RADIOS AK NA CIDADE E TV CANAL FEICHADO..

    QUERO FAZER PARTE PRA CONSEGUIR COLOCAR ALGUNS JOGADORES POR AI…
    TENHO AK..
    JOGADORES EM DESTAQUE COMO RONEI ANO 93 POSIÇÃO MEIA ATACANTE 1,76 E CLEBER VOLANTE CATEGORIA 93 1,76 E VEM REALMENTE SE REVELANDO EM MUITAS COMPETIÇÕES AK NA CIDADE E NO ESTADO.
    FEZ PARTE DAS COMPETIÇOES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

    ESTAVA NO ESPORTE CLUBE BAHIA MAIS NAO TEVE COMO FICAR EM VIRTUDE DE SEUS PAIS TA EM UMA OUTRA CIDADE MAIS AGORA SEI QUE VAI CONC VESTIR UMA CAMISA DE UM TIME SERIO E CAPAZ DE FAZER UM POUCO MAIS POR ELES…
    MUITOS OBRIGADO

    MEU MSN É SOCIALNOVOTEMPOBRASIL@HOTMAIL.COM.BR

  8. POR FAVOR NOS AJUDE ….
    O MEU EMAIL É SOCIALNOVOTEMPO@YAHOO.COM.BR
    ORKUT
    SNTTRICOLLORDOVERDE@YAHOO.COM.BR

    ENDEREÇO RUA ATALAIA QUADRA 5 LOTE 9 VERDES HORIZONTES CAMAÇARI – BAHIA

    PROX AO ESTADIO ARMANDO OLIVEIRA
    COMO CHEGAR
    324
    VIA PARAFUSO….
    HA 40 KM DE SALVADOR

  9. olá legião bom dia.gostaria de saber sobre escolinha de futebol,tenho um filho de 13 anos e mais dois garotos tanbem de 13 anos. gostaria de matricular eles no LEGIÃO F.C obrigado espero um resporta.

  10. gostaria de comprar a camisa oficial do legiao futebol club

  11. sou jogador mai tever um bloblema com migo mesmo eu desanimei depois de um empresario mim emrola ??
    mais todo mundo estão mim emsentevano a vouta ;; e grasa a deus eu vou vouta mais presizo de ajuda para ser torna um grande jogado ??
    eu ja joquei em muitos clube como o brasilinser e vitoria da bahia e Leonico da BA e a portuquesa carioca e o anapolis de goiania ?? porfafor mim ajuda a vouta a joga de novo ??
    minha posisão e atacante e tambem jogo como lateral de reito ??
    eu tou em são paulo tou noteme aqui jogando a copa caize e sou artehleiro do meu teme e do capeonato o nome do teme aqui e imdependente ??
    muito obrigado fica com deus ta ??
    manda recado pelo meu orkut e eser ai baiano.10@hotmail.com ou meu msn que e baiano.89@hotmail.com valeu abração …

  12. eu gostaria de saber se tem vargas,para ser goleiro!!!!eu tenho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: