Publicado por: Marcos Silveira | 10/março/2009

F&News: Museu em Metrô reúne dirigentes paulistas

Conhecer um pouco mais da história dos cinco principais clubes paulistas enquanto se utiliza o Metrô de São Paulo. Essa é a ideia do projeto “Encontros”, apresentado nesta terça-feira (10/03) durante uma reunião que juntou dirigentes de Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Santos na Secretaria do Estado de Transportes Metropolitanos.

Antes de explicar melhor como vai funcionar o projeto, repare (na foto abaixo) que o projeto “Encontros” já promoveu o primeiro encontro. Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, e Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, sentaram lado a lado durante a reunião.

Juvenal e Andrés sentaram lado a lado (foto: Jair Pires - site oficial do SPFC)

Juvenal e Andrés lado a lado (foto: Jair Pires - site oficial do SPFC)

Pode não significar nada, mas fiz questão de incluir a imagem aqui porque torço para que os mandatários dos dois clubes voltem a ter uma boa relação, deixando pra trás os desentendimentos do clássico no Morumbi. Garanto que juntos eles tem muito mais a ganhar.

E agora sim, vamos falar sobre o conceito do projeto “Encontros”. Resumidamente ele consiste na criação de museus temáticos de cada time dentro da estação que leva o nome do clube em questão. Para facilitar, reproduzo um trecho do site do Governo do Estado de São Paulo:

As estações batizadas com os nomes dos times (Palmeiras-Barra Funda, Santos-Imigrantes, Corinthians-Itaquera, São Paulo-Butantã e Portuguesa-Tietê) terão três grandes espaços. Um deles contará a história oficial chancelada pelos próprios clubes. Outro trará os troféus com a fotografia do time-base que os conquistou. O terceiro espaço será o chamado ‘Hall da Fama’, que imortalizará os jogadores.

Para não fazer injustiça com jogadores antigos, segundo o secretário José Luiz Portella, a eleição desses atletas ficará a cargo dos clubes, a fim de dar um caráter oficial à escolha. “Teremos o melhor jogador até a década de 1950, depois de 51 a 70, de 70 a 90 e de 90 a 2009. A cada 20 anos, o Metrô acrescentará alguém na história. Quem vai conduzir o processo é o clube, ouvindo a torcida”.

O museu do São Paulo será instalado provisoriamente na Estação Butantã do Metrô, a ser entregue em 2010. Em 2012, já em caráter definitivo, ficará na futura Estação São Paulo-Morumbi, na linha 4 do Metrô.

Projeto agradou os dirigentes presentes (foto: site oficial do SPFC)

Projeto agradou os dirigentes presentes (foto: site oficial do SPFC)

O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, e o diretor do Santos, Alex Fernandes, também participaram da reunião. Todos aprovaram e elogiaram a ideia. O objetivo é que a transformação das estações comece no segundo semestre deste ano.

Pessoalmente gostei do projeto. Espero que realmente saia do papel em breve e sirva para aproximar cada vez mais o cidadão do futebol, por meio do resgate de ídolos e glórias do passado.

About these ads

Responses

  1. O fato desse projeto ser no metrô, onde passam milhares de paulistanos, vai aproximar o cidadão da capital de São Paulo com a história do seu time, algo que acho excelente.

    Entretanto, uma medida dessas num aeroporto internacional faria com que muitas turistas possam ter acesso a história dos grandes clubes brasileiros, tornando-se assim potenciais consumidores, e com bastante dinheiro para gastar.

    Abraços

  2. Concordo com o meu xará acima. Não raro, nas salas de espera dos aeroportos há jogos de equipes europeias sendo transmitidos. Acredito que o futebol clubístico deveria ser melhor explorado nos aeroportos internacionais e um museu, ainda que itinerante, seria uma grande ideia.

  3. Legal, Marcos. Bom destaque para a foto.

  4. Ótimos comentários dos dois Gustavos e do Jota Lima.

    Assino embaixo de um projeto similar nos Aeroportos. Atenção Infraero! ;-)

    No mínimo os clubes deveriam montar lojas para vender produtos aos turistas.

    Abs,
    Marcos Silveira

  5. Oi Marcos!

    Gostei do tema.
    Mas não concordo quanto aos dirigentes citados, vc sabe!

    Beijos

  6. Acho interessante a idéia do projeto, outros deveriam surgir. Porém, tenho receio do que possa ocorrer, tendo em vista o perfil do torcedor paulistano que comparece aos estádios, e normalmente frequentam o metrô (não são todos, claro). Não fico otimista se houver um clássico Corinthians e São Paulo no Morumbi, com vitória são paulina, com a idéia de torcedores corinthianos encontrarem um museu tricolor na futura estação São Paulo – Morumbi, por exemplo.

    A idéia relacionada aos aeroportos, citada acima, mostra um exemplo do que eu tentava buscar lendo a reportagem. Está na hora dos clubes darem espaços para todo tipo de torcedor. É muito legal ter o “bando de louco” gritando 90 minutos, mas existem outros perfis de torcedores que se afastam do futebol por falta de condições e tratamentos dos quais teriam direito. Antes de tentar trazer esses torcedores de outro nível social (aeroportos) para o futebol, é preciso dar condições e tornar o espetáculo atrativo para eles também.

  7. Marcos, olha a provocação que veio de um aluno meu ontém em aula…..e o JUVENTUS ?

    Não caberia uma ação na Bresser-Moóca ?

    Abraços,

    Robert


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: